Buscar

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE_ACC ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O que é Judicialização da Saúde? 
Parte superior do formulário
É o conjunto de decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato. 
É o sistema que estabelece e regula o funcionamento de algo. 
É o conjunto de normas recolhidas e escritas, baseadas na experiência das relações humanas, que servem para ligar os fatos ou os acontecimentos ao Direito, em ordem à paz social (de modo a garantir ou a mostrar os direitos das partes, e, assim, atingir a igualdade e a liberdade entre os cidadãos). 
Refere-se à busca do Poder Judiciário como a última opção para a obtenção de medicamento ou tratamento negado pelo SUS — Sistema Nacional de Saúde —, seja por falta de previsão na RENAME — Relação Nacional de Medicamentos — ou por questões orçamentárias. 
2) Quanto à discussão referente ao SUS: STA 175, ART. 19-T, inciso II, é correto afirmar: 
Parte superior do formulário
Estão isentos de registro os medicamentos novos, destinados exclusivamente a uso experimental, sob controle médico, podendo, inclusive, ser importados mediante expressa autorização do Ministério da Saúde. 
A utilização de terapêutica experimental é permitida quando é aceita pelos órgãos competentes e com o consentimento do paciente ou de seu representante legal, adequadamente esclarecidos da situação e das possíveis consequências. 
São vedados em todas as esferas de gestão do SUS: a dispensação, o pagamento e o ressarcimento ou reembolso de medicamento e produto, nacional ou importado, sem registro da ANVISA — Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 
A entrada de medicamentos no território nacional, sem o devido registro na Anvisa, configura o crime previsto no artigo 273, §, página 1 de 21º-B, I, do Código Penal. 
3) A ineficiência do SUS induz: 
Parte superior do formulário
Tornar irreal o valor do contrato. 
Transformar a função do contrato de primária para secundária. 
Ignorar a natureza securitária do contrato. 
Nenhuma das anteriores. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando