Buscar

Atividade reflexiva l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio
	Aluno: Juliana Paulina da Silva 
	RGM: 21315957
	Polo: Madureira 
	Tutora: Guilherme Alonso
Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?
Introdução 
Hoje em dia, o docente precisa assumir uma postura mais pró- ativa dentro da “sala de aula”, buscando desta forma metodologias mais eficazes para serem aplicadas no processo de ensino-aprendizagem. Tais metodologias devem ser capazes de permitir o processo de construção do conhecimento, onde o discente seja o alvo do aprendizado, capaz de relacionar os conteúdos estudados com o cotidiano e com outras disciplinas, dessa maneira assumirão uma postura mais crítica e participativa dentro da sociedade.
Vivemos em uma sociedade em que a informação é cada vez mais acessível, disseminada rapidamente e em grandes volumes, a tecnologia se inova rapidamente e a ciência tem mostrado novas descobertas. 
O professor enfrentará vários desafios na prática docente, desde a sua formação continuada, constante atualização, uso de novas ferramentas em sala de aula, uso de informações que envolvam uma análise crítica e despertem a atenção do aluno, a interdisciplinaridade dos assuntos, até a sua análise crítica sobre suas práticas em sala de aula. 
Desenvolvimento 
Nesse contexto o professor deve buscar sempre manter-se atualizado sobre os fatos e acontecimento do mundo, da comunidade local e da escola, mas precisamente na sua área de atuação, para que possa promover uma boa contextualização dos desses assuntos, assim despertando interesse dos alunos a esses fatos, desenvolvendo suas práticas de modo que busque sempre estabelecer uma relação interdisciplinar dos assuntos tratados.
O docente deve ser mais dinâmico e moderno frente a esses novos desafios que a educação apresenta. No entanto, o acúmulo de conhecimento, técnicas, curso e ferramentas não significa que o docente será um bom profissional, sendo necessário um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, conforme aponta Nóvoa (1992). Essa análise crítico-reflexiva exige uma demanda de tempo, investimento pessoal, trabalho livre e criativo com vista à construção de identidade profissional. (Nóvoa. 1992).
“a preparação das aulas de hoje envolve, além do levantamento do conteúdo e da escolha de alguma dinâmica para a interação em sala, a pesquisa na internet e a atenção aos fatos e às notícias publicados nos jornais e revistas que possam ser utilizados para a contextualização em sala ou trabalhados como um novo conteúdo. As aulas em si estão mais complexas pela diversidade maior dos alunos, resultado das políticas de inclusão social e de expansão do ensino.” Boing (2008, p.106).
Essa construção da identidade e constante atualização profissional deve levar em conta o desenvolvimento da criatividade, e senso crítico do aluno que além de uma formação cidadã dará a este uma formação voltada ao mercado de trabalho que exige isso deste.
O docente muitas vezes terá o desafio de acumular funções educacionais pertencentes a família, pois há em nossa sociedade uma desestruturação familiar, por motivo de carga de trabalho elevada dos pais, desinteresse pela vida escolar do aluno e falta de valores familiares, ficando assim por conta do professor a formação da personalidade e caráter do aluno, qual deveria ser competência exclusiva da família, isso será um desafio para o docente.
De acordo com Guerra (2007), a arquitetura escolar é de suma importância para a educação, o autor afirma que a filosofia de trabalho da escola é comunicada visualmente pelas imagens apresentadas nas bibliotecas, nas quadras de esportes, nos pátios, nos centros de convivência e nas salas de aula. Um dos mecanismos para verificar a ação pedagógica consiste na disposição dos mobiliários e dos equipamentos nas salas e nos laboratórios. 
A postura profissional que o professor assume em seu cotidiano escolar, suas atitudes e forma de trabalhar, aliadas à sua capacidade de estimular e mediar a construção do conhecimento desenvolverão laços de afinidade, respeito, confiança e afeto com os seus alunos, tão importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 
Considerações Finais 
Portanto, para que o conhecimento seja transmitido de forma segura, além da mudança 
na postura do professor em relação ao “ensinar”, na transmissão do conhecimento. É necessário que esse docente esteja em constante atualização, desta forma, continuando a sua formação acadêmica, pois, os assuntos estão em incessantes mudanças e as pesquisas hoje em dia ocorrem de forma mais rápida e o professor precisa acrescentar isso em seu currículo, afim de tonar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. 
Estes devem também buscar realizar suas atividades de maneira independente, com planejamento e responsabilidade, mantendo uma postura ética, buscando alternativas para diferentes situações ou problemas, procurando desenvolver o total potencial de seus alunos.
Referências
BOING, L. A. Os sentidos do trabalho de professores itinerantes. 191 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2008.
NÓVOA, A. Formação de professores. In: Nóvoa. A. (org.). Vidas de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
GUERRA, V. P. Práticas pedagógicas no ensino médio: perspectivas da docência em salas-ambientes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2007.

Continue navegando