Buscar

GABARITO HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO HIZTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
1-  A escola clássica de pensamento econômico foi uma linha de pensamento e implementação econômica com primórdios no século XVIII e influências práticas e acadêmicas até os dias de hoje. Qual o contexto do período histórico que originou a escola clássica?
R: Período histórico da primeira grande revolução industrial, com crescimento exponencial da produção.
2- As linhas de pensamento econômico são primordiais para a compreensão da realidade que nos cerca, assim como foram imprescindíveis para o desenvolvimento humano e econômico das nações. No que tange às linhas de pensamento econômico, o conceito de mão invisível pertence à escola clássica.  
Indique a definição do conceito de mão invisível
R: Regulação e ajustes econômicos realizados pelo próprio mercado, sem a intervenção direta econômica do Estado.
3- A Crise de 1929 gerou desemprego e recessão na economia norte-americana, com repercussão em muitas das nações do mundo. Qual foi a linha de pensamento econômico utilizada para enfrentar a Crise de 1929?
R: Escola keynesiana.
4- John Maynard Keynes é opositor direto de conceitos como a mão invisível do mercado e sua suposta possibilidade de se regular. Indique qual autor é diretamente oposto aos dogmas de John Maynard Keynes.
R: Adam Smith.
5- Existem pontos em comum entre os movimentos econômicos e as linhas de pensamento econômico, que decorrem de momentos históricos relacionados entre si e de conclusões agregadoras que formam como um todo o desenvolvimento crítico da economia.
Indique o ponto em comum entre a escola de pensamento marginalista e a escola clássica.
R: O fato de o indivíduo cidadão comum do Estado-nação se opor ao modelo econômico de controle central estatal.
6- Os preceitos da Escola Clássica de pensamento econômico são tratados com diferentes enfoques científicos, divididos entre seus principais autores. Indique qual autor da Escola Clássica possui a linha de estudo que trata majoritariamente da distribuição de rendimentos da produção.
R: David Ricardo.
7- O mercantilismo e a teoria keynesiana significaram grandes transformações no mundo, em suas determinadas épocas. Embora sejam linhas de pensamento econômico muito diferentes, assemelham-se em um aspecto. Defina em qual aspecto as linhas de pensamento econômico mercantilismo e teoria keynesiana se assemelham.
R: Protecionismo econômico.
8- Os autores das escolas de pensamento econômico são os responsáveis por descobrirem novas formas de se pensar o mundo, de modo a mudar o comportamento e o funcionamento das sociedades ao redor do globo. A Escola Clássica, assim como a Escola Keynesiana, por exemplo, tiveram influência em planos econômicos e modos de funcionamento dos Estados. 
Aponte a alternativa que apresenta autores da Escola Clássica de pensamento econômico:
R: Thomas Malthus, David Ricardo e John Stuart Mill.
9- : A escola clássica de pensamento econômico auxiliou o desenvolvimento da primeira grande Revolução Industrial, datada do século XIX. Aponte uma contribuição da primeira grande Revolução Industrial
R: Aumento exponencial da produção, que auxiliou a enfrentar o problema de escassez de alimentos.
10- A escola clássica de pensamento econômico significou o começo do liberalismo econômico do cidadão em relação ao Estado e à proteção à propriedade privada.Indique qual alternativa apresenta um autor da escola clássica.
R: John Stuart Mill
11- O mercantilismo e a teoria keynesiana significaram grandes transformações no mundo, em suas determinadas épocas. Embora sejam linhas de pensamento econômico muito diferentes, assemelham-se em um aspecto.Defina em qual aspecto as linhas de pensamento econômico mercantilismo e teoria keynesiana se assemelham.
R: Protecionismo econômico.
12- : John Maynard Keynes foi um ferrenho opositor da escola clássica de pensamento econômico. Indique a principal crítica de Keynes sobre a escola clássica.
R: Defendia que o conceito de mão invisível da escola clássica precisaria de alguma regulamentação do Estado, pois o mercado não poderia se autorregular.
13- Os preceitos da Escola Clássica de pensamento econômico são tratados com diferentes enfoques científicos, divididos entre seus principais autores.Indique qual autor da Escola Clássica possui a linha de estudo que trata majoritariamente da distribuição de rendimentos da produção.
R: David Ricardo.
14- Adam Smith foi o autor que tratou da liberdade econômica, da defesa da propriedade privada do indivíduo e da regulação da economia do próprio Estado.Adam Smith era autor de qual linha de pensamento econômico?
R: Escola clássica.
15- A Escola Marginalista originou-se do movimento econômico denominado marginalismo, datado do século XIX, o qual elucidou que o preço final de um produto é influenciado pela relação demanda e oferta.Foram autores entusiastas da Escola Marginalista, também denominado movimento do Marginalismo econômico, baseado na chamada "utilidade marginal”:
R: William Stanley Jevons, Carl Menger e Leon Walras.
