A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AD2 - Imagem e Educacao - 2020 2 (1) Enviar

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nome: 
	Pólo: 
	Matrícula: 
	Disciplina: Imagem e Educação
SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 – 2020.2 DISCIPLINA: IMAGEM E EDUCAÇÃO
Coordenação: GILMAR OLIVEIRA
Professoras Mediadoras: Adriana Assumpção, Fernanda Mello e Sandra Rocha
Caro (a) aluno (a):
Esta é a sua segunda Avaliação a Distância (AD2) -	Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar seis (6) questões nesta prova;
· Leia atentamente todas as questões;
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· Envie sua prova respondida em formato pdf.
Você tem até às 11h59 do dia 12 de novembro para postar sua prova em formato pdf.
Boa prova!!!
Boa prova!!!
Questão 1 – (1,5 pontos ) De acordo com Philippe Dubois, a história da fotografia apresenta três grandes fases que se distinguem em relação ao modo como a percebemos e como a utilizamos,
1. A fotografia como espelho do real:
2. A fotografia como transformação do real:
3. A fotografia como traço do real:
Busque na internet e apresente aqui pelo menos duas imagens para cada item acima, no sentido de exemplificar cada uma destas fases. Justifique as suas escolhas como quem apresenta para estudantes em sala de aula.
Questão 2 - (3 pontos) – Dizemos, em nosso material didático que as imagens são representações, não abstratas, mas concretas, de um evento presente; expressões de valores e sentimentos de uma dada sociedade e/ou indivı́duo. A cada ato registrado, uma história pode ser recuperada e pode ser capaz de representar valores, tradições, afetos e desafetos e, ainda, ser um elemento de legitimação e de identidade de um determinado grupo: famı́lia, escola, os trabalhadores etc. Nesse sentido, a memória tem uma importante função de manter coeso determinado grupo. A partir de determinadas reconstruções que possamos fazer, por meio das lembranças recuperadas por meio das imagens fotográficas que até então estavam esquecidas ou sem significado, novas vivências podem ser acionadas e revalorizadas.
Preste atenção ao texto abaixo
“Em 1995, a Secretaria de Saúde do Estado de New York, desativou o Sanatório Mental de Willard, em Syracuse. um edifício de arquitetura vitoriana que abriu suas portas em 1893. Antes de concluir o fechamento, o funcionário Bev Courtwright, foi incumbido de fazer uma vistoria para determinar o que poderia ser recuperado (antiguidades, mobília, etc.). Ao executá-la o funcionário abriu a porta de um dos sótãos e descobriu um tesouro: uma coleção de mais de 400 malas (429, mais precisamente) com pertences de antigos pacientes da instituição, datando de 1910 até fins dos nos 1960”.
Fonte; https://jornalggn.com.br/fotografia/como-se-constroi-uma-narrativa-fotografica/ .
Agora acesso o site acima e veja como nos é apresentada a ideia de “Como se constrói uma Narrativa Fotográfica”.
Em seguida, você deve pegar objetos da sua própria casa e fazer uma narrativa com fotografias. Use o celular para isso, caso não tenha câmera fotográfica.
Questão 4 – (2 pontos) - Busque na internet uma tirinha ou historia em quadrinhos, em seguida apresente uma forma de trabalhar didaticamente com ela em sala de aula com estudantes de quarto ano do Ensino Fundamental. Identifique na sua propostas em que disciplina vai usar o material, os objetivos a serem alcançados e quais outros possíveis desdobramentos para aulas seguintes a partir do material que você escolheu
5 – (2 pontos) - A nossa aula 26 apresenta uma proposta de fazer NARRATIVAS COM IMAGENS E APOIO TEXTUAL: A FOTONOVELA. Vá a esta aula, faça a atividade como se você fosse um dos estudantes da turma e apresente o resultado aqui.
Questão 6 – (1,5 pontos) – Em nosso curso, já apresentamos alguns tópicos relacionados à linguagem cinematográfica, cuja compreensão mı́nima é necessária a qualquer empreendimento que tome o texto fı́lmico como objeto de uma atividade. Desse modo, consideramos que você já reúne as condições necessárias para elaborar, de forma consistente, atividades que envolvam filmes, tendo em vista o desenvolvimento de conteúdos e temas transversais.
Escolha um tema de interesse educacional e nos apresente uma proposta de atividade utilizando um filme. Para que possamos acessar o vídeo escolhido por você transcreva o link de onde ele está hospedado. Não esqueça de justificar sua escolha e apresentar os objetivos que deseja alcançar.
Escolha do filme – Ao identificar o texto fı́lmico adequado ao tipo de trabalho que pretende desenvolver, considere a faixa etária dos seus alunos e os elementos da linguagem adequados à série. Algumas fontes podem ser úteis: a sua memória acerca de filmes a que assistiu e que identificou como viáveis a um trabalho didático; colegas que conhecem algum filme ou fazendo pesquisa na internet através de um tema escolhido.
Tema daatividade: 
Turma:
Objetivos a serem alcançados: Desenvolvimento da atividade: Link para acesso ao filme:
 Questão 1
A fotografia como espelho do real:
A fotofograffia como espelho do real é ela é entendida como a perfeita imitação da realidade.
	A fotografia como transformação do real:
 
 A fotografia não é mais percebida como um espelho do real. O seu significado é realizado a partir das 
 questões da cultura e sociedade.
	
 
 A fotografia como traço do real:
A fotografia é um indicio do objeto fotografado. A foto se refere a um valor particular. Nela não se pode ter todas as percepções sobre objeto fotografado.
 Questão 2 
Questão 3 
Disciplina: 
Ciências, Geografia e Língua Portuguesa.
Conteúdo:
 A água.
Obsjetivos :
Conceituar água potável e água poluida.
Conhecer os efeitos e consequencias da poluição da água.
Reconhcer a importância dos rios e mares e suas utilidades para o ser humano.
Descrever a importâmcia da água para os seres vivos.
Desenvolvimento;
Ciências:
Dividir a turma em grupo e discutir sobre a imagem. 
Pedir que descrevam o que provaca a poluição dos rios e mares.
Geografia:
Fazer uma maquete de uma estação de tratamento de água.
Língua Portuguesa:
Fazer um resumo sobre todas as conclusões e conversas dos debates e conversas.
Questão 4
 A fotonovela uma narrativa muito antiga e que me lembro de ser muito divertida, pois gostava muito, tinha até coleção.
 A página acima possui uma imagem central e mais oito quadros.
É a cena de casal que conversa a promoção que o esposo recebeu. Ele relata a ela como recebeu a notívia de sua chefe e que quase desmaiou . Com isso os dois comemoram, resolvem fazer um brinde, porém será com vinho branco, pois ainda não têm dinheiro para comprar uma champanhe. Assim os dois celebram e brindam na esperaça de uma vida serena e feliz a partir de seu novo emprego.
Atividade:
Dividir a turma em grupos, em seguida distribuir as imagens das fotonovelas, pedir que contem a história a partir das imagens, que contem o que acha que esta acontecendo. Depois pedir que anotem os diálogos propostos para criar uma fotonovela.
Questão 5
 Filme: Bambi 
Bambi é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1942 e baseado no romance Bambi, A Life in the Woods do austríaco Felix Salten.
Foi lançado nos cinemas em 13 de agosto de 1942. O personagem principal é o cervo Bambi que vive em uma floresta com sua mãe e seus amigos animais. Bambi passa a viver só quando sua mãe é morta por caçadores.
Sinopise 
A história passa-se numa floresta, nas montanhas da província de Colúmbia Britânica, onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta" pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer, Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo.
Ao longo da história, Bambi

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.