Buscar

atividade discursiva processo penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
De extrema importância no trato das questões processuais penais é a identificação dos casos de nulidade. Os vícios ocorrentes no contexto procedimental acabam por mitigar a necessidade de estrita observância do devido processo legal, acarretando sérios prejuízos para as partes envolvidas na relação processual. De um lado, por exemplo, o Ministério Público como titular da ação penal, possui o interesse precípuo, tanto como parte, porém como fiscal da lei, de assegurar o estrito cumprimento das regras do jogo processual, para que o Estado alcance a legitimidade para efeito de concretizar o ius puniendi. De outro lado, o acusado em processo penal possui o relevante interesse de que tais normas sejam igualmente observadas, para que não se frustre o seu constitucional direito de bem exercer a defesa. Neste contexto, é fundamental ao jurista dedicado à ciência processual penal o conhecimento das nulidades e suas espécies.
Considerando as informações apresentadas, disserte sobre as nulidades absoluta e relativa, abordando sem seu texto as respectivas características e peculiaridades. Justifique sua resposta:
A nulidade processual ocorre quando há a inobservância das exigências previstas em lei, exigências que tem como finalidade proteger os princípios básicos, para que o processo possa se desenvolver da forma correta. A nulidade pode ser dividida em dois tipos, nulidade relativa e nulidade absoluta. 
A nulidade relativa é uma violação que atinge o interesse das partes, por se tratar de prejuízo relativo ele deve ser provado por aquele que o sofreu, podendo até mesmo ser corrigido. Já a nulidade absoluta se trata de uma violação a uma norma que atende o interesse público, ou quando ocorrer desacordo com os princípios constitucionais. A nulidade absoluta pode ser declarada de oficio pela autoridade judicial em qualquer grau, podendo ser conhecida em qualquer tempo.

Continue navegando

Outros materiais