Buscar

aula 4 - novo slide - requisitos execução de título

Prévia do material em texto

TÍTULO EXECUTIVO 
e
EXIGIBILIDADE DA EXECUÇÃO
EXIGIBILIDADE DA EXECUÇÃO
 			Requisitos Necessários 
Inadimplemento 
Enquanto não caracterizado o inadimplemento, a execução não é necessária, porquanto há a possibilidade de que, na data aprazada, ocorra a satisfação voluntária do débito.
 
			*não cumprimento a tempo 
			* 788 CPC
EXIGIBILIDADE DA EXECUÇÃO
Tempo de cumprimento 
“As normas que regulam o inadimplemento são de direito material. Quanto ao tempo, cumpre verificar se a obrigação é a termo, isto é, tem data certa de vencimento ou não. Em caso afirmativo, o devedor incorre de pleno de direito em mora, assim que deixar passar o prazo de vencimento.”(Rios Gonçalves) 
 Se não há tempo determinado? 
Lugar 
Onde a obrigação deve ser cumprida.
Não havendo  327 CC
 
Condição ou termo 
 		*Art. 514
Pluralidade de títulos 
 
		*art. 780
	*Súmula 27 STJ: “PODE A EXECUÇÃO 	FUNDAR-SE EM MAIS DE UM TITULO 	EXTRAJUDICIAL RELATIVOS AO MESMO NEGOCIO.”
Obrigações bilaterais 
	* CC Art. 476 - Nos contratos bilaterais, nenhum dos 	contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode 	exigir o 	implemento da do outro.
 
	* Art. 798.  Ao propor a execução, incumbe ao exequente:
	I - instruir a petição inicial com:
	{...}
	d) a prova, se for o caso, de que adimpliu a contraprestação que lhe corresponde ou que lhe assegura o cumprimento, se o executado não for obrigado a satisfazer a sua prestação senão mediante a contraprestação do exequente;
a) Taxatividade: é o título executivo se estiver em rol legal taxativo. Não há título
executivo por mera deliberação das partes, de sorte que é tida como ineficaz.
 
b) Tipicidade: Em razão da taxatividade, é impossível conceber a existência de outros títulos além daqueles já previstos em lei.
“A execução depende de um título executivo. O título executivo consiste numa espécie de BILHETE DE INGRESSO, sem o qual o credor não pode valer-se do procedimento executivo.”(Didier Jr.)
 
Importante... 
 
O artigo 515, I, CPC estabelece que é título executivo judicial a DECISÃO JUDICIAL proferida no processo civil que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia.
 
ATO X DOCUMENTO
CONCEITO: “Chama-se título executivo o ato jurídico dotado de eficácia executiva. Trata-se, pois, de um ato jurídico com aptidão para permitir a incidência da responsabilidade patrimonial .” (Alexandre Freitas Câmara)
TÍTULO EXECUTIVO é o ato jurídico capaz de legitimar a prática dos atos de agressão a serem praticados sobre os bens que integram um dado patrimônio, de forma a TORNAR VIÁVEL sua utilização na satisfação de um crédito.
Art. 783  art. 803.
 
 
 
			 Líquida 
 
1 - 	Obrigação Certa 
			
			 Exigível
CERTEZA
Obrigação Certa: obrigação determinada a respeito da sua qualidade, quantidade e extensão. Não há, assim, controvérsia sobre a existência da obrigação e sobre seu conteúdo, extensão e qualidade, não há dúvidas sobre o an debeatur;
 
 Credor + Devedor + Objeto 
 
A obrigação deve indicar quem é o credor e o devedor, bem como a espécie de execução, além de determinar sobre qual bem se farão incidir os atos executivos.
CERTEZA
Dessa forma, diz-se que o TÍTULO É CERTO quando não deixa dúvida acerca da obrigação que deva ser cumprida, quem é devedor e quem é credor. 
 
