Buscar

Atividade Idade Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Idade Moderna 
No ano de 1516, Thomas Morus publicou seu livro, A Utopia. Na primeira parte da obra, o escritor fez uma descrição da sociedade inglesa daquele tempo e das transformações pelas quais estava passando. Leia um trecho desse texto:
“A principal causa da miséria pública reside no número excessivo de nobres ociosos, que se nutrem do suor e do trabalho de outrem e
​​​​​​​que, para aumentar seus rendimentos, mandam cultivar suas terras, escorchando os rendeiros até a carne viva. Não conhecem outro gênero de economia. Mas tratando-se, ao contrário, de comprar um prazer, são pródigos [...]. E não menos funesto é o fato de arrastarem consigo uma turba de lacaios sem estado e incapazes de ganhar a vida.”
Partindo do diagnóstico realizado por Morus, propomos o seguinte desafio: você está ensinando a transição da Idade Média para a Idade Moderna para uma turma do Ensino Médio e precisa explicar a crise na sociedade de ordens a partir dos privilégios da nobreza feudal. Como você utilizaria A Utopia para abordar esse tema e vinculá-lo aos privilégios de classe existentes no presente?
Resposta: Sabemos que, durante a Baixa Idade Média, ocorreu uma crise na sociedade de ordens em função das relações de exploração estabelecidas entre a nobreza feudal e os camponeses e os confrontos de interesses decorrentes do surgimento da burguesia. Essa situação é narrada por Thomas Morus no excerto.
É possível fazer algumas analogias entre os privilégios de classe existentes no presente perguntando aos alunos sobre as desigualdades na distribuição da riqueza existentes do Brasil e no mundo e quais são as principais formas de enriquecimento.
Desta forma, é possível introduzir a temática das transformações sociais ocorridas na transição da Idade Média para a Moderna e problematizar por que o título do livro de Thomas Morus faz referência à “utopia”. O que seria considerado utópico naquele momento? Em que não lugar se desenvolveria uma sociedade em que a nobreza feudal não fosse ociosa e parasitária?

Continue navegando