16- A fisiocracia foi uma linha de pensamento econômico desenvolvida por economistas franceses, datada do século XVIII, os quais acreditavam que a riqueza das nações tinha como base a quantidade de terras agrícolas, e a capacidade de desenvolvimento da terra pelo Estado nação. Os autores da Fisiocracia são chamados de Fisiocratas.Foram autores Fisiocratas de pensamento econômico:
R: Francois Quesnay e Pierre Samuel du Pont de Nemours
17- O keynesianismo representou uma linha de pensamento econômico de enorme relevância, com influência na política norte-americana e no Reino Unido. Seu autor é respectivamente John Maynard Keynes, porém outros autores contribuíram acumulativamente para a linha. Foram autores keynesianos de pensamento econômico:
R: Amartya Sen, James Tobin e Joseph E. Stiglitz.
18- A escola clássica de pensamento econômico auxiliou o desenvolvimento da primeira grande Revolução Industrial, datada do século XIX. Aponte uma contribuição da primeira grande Revolução Industrial.
R: Aumento exponencial da produção, que auxiliou a enfrentar o problema de escassez de alimentos.
19- O mercantilismo e a teoria keynesiana significaram grandes transformações no mundo, em suas determinadas épocas. Embora sejam linhas de pensamento econômico muito diferentes, assemelham-se em um aspecto.Defina em qual aspecto as linhas de pensamento econômico mercantilismo e teoria keynesiana se assemelham.
R: Protecionismo econômico
20- : Regulamentação econômica, intervenção do Estado na economia, Estado como ente provedor, financiador e estimulador do desenvolvimento econômico, apesar de manter a atividade econômica fim privada, e não desenvolvida pelo próprio Estado, proteção social ao operário fabril, mas sem socialização dos meios de produção, e aplicação decorrente de recessão econômica em nações teoricamente livres e capitalistas. As características acima relacionam-se a qual linha de pensamento econômico?
R: Escola Keynesiana.
21- John Maynard Keynes foi um ferrenho opositor da escola clássica de pensamento econômico. Indique a principal crítica de Keynes sobre a escola clássica.
R: Defendia que o conceito de mão invisível da escola clássica precisaria de alguma regulamentação do Estado, pois o mercado não poderia se autorregular
22- : As linhas de pensamento econômico são primordiais para a compreensão da realidade que nos cerca, assim como foram imprescindíveis para o desenvolvimento humano e econômico das nações. No que tange às linhas de pensamento econômico, o conceito de mão invisível pertence à escola clássica. Indique a definição do conceito de mão invisível.
R: Regulação e ajustes econômicos realizados pelo próprio mercado, sem a intervenção direta econômica do Estado
23- Menor intervenção possível do Estado na economia, mão invisível do mercado como regulador, liberdade do indivíduo, garantia aos direitos da vida, igualdade perante as leis de ordenamento jurídico e proteção à propriedade.Identifique a qual linha depensamento econômico as características acima são relacionadas
R: Escola Clássica.
24- A intervenção do Estado na economia é ponto em comum de determinadas linhas de pensamento econômico, decorrentes de períodos históricos distintos, sendo, respectivamente, o período das grandes navegações e o início do século XX, que, por diferentes aspectos, entendia como primordial o papel estatal. Identifique quais linhas de pensamento econômico têm em comum a defesa da intervenção do Estado na economia.
R: Mercantilismo e escola keynesiana.
25- : A linha de pensamento econômico que estabeleceu associação entre a formação de riqueza de uma nação e o montante de ouro e prata que esta detinha, e acumulativamente entendia o protecionismo de Estado sobre os bens manufaturados e matériasprimas, passíveis de produção interna, e data do período de aumento do comércio e das grandes navegações, ao passo que valorizava a importância do papel da exportações. As características acima elencadas são relacionadas a qual linha de pensamento econômico?
R: Mercantilismo.
26- O mercantilismo resultou em período histórico imprescindível para a formação de mundo que temos nos dias de hoje.Indique o período do mercantilismo.
R: Período das grandes navegações e descoberta do Novo Mundo.
27- No contexto histórico do mercantilismo, os Estados da época tinham interesse em aumentar o próprio poder político; a burguesia, por sua vez, por meio de monopólios, promovia as atividades do comércio geral, ou seja, a atividade econômica da época. O que esse contexto de crescimento da atividade econômica e do comércio, por meio do fenômeno do mercantilismo, gerou para a sua época?
R: Acabou por proporcionar acúmulo de riquezas, e essa fase foi importante para o sistema capitalista
28- John Maynard Keynes foi um ferrenho opositor da escola clássica de pensamento econômico. Indique a principal crítica de Keynes sobre a escola clássica.
R: Defendia que o conceito de mão invisível da escola clássica precisaria de alguma regulamentação do Estado, pois o mercado não poderia se autorregular

Continue navegando