* Tal requisito sofre certa atenuação nos casos de obrigação de dar coisa incerta e nas obrigações alternativas, uma vez que em tais casos não há a exata previsão do objeto da prestação
Certeza!!
Pra resumir...
 
Precisamente delineada e delimitada de modo que se saiba, desde logo, qual é a prestação esperada do devedor, como ela será cumprida, quem é este devedor, quem é o credor.
Liquidez 
Obrigação líquida: é uma obrigação na qual se identifica a quantia devida, portanto não há controvérsia sobre o quantum debeatur;
 
“Liquidez ocorre quando o título permite, independentemente de qualquer outra prova, a exata definição do quantum debeatur. Assim, deve o título conter todos os elementos necessários para que se possa determinar a quantia a ser paga ou a quantidade da coisa a ser entregue ao titular do direito”. (Elpídio Donizeti)
Liquidez.
	*Títulos Extrajudiciais serão sempre 	líquidos.
 	*Só existe liquidação de títulos judiciais 	(Liquidação de sentença – 509/512 CPC).
 
“Não perde a liquidez a obrigação se houve pagamento parcial ou se é preciso acrescentar encargos, como juros, correção monetária e multa, fixada no título, pois basta uma simples subtração ou adição para que se apure o montante.”(Rios Gonçalves)
Liquidez
Liquidação de sentença
Liquidar significa determinar o objeto 	da execução. Cuida-se de uma 	atividade cognitiva pré-executória.
*Requerido por ambas as partes (art.509).
*Liquidação parcial (§1º)
Liquidez
Liquidação de sentença
Consiste em determinar o valor, integrando-se a decisão liquidanda.
Obs.: *A mera atualização dos cálculos não 	 se confunde com liquidação.
	 *509,§2
 *786, pu
Exigibilidade 
Obrigação exigível: não há dúvida sobre a impontualidade, sobre o fato de a obrigação estar vencida, sobre não ter sido cumprida.
		
