Buscar

Processo de fenação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de fenação 
Segundo Cândido et alt “O feno pode ser definido como a forragem que sofreu processo de desidratação até atingir o teor de umidade que permite se manter estável nas condições ambientais”. A produção de feno vai ser grande auxiliar na alimentação animal em períodos de secas,dessa maneira, a técnica se resume na conservação do valor nutritivo da forragem através da sua rápida desidratação sendo diretamente dependente da qualidade da forragem escolhida, do local de armazenamento e por vezes suas condições climáticas.
Suas principais vantagens são, possibilidade de armazenar o material a longo tempo com baixo decréscimo nutritivo, capacidade de ser produzido manualmente, além de, abranger grande variedade de forrageiras.
Dentre as forrageiras mais indicadas para a fenação as gramíneas tropicais são as menos indicadas devido a necessidade nutricional dos animais, as mesmas, não apresentam máxima exigência estabelecida pela nutrição. Porém forrageiras como o capim-elefante, tanzânia, mombaça, aruana, colonião e o tifton-85 se desenvolvidas e solos de boa fertilidade podem apresentar uma qualidade aceitável. As mais indicadas são capim-rhodes, estrela africana, pangola, buffel, e os braquiárias.
O processo de fenação didaticamente pode ser dividido em três partes: Sendo a primeira o corte da forragem que deve ser feito no período chuvoso, onde as forrageiras apresentam maior teor nutritivo,assim, apesar de parecer um processo simples é nessa etapa que a qualidade do feno será definida, cortes de forrageiras com bom teor nutricional significa feno com alta qualidade, cada forrageira apresenta um período patente de desempenho de nutriente. O conteúdo sendo ele manual ou mecânico deve ser feito preferencialmente nas primeiras horas da manhã, para auxiliar o processo de secagem da forrageira .
A segunda etapa do processo de fenação é a secagem, que consiste na retirada de água do produto do corte de acordo com Candida o clima mais indicado é ‘dias ensolarados, pouca nebulosidade, baixa umidade relativa do ar, ocorrência de ventos e temperaturas elevadas” dentro do processo de secagem temos três fases sendo a primeira o espalhamento do forrageira no campo é uma fase rápida cujo o principal objetivo é a perda de água em rápida escala através dos estômatos, a segunda etapa é mais lenta e consiste no fechamento do estômatos das plantas assim perda de água ocorre via cutícula foliar e por último temos a fase mais delicada e suscetível ao clima a perda de água vai ser garantida pela plasmólise celular e posteriormente a isso a forrageira vai atingir cerca de 15 a 20% de que é o ponto ideal do feno. Se o clima apresentar boas condições esse processo irá se finalizar entre 2 a 3 dias.
A última etapa no processo de fenação consiste no armazenamento devendo ser colocado em locais livres de umidade, podendo ser armazenado no sistema de medas, na forma de fardos ou em sacos.
Em comparação com a silagem o feno apresenta as vantagens de maior maior número de formas de armazenamento, facilidade no transporte transporte, conduto apresenta baixa densidade. Para obtermos um bom feno deve-se olhar a relação de folha/haste na hora do corte, visto que, a idade da planta na hora do corte é uma dos fatores que influencia diretamente o valor nutritivo juntamente com a fertilidade do solo, espécie da forrageira, situação climática e local de armazenamento.
Um bom feno apresenta coloração esverdeada, cheiro agradável, ausência de mofos e existência de impurezas, com estas apresentações o feno se apresenta como uma ótima opção para nutrição animal e quando bem planejado o processo apresenta custos reduzidos.

Continue navegando