Buscar

A1 Fundamentos filosoficos e sociologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A desigualdade social no Brasil não é algo atual, ela está presente a vários séculos em nossa sociedade. Mas nos dias de hoje ela vem evoluindo notavelmente tanto economicamente, como racial e também na educação que é de total importância nas transformações sociais. Sendo ela o único meio de garantir uma vida melhor aqueles que são de classes mais baixas, com educação pessoas de famílias mais pobres podem ter empregos melhores assegurando justiça e igualdade.
Como já foi citado no assunto da unidade, vários pensadores dedicaram a vida a entender a sociedade atual. O sociólogo Karl Marx entende que a desigualdade como uma luta, e que uma mudança do capitalismo para o socialismo seria uma saída aceitável para o fim do problema, já que os bens seriam divididos igualmente entre os indivíduos defendendo também a educação igualitária.
Mas na sociedade atual é possível encontrar maneiras de reduzir esse problema, como um investimento maior do governo na educação focando principalmente na melhoria das escolas públicas que aqui no Brasil são as que mais precisam de atenção, criar também projetos para capacitar ainda mais os professores, uma vez que eles são os mediadores entre o aluno e a aprendizagem dando também liberdade aos alunos dentro da sala de aula. 
Além disso, iniciativas focadas nos pais dessas crianças e adolescentes podem contribuir ainda mais para que no futuro tenhamos uma sociedade mais justa. Então como foi falado por Émile Durkheim unir o trabalho da escola, sociedade e pais seja a melhor solução para desigualdade brasileira.

Continue navegando