*surge com a mora do devedor
 
“Exigibilidade, que constitui requisito para promover a ação executiva, ocorrerá quando o cumprimento da obrigação prevista no título executivo não se submeter a termo, condição ou qualquer outra limitação. Exigível é o crédito se o devedor encontra-se INADIMPLENTE.”(Elpidio Donizetti)
Obs 1 : Só se pode cogitar de falta de liquidez em títulos executivos judiciais. Não existe liquidação de títulos executivos extrajudiciais. Se o título for extrajudicial e não for líquido, deve ser proposta uma ação de conhecimento e, na sequência, CUMPRIMENTO DE SENTENÇA para aquela decisão.
Assim, se for estabelecido em um contrato um percentual X sobre o faturamento, esse título não é líquido e ele não se submete a liquidação, pois nenhum título executivo extrajudicial é liquidável. Só se fala em liquidação de decisão (sentença ou decisão interlocutória).
Obs 2: No sistema processual brasileiro, as partes, por livre manifestação de vontade, não podem conferir força executiva a um documento que, pela letra da lei, não o tenha. Ex.: Não é possível que dois contratantes digam, por meio de uma clausula contratual, que aquele contrato, mesmo que NÃO subscrito por duas testemunhas e mesmo não preenchendo os requisitos de um título executivo extrajudicial, tenha força executiva.
Art. 515.  São títulos executivos judiciais, cujo cumprimento dar-se-á de acordo com os artigos previstos neste Título:
I - as decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa;
II - a decisão homologatória de autocomposição judicial;
III - a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza;
IV - o formal e a certidão de partilha, exclusivamente em relação ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a título singular ou universal;
V - o crédito de auxiliar da justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial;
VI - a sentença penal condenatória transitada em julgado;
VII - a sentença arbitral;
VIII - a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça;
IX - a decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça;
X - (VETADO).
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
“...rigorosamente se trata de cumprimento de título executivo judicial, que, conforme visto no capítulo respectivo, pode ser QUALQUER DECISÃO JUDICIAL (decisão interlocutória, sentença, acórdão ou até mesmo decisão do relator). Didier Jr
 Trata-se de Execução fundada em título judicial 
Cumprimento de sentença 
* Em regra, será uma fase dentro do processo de conhecimento
O legislador concede ao devedor o prazo de 15 dias para adimplir voluntariamente a obrigação. Nesse ínterim,não se admite a prática de atos satisfativos, pois a execução NÃO teve início. O prazo é um tempo que se dá ao devedor para, ponderando as desvantagens de uma execução subsequente, cumprir a obrigação (Rios Gonçalves).
			Cumprimento de Sentença 
MULTA, 523, §1º 10% sobre o valor da condenação ( inclui o principal + mais juros + correção monetária + custas e honorários advocatícios) 
*Súmula 517
São devidos HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS no cumprimento de sentença, haja ou não impugnação, depois de escoado o prazo para pagamento voluntário, que se inicia após a intimação do advogado da parte executada. (Publicada no DJ-E de 2-3-2015)  
			Cumprimento de sentença 
Protesto – após o prazo para pagamento voluntário, transitada em julgado, poderá a decisão ser levada a protesto. 
  		*decisão arbitral pode ser protestada? 
		*Protesto em execução provisória???
Prescrição intercorrente 
Súmula 150 STF – “Prescreve a execução no mesmo prazo de prescrição da ação.”
 				*206 CC. 
			Cumprimento de Sentença 
INTIMAÇÃO: 
	*caso tenha adv. constituído nos autos (513, § 2º, I)
	*assistido pela DP – carta com aviso de recebimento (513, § 2º, 	II);
*Tendo, porém, sido feito o requerimento de cumprimento da sentença quando decorrido MAIS DE UM ANO do trânsito em julgado do provimento judicial que se pretende ver cumprido, a intimação será feita pessoalmente ao devedor, por meio de carta com aviso de recebimento (art.513, § 4o).
 				Cumprimento de sentença 
 o cumprimento de sentença natureza de processo autônomo quando o título executivo for um dos previstos nos incisos VI a IX do art. 515 (como se pode verificar pelo parágrafo único do próprio art. 515, que fala em citação do devedor)
 
 
 Como já mencionado em sala, do VI ao IX a execução NÃO PODE se dar em uma mera fase complementar do mesmo processo (uma vez que o processo cognitivo terá se desenvolvido perante juízo criminal, tribunal arbitral ou terá sido destinado, no STJ, a homologar a sentença estrangeira ou conceder exequatur a carta rogatória) 
 			Cumprimento de sentença 
Observe :
*Há de se instaurar relação processual civil ex novo, ou seja, de forma originária, mediante petição inicial e CITAÇÃO do devedor e, se for o caso, por meio de liquidação do quantum debeatur (art. 515, §1º)
 
 Cumprimento de Sentença 
“Todos os títulos arrolados no art. 515 têm, entre si, um traço comum, que é a AUTORIDADE DA COISA JULGADA, que torna seu conteúdo imutável e indiscutível e, por isso, limita grandemente o campo das eventuais impugnações à execução, que nunca poderão ir além das matérias indicadas no art. 525, §1º (Humerto Theodoro Jr.)
Cumprimento de Sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
I - as decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa;
	 Qualquer decisão (interlocutória, sentença, 	acórdão, decisão monocrática)
 
	 A decisão condenatória é título executivo por 	excelência (Didier Jr.)
 
	mas não é o único (algumas decisões	declaratórias). 
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
II - a decisão homologatória de autocomposição judicial;
 
*DESISTÊNCIA - consiste em dar inicio á proteção do Direito lesado ou ameaçado de lesão, e desiste de protegê-lo (renúncia à pretensão).
 
*SUBMISSÃO - consiste na aceitação de resolução de conflito oferecido pela parte contraria. (renúncia à resistência oferecida à pretensão).
 
