Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Não se pode desenvolver com propriedade nenhuma questão relativa ao ensino de língua sem estabelecer uma concepção de sujeito e de mundo. Uma proposta de ensino encerra sempre, esteja ou não explicitada, uma visão de mundo e de educação. 
BRITO, Luiz Percival Leme. A Sombra do Caos: Ensino de Língua X Tradição Gramatical. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270819. Acessado em 13 de setembro de 2019, às 18h19. 
  
Analise as alternativas abaixo acerca das tensões que circundam o ensino da gramática e assinale a opção correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Um dos grandes pontos de tensão acerca do ensino da Gramática ocorre entre professores e pais, pois estes afirmam que as escolas não desenvolvem mais habilidades gramaticais, baseadas na memorização, para o domínio da língua portuguesa. 
	Resposta Correta:
	 
Um dos grandes pontos de tensão acerca do ensino da Gramática ocorre entre professores e pais, pois estes afirmam que as escolas não desenvolvem mais habilidades gramaticais, baseadas na memorização, para o domínio da língua portuguesa. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Antigamente, o ensino da Gramática era baseado na memorização. Decoravam-se listas de verbos, preposições, conjunções e não se estabeleciam relações significativas entre estas aprendizagens e o cotidiano dos estudantes. Hoje, a gramática deve ser abordada de maneira dialógica com a vida dos estudantes, contextualizada, estabelecendo relações repletas de sentido. Os pais sentem-se tensos, pois não compreendem estas novas relações, desqualificando, muitas vezes, as novas maneiras de compreender a gramática. 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os conteúdos essenciais são aqueles que qualificam os indivíduos para a vida nas sociedades complexas, como o letramento e a aritmética, por exemplo. É fácil perceber a dificuldade que uma pessoa analfabeta (ou uma pessoa que não domina minimamente a aritmética) encontra para viver no mundo contemporâneo. Cabe à escola, então, prioritariamente, qualificar seus alunos nesses conteúdos. E cabe à disciplina de português uma boa fatia desta tarefa. Uma escola que não consegue levar seus alunos ao letramento fracassa completamente. 
NETO, José Borges. Ensinar Gramática na Escola? Disponível em http://www.revel.inf.br/files/e5c43b98325ed8dae986eca642e5c3d2.pdf. Acessado em 22 de agosto de 2019, às 10h22. 
 
Ensinar a Gramática de maneira significativa tem extrema relevância para a formação integral dos estudantes. 
 
Acerca da reflexão acima, leia as assertivas abaixo. 
 
I. As regras gramaticais devem ser ensinadas aos estudantes em diálogo com as diversas realidades que estes apresentam, com o intuito de tornar este processo significativo. 
II. Um dos objetivos essenciais que o ensino da Gramática Normativa deve apresentar é emancipar os sujeitos, pois estes podem fazer uso da linguagem para lutarem por suas causas. 
III. Nos anos iniciais da educação básica, a alfabetização e o letramento dialogam com o ensino rígido das regras gramaticais, sempre com o intuito de tornar o sujeito crítico. 
IV. A produção textual, nas aulas de Língua Portuguesa, dialoga com os conteúdos gramaticais, quando estes ensinamentos são utilizados para tornar o texto mais coeso e coerente. 
V. O ensino da Gramática Normativa, para que seja um processo significativo e emancipatório, deve ignorar a bagagem cultural e linguística que os sujeitos trazem. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Qualquer aprendizagem deve dialogar com a realidade dos estudantes, visto que fará sentido, será mais fácil de aprendê-la, de fazer relações, de interpretá-la e levar os conhecimentos adquiridos para a vida, sempre com o intuito de aprimorá-los. A partir desta compreensão, os sujeitos tornar-se-ão emancipados, utilizarão os seus conhecimentos linguísticos em prol do fortalecimento de suas demandas, fortalecerão a sua identidade. Isso ocorre, pois um bom uso da língua faz com que haja melhor compreensão do texto, a partir do uso adequado de elementos de coesão e coerência.  
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (2008), da Academia de Letras, traz as seguintes significados para o verbete “frisar¹”: 1. Anelar-se, encrespar-se. Ela pintou e encrespou os cabelos. Com o uso daquele cosmético, seus cabelos frisaram-se. Frisou-se para ir ao baile. 2. Enrugar. Frisou a testa com aquela preocupação. O vento frisava a superfície da lagoa. Frisar²: 1. Pôr friso em: O pintor frisou a parede com tinta vermelha. 2. Citar ou referir com destaque. O professor frisou bastante certas recomendações, antes de iniciar a prova. 
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. 
 
Para que as produções textuais chamem mais a atenção do leitor, utilizam-se alguns recursos linguísticos. Acima, tem-se as várias acepções acerca de uma palavra que compõe a língua portuguesa. 
 
