Buscar

Resumo - Primeira Avaliação de Planctologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo - Primeira Avaliação de Planctologia 
Comunidade Ecológica são organismos que ficam agrupados baseados em suas similaridades funcionais, formando uma série de níveis operacionais.
A zona eufótica é importante para as comunidades aquáticas pois, é onde há a maior incidência de luz solar, tendo o suficiente para que ocorra a fotossíntese.
Fatores Físicos que afetam a vida marinha e efeitos:
1. O peso específico do plâncton = Espécies mais leves que a água flutuam logo abaixo da superfície ou em cima dela. A resistência que a película superficial opõe à sua ruptura faz com que a maioria dessas espécies fique impossibilitada de atravessá-la, ficando suspensa.
2. Viscosidade da água = A elevação da temperatura e uma consequente diminuição da viscosidade causem a descida dos organismos até camadas mais frias, mais viscosas e de maior densidade específica.
3. A produção de correntes de convecção causadas por diferenças de densidades, por conta da diferença de temperatura = As oscilações diurnas a temperatura da camada superficial da água já causam uma mistura mais ou menos intensa do plâncton.
Comunidades bentônicos são organismos que ficam associados ao substrato e Comunidade pelágica são organismos que não dependem do fundo marinho.
O plâncton difere do nécton apenas na capacidade de locomoção dos animais, que é reduzida. Sendo que na maioria das vezes, 
eles são arrastados livremente pelas correntes oceânicas.
Plâncton são organismos que não possuem movimentos próprios ou cujo poder de natação não é o suficiente para vencer os movimentos da água. Podendo ser tanto animal quanto vegetal, micro ou macroscópico. 
Homocromia é a habilidade de imitar a cor do ambiente, tornando-se transparentes, enquanto que Fluorescência é a capacidade de um organismo emitir luz quando exposto à radiação UV, que serve para atrair presas e evitar predadores e comunicação
Principais grupos de plâncton e suas características.
Fitoplâncton = A única célula que compõe a alga pode ser arredondada, oval, em forma de agulha. com projeções, cerdas ou espinhos. Principal produtor primário. Rápido crescimento de biomassa; Ocorrem em água doce ou oceânica;
Zooplâncton = Holoplâncton ( Passam todo o ciclo de vida como plâncton); Meroplâncton ( Passam parte do ciclo de vida como plâncton; Alimentam-se de vitelo ou do plâncton; Mantêm poucas características de suas fases planctônicas quando adultos - Metamorfose); Protozooplâncton (Heterótrofos unicelulares; protozoários: foraminíferos, radiolários, amebas; Parasitas); Bacterioplâncton (Bactérias e cianofíceas; Formas patogênicas e prejudiciais; Autótrofas; Fixação de N molecular)
Migração Vertical é o movimento de certos organismos em resposta a condições físico químicas ( Viscosidade, circulação oceânica global, luz, oxigênio, nutrientes); Fatores biológicos ( hábitos alimentares, ciclo de vida, predação);
 Flutuabilidade = (neutra, positiva ou negativa; Desenvolvimento de elementos esqueléticos menos densos, Composição química específica - regulação fisiológica, espessura de conchas e frústulas - enriquecimento em água dos tecidos e desenvolvimento de substâncias gelatinosas, secreção de gotas de óleo, desenvolvimento de flutuadores, Diminuição das dimensões do organismo, achatamento do corpo, existência de espinhos e apêndices plumosos, batimento de flagelos ou bandas ciliares e movimentos natatórios).
Partes Constituintes de uma Rede de Plâncton:
Abertura/Boca = Por onde entra a água, sendo delimitada por um aro circular;
Corpo = Malha filtrante
Copo coletor = Onde se deposita a amostra;
Redes de fito - Malhas menores para separação em laboratório;
Redes de zoo - Malhas maiores para ictioplâncton e macrozoo;
Principais métodos de coleta de plâncton:
Redes de Plâncton = Arrastos verticais, horizontais ou oblíquos; Velocidades de 1 a 2 nós; Quanto menor a malha = menor a velocidade; Risco de Colmatação e Extrusão; 
Vantagens - Filtração de grandes volumes; Probabilidade de captura de espécies raras; Pode ser seletiva; Modelos diversos; Fácil manuseio; Baixo Custo;
Desvantagens - Colmatação; Volume de água estimado; Contaminação; Extrusão; Evitamento; Não deteta agrupamento;
Garrafas = Frascos coletores, horizontal/vertical, podem ser fechados, coleta em profundidades específicas, sem mistura de camadas, coleta d organisms muito pequenos, produzida de material não tóxico, de 1 a 30 L; Deve ser lançada fechada previamente esterilizada, abertura em profundidade específica, fechamento da tampa, garrafa içada a bordo.