*TRANSAÇÃO - consiste na troca equilibrada e recíprocas entre as partes. (concessões recíprocas)
Cumprimento de Sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
	 é possível após a coisa julgada; 
	 a intervenção do Juiz é apenas para chancelar o acordo de vontade dos interessados.
 
 § 2º, que permite que o acordo se estenda a sujeitos que não tenham participado do processo.
 
	*sujeito estranho à relação processual se submeterá aos termos da sentença homologatória e passará a integrar a relação processual para todos os efeitos (Elpídio Donizete).
		
	“ ... apenas na forma pode ser considerado 	sentença, já que, na realidade, o juiz que a 	profere 	NÃO JULGA ou não decide se houve ou não acerto justo ou legal das partes” 	(Humberto Theodoro Jr.)”
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
III - a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.
	 jurisdição voluntária, conforme art. 725, VIII, do 	NCPC
 
 	 as duas partes, em acordo de vontades, querem um 	título judicial, mas só podem obtê-lo com a 	intervenção do judiciário
 
na vigência do código anterior, o STJ tinha precedentes no sentido de impedir a homologação judicial de acordos realizados sem processo judicial pendente, sustentando que isso transformaria o Judiciário em um cartório (STJ, REsp 1.184.151/MS, DJE 2012).
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
III - a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.
“De maneira alguma se admite, portanto, que o juiz se recuse a homologar a transação sob o pretexto de inexistir processos em curso entre as partes.”(Humberto Theodoro Jr.)
 
*aliás, o CPC mantém o mesmo entendimento já sedimentado, qual seja, o de “estimular a solução amigável dos conflitos e contribuir com uma tutela jurisdicional mais célere e efetiva.” (Teresa Arruda Alvim WAMBIER).
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
IV - o formal e a certidão de partilha, exclusivamente em relação ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a título singular ou universal.
	 O pronunciamento judicial que encerra o processo de arrolamento ou inventário é título executivo.
 
	 O documento extraído dos autos do inventário que constitui a prova da propriedade dos bens pelos sucessores do falecido.
 
* “Formal de partilha é uma carta de sentença, com as peculiaridades do art. 655 do CPC para sua extração” (Didier Jr.)
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
IV - o formal e a certidão de partilha, ...
	*PU do 655. formal de partilha pode ser substituído por um documento mais simplificado, denominado certidão de partilha (abaixo de 5 salários mínimos)
 
	*força executória contra: 
		 INVENTARIANTE;
		HERDEIROS E SUCESSORES;
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
IV - o formal e a certidão de partilha, ...
	* ???? E se o bem herdado estiver na posse 	de estranho, sem vínculo com o 	inventariante 	ou os demais 	sucessores do acervo 	partilhado???
 
	*???? e se o inventário for realizado por 	meio 	de 	escritura pública 	(Lei 11.441/07)???
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
V - o crédito de auxiliar da justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial
			
 		*CPC anterior, natureza extrajudicial
 		*somente os créditos adquiridos pelos auxiliares da 			justiça durante a tramitação do processo.
Cumprimento de sentença
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
V - o crédito de auxiliar da justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial
	 Ao invés de se requerer a expedição de certidão comprobatória da fixação e aprovação das custas, emolumentos e honorários, para posterior propositura de ação de execução autônoma, o credor poderá, nos mesmos autos em que se originou o crédito, pleitear o seu cumprimento.
 
  		*Normalmente: perito, intérprete e tradutor. 
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VI - a sentença penal condenatória transitada em julgado
 
 	* título executivo judicial, com eficácia civil. 
	* A sentença penal só forma título executivo depois do trânsito em julgado  PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.
 
