Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio
	Aluno: Juliana Paulina da Silva 
	RGM: 21315957
	Polo: Madureira 
	Tutora: Guilherme Alonso
Alun@: Laila Ferreira de Almeida
RGM: 019084668
Polo: Taquara
Tutora: Andrea Charquesi 
A diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui ou
prejudica o aprendizado?
Introdução 
A diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui ou
prejudica o aprendizado?
Introdução
A diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui ou
prejudica o aprendizado?
Introdução
A diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui ou prejudica o aprendizado?
Introdução 
Os professores possuem diversas ferramentas para facilitar o ensino. Mais do que isso, essas ferramentas devem ser utilizadas de modo a ganhar o interesse dos alunos. Essas ferramentas podem ser consideradas como recursos didáticos. 
O aprendizado depende de diversos fatores. É necessário que o aluno esteja interessado em aprender, mas também é necessário que o ensino seja adequado.
É possível que a enorme diversidade de recursos cause confusão nos docentes. Dessa maneira, podem utilizar ferramentas não adequadas para determinado tópico de ensino. Isso poderá prejudicar o aprendizado dos alunos. Entretanto, caso o professor saiba lidar com esses recursos e utilizá-los a seu favor, é provável que o aprendizado dos alunos seja favorecido. Para tal, é necessário entender a funcionalidade de cada ferramenta.
Desenvolvimento 
Utilizar recursos didáticos diferentes em sala de aula tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, possibilitando ganho no processo educativo, não somente para o aluno, mas também para o professor, que acaba por aprender coisas novas, tendo o recurso com um novo aliado e auxílio em suas aulas.
Portanto, a diversidade de recursos didáticos deve contribuir para o aprendizado, já que permite aos docentes uma maior gama de opções para abordar um conteúdo. Os recursos didáticos devem ser vistos como ferramentas para atingir um objetivo. Não é necessário temer a grande variedade existente, mas sim estudar essas ferramentas de modo a usá-las a seu favor em sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem. Essas ferramentas permitem conquistar o interesse dos alunos, assim como atingir todos os diferentes estilos de aprendizagem. 
 	O professor por sua vez, continua sendo o provocador, o facilitador, o orientador que assume uma responsabilidade social na construção / reconstrução do conhecimento científico. A relação entre professor e aluno é tão séria em termos de convivência dentro da escola que deve acontecer de forma positiva e amigável em sala de aula; muito mais em se tratando do processo de ensino-aprendizagem que trará isso como fator importante para que ocorra, pois, o professor é aquele que orienta e sendo bem orientado a aprendizagem ocorrerá de forma expressiva considerando que é um processo contínuo e bilateral que deverá ser significativo para o aluno envolvendo-o como pessoa. O aluno terá a oportunidade de relacionar o que aprende com suas experiências, e assim, interagir e transferir o que aprendeu em situações do cotidiano no seu mundo social.
	Não há sociedade sem prática educativa nem prática sem sociedade. Assim, a existência da prática educativa é um dos meios utilizados para se prover o indivíduo dos saberes e experiências culturais construídos historicamente pela humanidade, que os tornam aptos a atuar no meio social com condições de transformá-lo em função de suas necessidades coletivas, o que exige que, esta prática educativa esteja permanentemente em evolução, considerando a dinâmica da sociedade. Incorporar na prática recursos alternativos valendo-se da mídia impressa recursos didático-pedagógicos e tecnológicos poderá ser um caminho mais seguro e eficiente para a escola, uma vez que torna a prática pedagógica mais dinâmica, e a participação do aluno mais ativa no processo (Libâneo 1990). 
Considerações Finais 
A qualidade de ensino não deve estar atrelada simplesmente aos recursos utilizados pelo professor, mas sabe-se, que os recursos são ferramentas que ajudam o professor a ensinar melhor, isso, consiste em um desafio, tornar sua prática mais dinâmica no sentido de conduzir eficazmente seu aluno à aprendizagem.
A diversidade de recursos didáticos deve contribuir para o aprendizado, já que permite aos docentes uma maior gama de opções para abordar um conteúdo. Os recursos didáticos devem ser vistos como ferramentas para atingir um objetivo. 
No entanto, é necessário que o docente possua domínio do recurso que irá utilizar. Para tal, é necessário se manter atualizado através de estudos. Além disso, é de extrema importância planejar a aula com antecedência, para poder também planejar quais e quantos recursos serão necessários.  É importante reconhecer o estilo de aprendizagem predominante na sala de aula e utilizar essa informação a favor do professor. Com isso, é possível planejar aulas mais eficientes e que despertem o interesse dos alunos. 
Assim, a inserção de recursos didáticos diferenciados nas aulas resulta em uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos abordados, favorecendo o processo de ensino/aprendizagem, tornando-o de qualidade e estimulando o senso crítico e a participação dos alunos nas aulas. Diante disso, o professor, poderá despertar o interesse nos alunos, envolvendo-os cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO
DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professores. Adeus Professoras? Novas exigências educacionais e profissão docente. 9. ed. São Paulo, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v.67)

Mais conteúdos dessa disciplina