Vantagens - Coleta de micro e nano plâncton; Fácil manuseio; Volume conhecido; Coleta não seletiva; Amostras isoladas; Não danifica organismos coletados;
Desvantagens - Baixo conteúdo amostral; Escape de organismos maiores; Baixa densidade de organismos; Garrafas grandes são pesadas e de difícil manuseio; Coleta local;
Bombas = O tamanho da bomba/filtro deve corresponder ao tamanho dos organismos, taxa de fluxo, organismos devem estar em boas condições, evitar escape ao redor da boca, facilidade de operação.
Vantagens - Profundidade de coleta determinada, Volume conhecido, Uso de telas para separar organismos por tamanho, Controle direto sobre a coleta;
Desvantagens - Podem causar danos aos organismos; Dificuldade de coletas em grandes profundidades; Difíceis de manobrar com barco em movimento; Permitem o escape de organismos grandes; Sistema complexo;
Para realizar a avaliação da transparência da água usa-se o Disco de Secchi, onde a profundidade de desaparecimento é inversamente proporcional a quantidade de compostos na água. A medida é realizada no lado da sombra, afundando o disco até que o disco desapareça em uma certa profundidade, anotando o valor, afunda-se mais um pouco e em seguida levanta-se o disco, anotando a profundidade de reaparecimento. Realiza-se a média das duas profundidades, obtendo a profundidade de Secchi.
 Produtividade Primária
É a taxa de produção de compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, pela a fotossíntese ou quimiossíntese, durante um determinado tempo e espaço físico.
Fotossíntese é o processo celular pelo qual a maioria dos seres autótrofos produzem seu próprio alimento (substâncias orgânicas) a partir de elementos inorgânicos. A energia para a realização desse processo vem da luz, tendo como principal fonte o próprio Sol.
A fotossíntese bacteriana realizam um tipo de fotossíntese em que a substância doadora de elétrons não é a água, têm a produção de enxofre e não de O2, são anaeróbias estritas, o O2 inibe a produção de pigmentos fotossintéticos.
A Quimiossíntese é o processo em que a energia utilizada na formação de compostos orgânicos vem da oxidação de substâncias inorgânicos, como minerais presentes no solo ou na água.
Nas diferentes áreas do globo a produtividade primária pode se diferenciar - Existe uma incidência luminosa maior nas comunidades tropicais, o que permite uma maior produtividade primária quando comparada as outras regiões, por conta do aumento da latitude. E nas zonas tropicais, apresenta pouca variação nos valores de produtividade fitoplâncton nos quatros estações do ano, já em lagos temperados, a sazonalidade é pronunciada, com pelo menos dois no máximo.
Ciclo do Nitrogênio
Amonificação - É a formação de amônia resultante da decomposição tanto aeróbia como anaeróbia da parte nitrogenada da matéria orgânica por organismos heterotróficos.
Nitrificação - Ocorre a oxidação de compostos nitrogenados para Nitrato, onde tem a nitrosação (bactérias nitrosas oxidam amônia - Nitrito, em condições aeróbicas) e nitratação (bactérias nítricas oxidam nitrito - Nitrato , em condições aeróbicas).
Desnitrificação - O nitrato é reduzido em N2 molecular, em condições anaeróbias remove-se o nitrogênio do sistema;
Amonificação do Nitrato - O nitrato é reduzido a amônia em condições anaeróbias;
Fosfato
A comunidade zooplanctônica se alimentam de fito ou material particulado, eliminam fosfato orgânico; As macrófitas assimilam o fosfato pelas raízes, folhas, absorvendo o fosfato inorgânico do substrato,sendo que parte do P é incorporado e outra parte é liberado, dando um efeito de bombeamento; A comunidade Fitoplanctônica absorve p-orto e fosfato orgânico, assimilam e armazenam P, transfere para o zoo através da herbivoria, mantendo o P em “curto-circuito”; As bactérias decompõem matéria orgânica, liberando o P para o meio na forma inorgânica, e na presença de O2 o P precipita e na ausência do mesmo o P é liberado para a coluna d’água.
O enxofre quando na ausência de O2 acumula-se no hipolímnio, tornando essa porção nociva, atuando em nível enzimático, inibe a cadeia respiratória, através da desativação da enzima citocromo oxidase e no nível de hemoglobina, tornando a respiração inativa.
Indicador Biológico
É uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biológico ou abiótico de uma área ambiental, mostrando o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, ou indica a diversidade de um conjunto de táxons ou biodiversidade.
Vantagens - Facilmente Identificável; Ampla distribuição; Características ecológicas; Baixa Variabilidade específica; Desenvolver-se facilmente em laboratório; Pouca mobilidade; Acumula poluentes; Oferece informações qualitativas e rápidas;
Características que Torna o Plâncton um bom indicador:
São cosmopolitas - encontrados em todos os corpos d’água;
Encontrados em grandes quantidades;
Fácil amostragem;
Respondem rapidamente a mudanças no ambiente;
Estão na base da cadeia alimentar;
Alguns apresentam exigências específicas;

Outros materiais