	*revisão criminal
		 ?? Se a execução já estiver extinta?
				-o fundamento da RC exclui a resp. Civil? 
Cumprimento de sentença 
Títulosexecutivos judiciais – 515 CPC
VI - a sentença penal condenatória transitada em julgado
	Art. 387 do CPP. O juiz, ao proferir sentença 	condenatória:
	IV - fixará valor mínimo para reparação dos 	danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido; 
 
 
		Legitimados: 
		*Ofendido, seu rep. legal e seus herdeiros 
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VII - a sentença arbitral;
	A sentença arbitral, que tem eficácia de título executivo independentemente de homologação 	judicial, produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário.
*Lei 9307. 
*A sentença arbitral estrangeira também pode ser executada na Justiça brasileira, mais especificamente na Justiça Federal (art. 109, X, da CF/1988), desde que previamente homologada pelo STJ (art. 105, I, i, da CF/1988).
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VII - a sentença arbitral;
	Arbitragem (Brasil) tem natureza de atividade jurisdicional. 
	*reduz a amplitude de defesa do executado (matérias constantes no 525).
 
“NÃO PODE O PODER JUDICIÁRIO REVER O CONTEÚDO DO QUE FOI DECIDO PELO ÁRBITRO”(DIDIER JR)
 
	*sendo ilíquida, também demanda liquidação. 
 
	*se for estrangeira??
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VIII - a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça;
	 O Brasil admite a jurisdição estrangeira, 	MEDIANTE CONTROLE, desde que a decisão não se 	refira a imóveis situados no território brasileiro, nem a inventários e partilha de tais bens (art.23). 	(Elpídio Donizetti)
 
	O controle se faz por meio de homologação, 	ato 	jurisdicional da competência do STJ, de natureza constitutiva, pois não só reconhece a 	validade do julgado, como lhe confere eficácia. 
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VIII - a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça;
	*SÓ SE INICIA APÓS A HOMOLOGAÇÃO. 
	A homologação é um plus que se acrescenta à sentença estrangeira para que esta possa produzir efeitos no Brasil.
 
Segundo Humberto Theodoro Jr. “Dá-se, em linguagem figurada, a NACIONALIZAÇÃO da sentença”
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
VIII - a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça;
	*Frise-se que a competência do STJ para a homologação de sentenças estrangeiras limita-se À ANÁLISE QUANTO AOS REQUISITOS FORMAIS DO ATO. Questões atinentes ao mérito fogem desse “juízo de delibação” e, portanto, não podem ser examinadas por esta Corte.
 
	*respeitar o disposto nos artigos 960/965 CPC.
 
	*MERCOSUL 
 
	*Sentença Arbitral Estrangeira  Homologação pelo STJ.
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
IX - a decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça;
	*Não apenas a sentença, mas também a DECISÃO 	INTERLOCUTÓRIA ESTRANGEIRA pode ser homologada e executada no Brasil. Ex.: decisões que concedem tutela de urgência fora do país.
	
Cumprimento de sentença 
Títulos executivos judiciais – 515 CPC
IX - a decisão interlocutória estrangeira ... ;
Sua exequibilidade está condicionada à prévia apreciação pelo STJ, o qual concederá uma espécie de autorização para que as diligências eventualmente requisitadas pela autoridade estrangeira possam ser executadas no Brasil. 
O EXEQUATUR consiste, a um só tempo, numa autorização, e numa ordem de cumprimento do postulado na carta rogatória. Concedido o exequatur, a carta rogatória é remetida à JF de 1º grau competente para o cumprimento (procedimento títulos judiciais).
 Para que produzam efeitos dentro da ordem jurídica nacional, as decisões interlocutórias serão cumpridas por meio de carta rogatória, que observará o disposto nos arts. 36 e 960 e seguinte do CPC/2015.
	
	
Processo de Execução 
C.S.
Execução de Tít. Extra
Requisitos 
Titulo Executivo 
*Líquido 
*Certo 
*Exigível 
Inadimplemento
*Tempo
*Local
*Obg. Recíprocas 
	
Petição 
Apreciação Juiz 
*Despacho 
15 Dias 
Paga 
Não Paga 
Providências
*Constrições patrimoniais 
*Medidas atípicas 
*Protesto 
Prazo para pagamento voluntário 
Extinção

Continue navegando