Buscar

Raspagem laboratorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Laboratório – Raspagem
Aula 1 – Periodontia 1
Instrumentais
· Sonda milimetrada
O que é: É o instrumental que contém marcações de milímetro em milímetro. Os três primeiros milímetros são marcações pequenas, e após vem uma marcação maior (faixa mais escura), na qual o começo dessa marcação maior marca 4 milímetros e o seu final marca 5 milímetros. Depois dessa faixa grossa preta vem mais três marcações menores. E assim sucessivamente até os 15 milímetros. 
Como utilizar: Utilizamos essa sonda para medir a bolsa periodontal, o nível clínico de inserção, analisar a anatomia radicular e o depósito de cálculo subgengival A sonda milimetrada é inserida entre a gengiva e o dente (90 graus ao plano oclusal), até o momento que encontrar retenção. Então, a profundidade de bolsa periodontal a sondagem é onde conseguimos ver a última marcação.Figura 1 - Sonda milimetrada
· Espelho bucal número 5
O que é: É um espelho com cabo que ajudará na visualização de regiões de difícil acesso. O espelho duplo é uma opção quando se deseja afastar a mucosa jugal do paciente e ao mesmo tempo continuar tendo visualização da arcada. 
· Limas periodontais
O que são: São instrumentais para realizar a raspagem em regiões de difícil acesso 
Figura 2 - Lima periodontal 3-7 (Dica: observe a ponta ativa mais redonda)
Figura 3 - Lima periodontal 5-11 (Dica: observe que nessa a ponta ativa é mais reta)
· A função de cada uma é elucidada no tópico abaixo de “demonstração da raspagem no manequim”.
· Curetas 
As curetas são divididas em duas categorias: Gracey e MCCall. (a função de cada uma é elucidada no tópico de demonstração da raspagem no manequim)
1. Cureta Gracey: São usadas para raspagem supragengival e subgengival. Tem ponta arredondada, ou seja, não são afiadas e não cortam. Nós iremos ter as seguintes numerações dessa cureta: 1-2, 7-8, 11-12 e 13-14. Um lado dela é arredondado (lado brilhoso) e o outro lado dessa cureta é cortante (lado com ranhuras).
2. Cureta MCCall: São usada apenas para raspagem supragengival por ter face cortante em ambos os lados. Existe dois tipos de cureta MCCall, uma para dentes anteriores (13-14) e outra para dentes posteriores (17-18). Diferentemente das curetas Gracey as curetas MCCall possuem uma ponta cortante e afiada. Ela corta dos dois lados, ambos lados tem corte nessa cureta.
Demonstração da raspagem no manequim 
Devido ao PLE, tente realizar a postura correta, mantendo o calcanhar no chão e o joelho em 90 graus. Deve-se segurar a cureta como se estivesse segurando uma caneta esticando o dedo médio, e antes temos que identificar o bordo cortante (com ranhuras e fosco). O manequim não deve estar com a boca aberta demais, pois nenhum paciente tem tanta abertura bucal. Logo, como em casa não terá a haste, deve-se segurar a boca do manequim e realizar os movimentos de raspagem. Vale salientar que o movimento de raspagem não é de dedo e nem de punho, mas sim de braço.
· Limas:
A lima 3-7 serve para a raspagem de faces livres e subgengival de pré-molares. E a lima 5-11 serve para a raspagem de faces interproximais e regiões de furca.
· Curetas:
Pegar a cureta Gracey 1-2, que tem função de raspagem supra e subgengival das faces livres dos dentes anteriores, e fazer um apoio com a digital do dedo na incisal/oclusal do dente para garantir estabilização, e com um movimento da gengiva para a oclusal remover o cálculo. 
· Como essa cureta não tem as duas faces cortantes ela serve para fazer a raspagem subgengival sem afetar a gengiva. Para isso basta inserir a cureta na bolsa periodontal e realizar o mesmo movimento. Por isso é importante medir a profundidade da bolsa periodontal para saber até onde a cureta pode entrar, e realizar remoção adequada da placa e do cálculo subgengival.
A cureta Gracey 7-8 tem função de raspar as faces livres dos dentes posteriores (de pré-molar até os molares), o movimento é o mesmo descrito anteriormente, sempre dá margem gengival à incisal.
Com cureta Gracey 11-12 nós raspamos as faces mesiais dos dentes posteriores. Mais uma vez devemos identificar a parte ativa da cureta, e coloca-la na mesial do dente posterior e fazer o movimento de gengiva até oclusal. A angulação da cureta depende do dente tratado, a cureta se encaixa perfeitamente ao dente em questão.
A cureta Gracey 13-14 realiza a raspagem da distal dos dentes posteriores. Deve-se identificar a parte cortante da cureta, realizar o apoio digital e fazer o movimento da gengiva até oclusal.
As curetas MCCall por sua vez só são indicadas para fazer raspagem supragengival, porque se inserir essa cureta na área subgengival as suas faces cortantes irão ficar tanto para o dente quanto para a gengiva do paciente. A cureta McCall 13-14 é indicada para dentes anteriores e pode ser colocada nas faces proximais (muito cuidado com a gengiva do paciente). E a cureta McCall 17-18 é indicada para a vestibular e lingual/palatina de dentes posteriores realizando o movimento de raspagem da gengiva até a oclusal, como já dito.
Fabiana Dantas Turino

Continue navegando