Buscar

ORIENTAÇÕES ARTIGO

Prévia do material em texto

20
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ REITORIA ACADÊMICA
CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM
NOME COMPLETO DOS ALUNOS 
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo
Salvador
2020.1
NOME COMPLETO DOS ALUNOS DO GRUPO
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo
Artigo apresentado à Disciplina Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) do curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como requisito de aprovação da mesma, sob a orientação da Prof.ᵃ Maria Clara Diniz de Oliveira.
Salvador
2020-1
NOME COMPLETO DOS ALUNOS DO GRUPO
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo
Artigo apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Campus Salvador, como parte dos requisitos para aprovação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) do semestre 2020-1.
Salvador, (data) de (mês) de 2020.
Professor Orientador:
Maria Clara Diniz de Oliveira, Mestre em Ciências Morfológicas - UFRJ 
UNIVERSO/ Professor (a) Orientador (a)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................................................
2 MÉTODO 
3 REFERENCIAL TEÓRICO (COLOCAR OS CAPÍTULOS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES....................................................................
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................
REFERÊNCIAS ..................................................................................................................
APÊNDICE A – Nome do apêndice
ANEXO A – Nome do anexo
FOTOS
1. INTRODUÇÃO 
Dicas:
· Escrever sobre o tema de interesse proposto, dando conceitos e definições, classificações, características inerentes ao estudo, dados epidemiológicos e estatísticos, de forma clara e objetiva, transparecendo a justificativa pela qual o tema foi escolhido, e abordando a questão que norteia a pesquisa, apresentando lógica e coerência. 
· Deve ter, preferentemente, embasamento teórico e científico, seguindo as normas da ABNT para referenciar o material utilizado (livros, artigos, monografias, teses, dissertações). 
· De preferência, citar diferentes autores, no máximo, o mesmo autor até 3 vezes. 
· Todo o trabalho deve ser escrito em fonte Arial, justificado, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margem esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm; exceto nos casos de citação direta que deverá estar em tamanho 10, com espaçamento simples e recuo de 4 cm da margem esquerda, quando mais de 3 linhas (portanto, total da margem esquerda de 7 cm). ATENÇÃO PARA A FORMATAÇÃO !!
· Lembrar que as páginas começam a aparecer numeradas a partir da introdução, no entanto a contagem se inicia na folha de rosto (a capa não é contada). 
· Portanto, a introdução não começa como página 1, mas como página 3 ou 4, em contagem crescente até a última página do pré-projeto ou projeto.
· A introdução ou considerações finais, como o próprio nome diz, deve introduzir o trabalho; logo, também se recomenda que este introdutório tenha apenas uma ou duas páginas.
2 MÉTODO 
O desenho metodológico, também chamado de abordagem metodológica, está relacionado às decisões que se tomam para como se realizar a investigação ou o modelo. É o caminho ou a estratégia geral de investigação que se leva adiante para resolver o problema e implica uma série de decisões metodológicas a tomar por parte do investigador. 
De acordo com Dieterich (1999, p. 225), “o grande valor do método consiste em que o processo de construção do conhecimento objetivo, realiza-se dentro do diálogo, pela atividade dentro do meio de indução conduzido pelo mestre (...)”. Assim, esquematicamente se pode afirmar que a metodologia é o porquê do como da investigação. Isto é, a metodologia dá conta detalhadamente das razões pelas quais se vai realizar a investigação de uma forma específica em termos de contestar a pergunta.
Por esta razão, a metodologia não é uma lista de técnicas, mas que explica como, quando, por quanto tempo, em que condições e com que implicações se vão instrumentalizar umas técnicas e metodologias. Esta deve ser clara e específica, elaborando com detalhes como se espera produzir os dados requeridos para responder a pergunta da investigação.
Dicas:
· Definir metodologia científica com embasamento teórico, seguindo as normas da ABNT para referenciar o material utilizado. 
· Preferencialmente citar diferentes autores. 
· Não esquecer de paginar.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Dicas:
· Desenvolvimento do estudo, contextualizado através de fundamentação teórica e científica com diversidades de autores de diferentes fontes de investigação, citados conforme às normas da ABNT, respondendo à questão norteadora e abrangendo os objetivos propostos.
· Lembre-se que são no mínimo 2 a 3 livros (marco teórico) e, pelo menos, 5 publicações (estado de arte), entre elas artigos científicos, monografias, teses, dissertações, protocolos e manuais indexados, para contextualização teórica do tema; além de 2 a 3 livros para fundamentação metodológica do artigo. Vale ressaltar que para o Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), será exigido 3 a 5 livros (marco teórico) e PELO MENOS 5 ARTIGOS DOS ÚLTIMOS 5 ANOS, além de publicações diversas, para contextualização teórica do tema; e 2 a 5 livros para fundamentação metodológica. 
· Deve-se também, realizar análises próprias, a partir do material estudado, o que não precisa referenciar. 
· No entanto, qualquer pensamento ou reflexão proveniente de alguma informação de algum autor, deve ser escrita como citação indireta, o que deve ser quase que a totalidade do estudo, onde se prioriza a interpretação e o entendimento do orientando sobre a informação obtida. 
· Nas citações indiretas, não há a obrigatoriedade de se colocar as páginas. Já as citações diretas, deve-se citar não somente o autor, mas o ano e a página, de acordo com as normas da ABNT. 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
( DEVE CONTER Análise própria do conteúdo estudado na pesquisa científica...) PELO MENOS 1 PÁGINA INTEIRA DIGITADA / IDEAL QUE TENHA PELO MENOS 1 PÁG. E MEIA ENTRE 2 PÁGINAS .
REFERÊNCIAS
Exemplo de Livros:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação. total de páginas ou de volumes.
Exemplo de partes de Livros (capítulos ou seções de livros) – Autor do Capítulo é o mesmo Autor do Livro:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título do capítulo: subtítulo. In: _____. Título do livro: subtítulo. Edição. Tradutor. Local de publicação: editora, ano de publicação. Número do volume e/ou capítulo. total de páginas ou páginas do capítulo.
Exemplo de partes de Livros (capítulos ou seções de livros) – Autor do Capítulo diferente do Autor do Livro:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es) do capítulo. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME, Iniciais do nome do autor do livro. Título do livro: subtítulo. Edição. Tradutor. Local de publicação: editora, ano de publicação. Número do volume e/ou capítulo. total de páginas ou páginas do capítulo.
Exemplo de Monografias, dissertações e teses:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título: subtítulo. Ano. Número de páginas. Tipo de trabalho: Monografia, Dissertação ou Tese (Grau e área) – Instituição, Universidade, Local.
Exemplo de Artigo de periódico:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título do artigo. Título do periódico por extenso, Local, volume, número ou fascículo, página inicial e final do artigo, mês de publicação abreviado. Ano.
Exemplo de Artigo científico:
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título do artigo. Local, página inicial e final do artigo, mês de publicação abreviado. Ano.
Exemplo de Documentos em meio eletrônico:
Seguir a regra de cada documento e no final acrescentar: 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 03 abr 2014.
Exemplo de Revista:
REVISTA. Local de publicação: Instituto, Ano de criação. Período de produção da revista. Nome do trabalho. Índice,ano de criação – ano de publicação. ISSN.
SOBRENOME, Iniciais do (s) nome (s) do autor (es). Título: subtítulo. Nome da Revista, Local de publicação, volume, número, ano de publicação.
APÊNDICES
(Qualquer material que tenha sido elaborado e confeccionado pelo grupo) – Imprimir e colocar no trabalho.
ANEXOS
 (Qualquer material que foi utilizado e não foi elaborado pelo grupo) – Imprimir ou xerocar e colocar anexo.
FOTOS
(Fotografias que estejam realacionadas ao tema do trabalho, pode ser fotos durante a construção do trabalho ou fotos durante a apresentação do trabalho e finalização do mesmo).

Continue navegando