Buscar

1 AOL NEUROCIÊNCIA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1
As neurociências utilizam métodos científicos para gerar conhecimento e contribuir com o desenvolvimento humano através de uma série de instrumentos de pesquisa. Dentre eles são utilizados o EEG, o MEG, o TAC, o TEP e o iRMf.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tecnologia a favor do desenvolvimento humano, analise os instrumentos de pesquisa a seguir e associe-os com suas respectivas funções.
1) Eletroencefalograma (EEG).
2) Magnetoencefalografia (MEG).
3) Tomografia Axial Computadorizada (TAC).
4) Tomografia por emissão de pósitrons (TEP ou PET).
5) Ressonância Magnética (RM) e Ressonância Magnética Funcional (iRMf).
( 1 ) Mede a variação de eletricidade que flui pelo córtex cerebral.
( 5 ) Usa um grande imã para direcionar o eixo de todos os átomos de hidrogênio do cérebro em uma única direção. Ao parar o pulso eletromagnético, esses átomos de hidrogênio são realocados emitindo um sinal de energia que é capturado.
( 4 ) Determina o nível de atividade metabólica de cada área do cérebro.
( 3 ) É utilizada para desvendar a anatomia estrutural do cérebro.
( 2 ) Consegue medir os campos magnéticos que circundam os neurônios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 3, 1, 2, 5, 4.
b) 5, 4, 2, 1, 3.
c) 1, 5, 4, 3, 2.
d) 2, 3, 5, 4, 1.
e) 1, 2, 4, 3, 5.
Pergunta 2
Uma das técnicas utilizadas para o estabelecimento de vínculo em um processo de coaching é o Rapport. Quando o Rapport é ocorre, a conexão entre duas ou mais pessoas acontece de forma sincronizada. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre elementos das neurociências aplicados ao coaching, é correto afirmar que os três componentes comportamentais presentes no rapport são:
a) atenção seletiva individual, positividade e coordenação.
b) atenção mútua, positividade mútua e coordenação.
c) atenção dividida, positividade e coordenação.
d) ausência de emoções, coordenação e empatia.
e) empatia, confiança e ausência de emoções.
Pergunta 3
Segundo a International Coaching Federation (ICF), o coaching profissional é uma parceria com o cliente em um instigante e criativo processo que o inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional, o que é particularmente importante no âmbito incerto e complexo de hoje.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, podemos supor que uma técnica que contribui para a parceria, o rapport, pode ser definida como:
a) uma forma de vínculo que deve ser estabelecido entre pessoas, no caso, entre o coach e o coachee.
b) uma técnica de compreensão dos mecanismos de resistência de qualquer ser humano, inclusive nos processos de coaching.
c) a constatação pelo pesquisador de que os mecanismos de transferências estão sendo “sabotados” pelas crenças limitantes.
d) um meio de aproximação entre as neurociências, a psicologia e o coaching.
e) um termo utilizado pelas neurociências para definir empatia.
Pergunta 4
Leia o excerto a seguir:
“[...] a inteligência emocional: por exemplo, a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Inteligência Emocional, podemos concluir que:
a) as neurociências compreendem a inteligência emocional como um mecanismo neuroanatômico responsável por nossa adaptação.
b) a inteligência emocional é um produto do cérebro para potencializar nossas aptidões emocionais e sociais.
c) a base da inteligência emocional está vinculada ao aprendizado social, sendo que, como sua base é psicológica, o cérebro sofre influências diretas após os 40 anos.
d) as formas de inteligência conhecidas contribuem para a modulação de instintos mais primitivos dos seres humanos, fazendo com que possamos tomar decisões mais equilibradas.
e) pesquisas apontaram que possuir inteligência emocional é um atributo geneticamente comprovado, podendo ser disparado através de gatilhos ao longo da vida.
Pergunta 5
Filósofos, psicólogos, sociólogos e muitos outros pensadores apresentaram, durante toda a história da humanidade, inúmeras definições para a mente humana. Entre elas há dois conceitos específicos, um pelas neurociências e outro da psicologia.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre os fundamentos das neurociências, podemos dizer a respeito desses dois conceitos, que:
a) para a neurociência, a mente é uma ilusão criada pelo nosso mundo psicológico. Não há prova neuroanatômica de sua existência. A psicologia compreende a mente como um conceito metafísico, explicado por Sigmund Freud no início do século XX.
b) tanto a neurociência como a psicologia compreendem a mente humana como um conjunto de processos desconhecidos.
c) os dois conceitos emergem a partir do estudo anatômico e biológico do cérebro humano e da comunicação entre os neurônios. 
d) a filosofia da mente explicou e corrigiu todos os conceitos apresentados pelas neurociências e pela psicologia, tornando o conceito de ambas iguais.
e) para a neurociência, a mente é um complexo de realizações/operações feitas pelo encéfalo. Já na psicologia, é a denominação atribuída ao fluxo de informações que transitam pelo cérebro.
Pergunta 6
A busca pelo autoconhecimento tem sido uma constante no mundo contemporâneo. Tal jornada tem como justificativa a melhoria pessoal e profissional. Entretanto, na proximidade de tal objetivo, ou mesmo ao atingi-lo, fica evidente que houve ou que ocorrerá uma mudança comportamental. Um mecanismo evolutivo de adaptação permite que tais alterações sejam possíveis, pois, caso contrário, nossas conexões neuronais seriam imutáveis e nossos comportamentos sempre os mesmos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, dizemos, sob o viés neurocientífico, que esse mecanismo é denominado:
a) neuroevolução aplicada. 
b) neurogênese no sistema nervoso. 
c) retroalimentação neuronal.
d) técnica de rapport.
e) neuroplasticidade cerebral.
Pergunta 7
Durante muito tempo, estudamos os cérebros isoladamente, de forma individual, pensando que tudo o que gera nossos comportamentos emerge exclusivamente deles, sem interferência do ambiente ou de outras pessoas. Essa perspectiva mudou. Foi constatado que somos criaturas sociais, precisamos de família, amigos, escola, trabalho e tudo que envolva mais de um cérebro. O mais interessante é que nossos cérebros se comunicam com outros cérebros, não por telepatia, mas, através da percepção gerada pelos sentidos, e assim podemos nos colocar no lugar do outro. Nossos cérebros recebem pistas sociais sobre sentimentos e pensamentos de outras pessoas. Um grupo de neurônios tem sido identificado como responsável por tal característica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, podemos afirmar que os neurônios responsáveis por essa aptidão humana e seu nome são, respectivamente:
a) neurônios-espelho e empatia.
b) neurônios-chave e sentimento.
c) neurônios-espelho e emoções.
d) neurônios e altruísmo.
e) neurônios-gliais e empatia.
Pergunta 8
Leia o excerto a seguir:
“[...] é uma capacidade mental muito geral que, entre outras coisas, implica a habilidade para raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de maneira abstrata e aprender da experiência. Não se pode considerar um mero conhecimento enciclopédico, uma habilidade acadêmica particular ou destreza para resolver um teste. Entretanto, reflete uma capacidade mais ampla e profunda para compreender o ambiente – perceber, dar sentido às coisas ou imaginar o que deve ser feito.”
O texto citado trata do conceito mais utilizado sobre o que é inteligência. Para a psicologia cognitiva, a inteligência pode ser classificada em cristalizada e fluida. 
Segundo o que foi estudado e visando a aplicação prática de tais conhecimentos, é possível afirmar que as melhores definições para tais termos afirmam, respectivamente,que:
a) inteligência cristalizada é aquela relacionada às crenças inconscientes, ao passo que a inteligência fluida é a que se encontra em processo de consolidação.
b) os dois tipos ou conceitos dizem respeito ao conceito único de inteligência, que apenas didaticamente é subdividido. 
c) inteligência cristalizada trata daqueles conhecimentos que já possuímos, enquanto a inteligência fluida diz respeito ao processo posterior de utilização da primeira.
d) inteligência cristalizada é aquela que engloba o conhecimento, habilidades e experiência. A inteligência fluída está relacionada à compreensão rápida de novos eventos, relacionada à memória de curto prazo.
e) Raymond Cattell e John Horn contradizem claramente tais conceitos, pois para ambos há um só tipo de inteligência: a emocional.
Pergunta 9
Allport, constatou que existem mais de cinquenta definições para o conceito de personalidade. Ele foi o responsável pela criação dos conceitos de definição biossocial e definição biofísica da personalidade. Enquadram-se nessas definições, respectivamente:
a) a personalidade biossocial, que é definida a partir de fatores inconscientes e a biofísica, que considera o valor que a sociedade imprime quanto ao indivíduo, além de fatores genéticos.
b) a definição biossocial, que compreende a raiz biológica e os genes familiares do indivíduo, e a biofísica, que se relaciona com a essência do individuo “ao que ele realmente é”.
c) a definição biossocial, que exclui a análise comportamental e se baseia em testes psicométricos e a compreensão biofísica, que trata de elementos da personalidade físicos, tais como traços do rosto, gestos das mãos etc.
d) a definição biossocial e a definição biofísica, que tratam, respectivamente, de elementos intrínsecos da personalidade humana e manifestações comportamentais inconscientes.
e) a personalidade biossocial, equiparada ao “valor da impressão social” que um indivíduo provoca, e a biofísica, observada pelas características ou qualidades da própria pessoa e não através da reação alheia.
Pergunta 10
Através de estudos sobre a memória e neuplasticidade, a neurociência vem confirmando que o humano é um ser em evolução e desenvolvimento. A Psicologia também confirma esse fato, concluindo que a nossa consciência tem origem em memórias e crenças oriundas de nosso inconsciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a interface entre psicologia, psicanálise e neurociências, analise as afirmativas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( V) Memórias podem ser vistas como um conjunto de informações fragmentadas que são reunidas quando evocadas.
II. ( V ) Existem memórias de curto e longo prazo.
III. ( V ) Existem memórias explícitas e implícitas.
IV. ( F ) Memórias implícitas podem ser semânticas ou episódicas.
V. ( F ) Memórias semânticas de alguma forma saem do cenário consciente, e memórias episódicas são conceitos sobre o mundo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, V, F, V, V.
b) V, V, V, F, F.
c) V, V, F, F, F.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, V, F.