Buscar

Atividade I - Gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
  
Referência 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
Com base nos conteúdos abordados ao longo da unidade 1, decidi apresentar o caso da Organização e banco Itaú, o qual faço uso da mesma como cliente e s e trata de um a organização formal privada. A burocracia pode ser vista de forma bem visível e aparente nesta organização, desde o processo de abertura de conta, onde precisamos apresentar diversos documentos e no fim assinar um contrato com termos pré-definidos, afim de estabelecer um acordo profissional e aberto entre o cliente e o banco, o qual é de extrema importância, visto que o mesmo irá armazenar e se responsabilizar por cuidar de seus rendimentos mensais, talvez por esse motivo o grau de burocracia seja maior entre todas as organizações que podem os ver na sociedade . 
Acredito que no caso dos grandes bancos como o Itaú, o mesmo poderia manter seu modelo atual de trabalho, fundamentado na divisão do trabalho por departamentos e setores, com o propósito de melhorar a entrega de resultados , entretanto podemos apresentar alguns pontos importantes que o excesso de burocracia trouxe a esse seguimento e com o podemos melhorar os mesmos, como por exemplo o excesso de papelada e formalidade para realizar procedimentos simples em bancos e agencias o que caracteriza uma disfunção da burocracia, esse seria um ponto a se melhorar e que podemos associá-lo a Max Weber que após análise desses pontos negativos criou o modelo ideal de burocracia, com isso podemos apresentar ideias, com o a apresentação de menos papeladas na hora de fechar contratos ou até mesmo a possibilidade de fazer esses procedimentos de forma digital, o que faz aumentar o número de bancos digitais e cada vez mais de seus usuários , como podemos ver na afirmação a seguir “ De 10 anos para cá, temos um perfil de cliente m ais independente, que prefere usar as plataformas on-line, como os caixas eletrônicos e a internet, a falar com uma pessoa. Assim, a chegada desses bancos contribui para atender às necessidades desse novo consumidor”, afirma Ricardo Rocha, professor de finanças ” (Revista Veja), com base na afirmação anterior podemos concluir que o processo de burocratização muitas vezes pode dificultar procedimentos simples tanto para as grandes empresas como para seus clientes e que a flexibilidade neste seguimento pode ser primordial para a manutenção nesse seguimento.

Outros materiais