Buscar

Opinião Pública e Processo Decisório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PESQUISA DE MERCADO
Aula 2- Opinião Pública
Tema da Apresentação
*
*
Conteúdo Programático desta aula
A importância da Opinião Pública; 
O processo decisório das organizações;
Como se preparar para acompanhar as constantes mudanças.
Tema da Apresentação
Opinião Pública
Cada pessoa utiliza seus recursos de memória, consciência e dissernimento para formar sua opinião sobre os diversos temas da vida pública. Tudo pode influenciar, como a sua vivência profissional e familiar, sua educação, seu nível de escolaridade ou, até mesmo, os programas, revistas e jornais que ouve, lê e vê. 
Tema da Apresentação
Podemos entender que opinião pública é um conjunto de elementos como as opiniões e conhecimentos que adquirimos ao longo da vida, conversando com pessoas diferentes, participando de debates sobre temas diversos, assim como durante os processos de comunicação interpessoal e em nossas experiências pessoais.
Tema da Apresentação
*
*
Filme ” Um dos dez “ 
Tema da Apresentação
As pesquisas ou sondagens de opinião pública são importantes ferramentas para identificar o que pensam nossos clientes e, assim, poder agir de acordo com as informações obtidas. 
Tema da Apresentação
*
*
Filme “sondagem de informação“
Tema da Apresentação
Os canais de mídia tem grande influência na formação da opinião pública. Os programas de rádio e televisão, assim como os jornais e revistas, podem interferir na construção da opinião de determinados mercados sobre produtos e serviços em diferentes temas nacionais e internacionais. 
Tema da Apresentação
Há, ainda, a opinião dos jornalistas ou comentaristas que podem, muitas vezes, alterar a percepção do público sobre determinado tema, dependendo de seu grau de afinidade e sua confiabilidade com seus ouvintes, leitores e expectadores. 
Tema da Apresentação
*
*
Filme “Comentarista
Tema da Apresentação
Podemos dizer, então, que opinião pública é o que geralmente se atribui à opinião geral de uma sociedade. É ainda conhecida como senso comum, onde se incluem as opiniões e ideias consideradas corretas pela maior parte de determinado segmento. Impactam nessa percepção os padrões éticos e morais, a cultura, as condições sociais e, em alguns casos, a fé ou a religião. 
Tema da Apresentação
A opinião pública tem também o poder de pressionar governos, alterar direcionamentos de toda a sociedade civil, utilizando a mídia e os meios de comunicação, num processo de pressão, às vezes, irresistível. É a forma como a sociedade se manifesta diante de algum assunto.
Tema da Apresentação
As notícias que recebemos todos os dias através das diferentes mídias ocorre através de um processo de transformação. A mídia transforma a notícia de acordo com as características de seu público-alvo e este decodifica a informação de acordo com as suas capacitações e limitações e, ainda, em função de suas necessidades, personalidades e crenças. 
Tema da Apresentação
*
*
Filme “Transformação”
Tema da Apresentação
A opinião pública é, então, gerada a partir do conjunto de interpretações dos receptores. Num sentido mais amplo, podemos dizer que a opinião está ligada às crenças que a sociedade se baseia para criar conclusões e definir seus pontos de vista.
Tema da Apresentação
*
*
Filme “Ponto de Vista”
Tema da Apresentação
Enquanto a opinião pessoal é composta por elementos heterogêneos em diferentes interpretações e leva a julgamentos reflexivos, a opinião pública é apoiada na mídia e surge como uma espécie de agrupamento homogêneo de crenças, ideais e opiniões. 
Tema da Apresentação
Para atingir a opinião pública, o consenso geral, a estrutura midiática aposta em valores comuns à maioria, como o repúdio à corrupção, o apelo ao sofrimento humano perante às tragédias ou a admiração por valores assumidamente honestos.
Tema da Apresentação
*
*
Precisamos saber, o tempo todo, o que pensam os nossos clientes. Se não, abrimos espaço para a concorrência conquistar nossa clientela, o que pode levar a empresa a enfrentar sérios problemas em pouco tempo.
Tema da Apresentação
*
*
Filme “Concorrência”
Tema da Apresentação
*
*
E como saber o que pensa a Opinião Pública, especialmente aqueles clientes que interessam a sua organização?
Que ferramenta podemos usar para estar, sempre, atualizados com o que pensam nossos clientes?
Tema da Apresentação
*
*
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING:
Conjunto de fontes e processos de coleta, tratamento e distribuição de informações de valor, que podem ser usadas nos processos decisórios das organizações.
Tema da Apresentação
*
*
Na próxima aula, vamos começar a conhecer como se estrutura um sistema de inteligência de marketing e os cuidados a serem tomados para que as informações de valor sejam obtidas e atuem positivamente nos processos decisórios.
Até lá!
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais