Buscar

Resposta A1

Prévia do material em texto

Resposta A1
Com base nos conteúdos abordados ao longo da unidade, decidi apresentar o caso da Organização e banco Bradesco, pois a utilizo como cliente, e se trata de uma organização formal privada. A burocracia pode ser vista de forma bem visível e aparente nesta organização, desde o processo de abertura de conta, onde precisamos apresentar diversos documentos e no fim assinar um contrato com termos pré-definidos, afim de estabelecer um acordo profissional e aberto entre o cliente e o banco, o qual é de extrema importância, visto que ele ira armazenar e se responsabilizar por cuidar de seus rendimentos mensais , talvez por esse motivo o grau de burocracia seja maior entre todas as organizações que podemos ver na sociedade. Acredito que no caso dos grandes bancos como o Bradesco, o mesmo poderia manter seu modelo atual de trabalho, fundamentado na divisão do trabalho por departamentos e setores, com o propósito de melhorar a entrega de resultados, entretanto podemos apresentar alguns pontos importantes que o excesso de burocracia trouxe a esse seguimento e como podemos melhora-los, como por exemplo o excesso de papelada e formalidade para realizar procedimentos mais simples em bancos e agencias o que caracteriza uma disfunção da burocracia, esse seria um ponto a se melhorar e que podemos associá-lo a Max Weber, que após analise desses pontos negativos criou o modelo ideal de burocracia, com isso podemos apresentar ideias , como a apresentação de menos papeladas na hora de fechar contratos ou até mesmo a possibilidade de fazer esses procedimentos de forma digital, principalmente em época de pandemia para manter o distanciamento social e a diminuição do contato, como acontecem em bancos digitais, que estão se popularizando e aumentando cada vez mais os seus usuários, migrando de outros bancos para eles, como podemos ver na afirmação a seguir “ De 10 anos para cá, temos um perfil de cliente mais independente, que prefere usar as plataformas on-line, como os caixas eletrônicos e a internet, a falar com uma pessoa. Assim , a chegada desses bancos contribui para a tender às necessidades desse novo consumidor”, afirma um professor de finanças, com base na afirmação anterior podemos concluir que o processo de burocratização muitas vezes representa um entrave ao crescimento e pode dificultar procedimentos simples para seus clientes, sabendo também que processos simples e transparentes contribuem para aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar os resultados dos negócios. 
PERGUNTA A3
Texto 01 (adaptado)
 
“O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los?
A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão.
Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado.
Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores”
 
Referência:
 
IBSBUSINESS. Como superar os 4 maiores desafios da gestão contemporânea. IBS Business, 23 mai. 2017. Disponível em: http://blog.soufgv.com.br/como-superar-os-4-maiores-desafios-da-gestao-contemporanea-2/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
Texto 02.
 
“Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores.
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..”
 
Referência:
 
BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. Ipog Blog, 13 set. 2018. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
 
 
 
A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas.
A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos :
 
a. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
c. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
d. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?

Continue navegando