Os vários sentidos de um termo são conhecidos como 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Polissemia.
	Resposta Correta:
	 
Polissemia.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A polissemia ocorre quando uma palavra tem vários significados. Uma palavra, comumente, tem vários sentidos. Frisar, por exemplo, tem sentidos bem diferentes. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sempre foi preocupação do homem entender a linguagem. Desde a Grécia antiga, filósofos buscavam desvendar o seguinte mistério: as palavras espelham a realidade? Existe uma relação natural entre as palavras e os seres que elas nomeiam? Como a linguagem se organiza? Estes questionamentos atravessaram os tempos, até que, no século XX, a linguística se firma como ciência, apresentando um objeto de estudo bem-definido, objetivo, e um método de investigação. [...] A Semântica, área da Linguística que estuda o significado das línguas naturais, subdivide-se em vários tipos, de acordo com as variadas visões dos especialistas nessa área. Desta forma, há a semântica textual, formal, lexical, discursiva, cognitiva, dentre outras, ligadas por um ponto comum: em todas elas o objeto de estudo é o significado.  
PINTO, D. C. de M.; COELHO, F. A. C.; CABRAL, M. P. de L.; RIBEIRO, R. M. P. Introdução à Semântica. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016. Disponível em https://canalcederj.cecierj.edu.br/122016/89e37050506a18d67892651721082ce9.pdf. Acessado em 26 de agosto de 2019, às 20h05. 
 
Ao analisar a semântica de uma frase, é necessário levar em consideração a compatibilidade de sentido. 
Sobre a afirmativa acima, é correto afirmar que: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Para que haja compreensão plena de uma frase é necessário analisar os termos e a relação que há entre eles, ou seja, verificar se a junção das palavras tem valor semântico e se não ocorre duplo sentido. 
	Resposta Correta:
	 
Para que haja compreensão plena de uma frase é necessário analisar os termos e a relação que há entre eles, ou seja, verificar se a junção das palavras tem valor semântico e se não ocorre duplo sentido. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A escrita requer atenção quanto à análise semântica da estrutura. Muitas vezes, as frases apresentam duplo sentido, fenômeno que pode ser eliminado com a mudança de posição das palavras. Além disso, esta mudança pode proporcionar novos sentidos. É por isso que o emissor deve pensar na mensagem que quer transmitir e na estrutura que irá compor este texto. 
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os sinais de pontuação datam da época relativamente recente na história da escrita, embora se possa afirmar uma continuidade de alguns sinais desde os gregos, latinos e alta Idade Média, constituem hoje peça fundamental da comunicação e se impõe como objeto de estudo e aprendizagem. 
BECHARA, Ivanildo. Moderna Gramática Portuguesa – 37ª ed. Riode Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 604. 
 
Leia as assertivas abaixo a respeito do uso correto dos sinais de pontuação. 
 
I. O uso das aspas em textos acadêmicos é bastante recorrente para citar uma frase de outro autor. 
II. Não há sinais de pontuação que devem ser utilizados para indicar estrangeirismos, visto que as regras gramaticais indicam a não utilização destes termos. 
III. As ideias implícitas do enunciador podem ser indicadas a partir do uso de reticências. 
IV. O uso do travessão indica, somente, que haverá mudança de interlocutor na narrativa. 
V. Os dois pontos introduzem uma citação ou fala e explicam termos e expressões em uma frase. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. Os estrangeirismos podem ser indicados por aspas. O uso do travessão, além de apresentar uma fala, também pode indicar destaque de alguma informação dentro de uma frase. 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	0 laço que une o significante ao significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos dizer mais simplesmente: o signo linguístico é arbitrário. 0 princípio da arbitrariedade do signo não é contestado por ninguém; às vezes, porém, é mais fácil descobrir uma verdade do que lhe assinalar o lugar que lhe cabe. 
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 81. 
 
A respeito da arbitrariedade dos signos linguísticos, é correto afirmar que: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A arbitrariedade dos signos diz respeito às convenções linguísticas que os falantes de uma mesma língua reconhecem. 
	Resposta Correta:
	 
A arbitrariedade dos signos diz respeito às convenções linguísticas que os falantes de uma mesma língua reconhecem. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A arbitrariedade dos signos é a convenção estabelecida entre os falantes de uma língua em relação aos signos linguísticos. Escreve-se de determinada maneira, por exemplo, pois os grupos sociais definiram esta maneira. 
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As línguas vivem e evoluem, se modificam e se transformam com o tempo. Elas não se degeneram. Apenas mudam, de modo gradual e coerente, adquirindo novos valores sociolinguísticos, isto é, valores ligados às diferentes formas que assumem no uso social, por diferentes grupos de falantes. [...] Para os seguidores e defensores da gramática normativa, aquela que considera que falar e escrever corretamente resultam da obediência às regras da variedade padrão (escrita ou oral), o erro consiste na transgressão dessas regras. Assim, os usos que se fazem da língua nas interações cotidianas tendem a ser rejeitados ou considerados incorretos, na medida em que, por estarem a serviço da interlocução, nem sempre estarão de acordo com a prescrição gramatical. 
MARINHO, J. H. C.; VAL, M. da G. C. Variação linguística e ensino: caderno do professor. Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf. Acessado em 26 de agosto de 2019, às 23h44. 
 
A respeito da presença de elementos que apresentem as variantes linguísticas de uma língua, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Em língua portuguesa, é possível aparecer as variações linguísticas regionais em textos literários, sendo apresentadas entre aspas e nunca apontadas como erro. 
	Resposta Correta:
	 
Em língua portuguesa, é possível aparecer as variações linguísticas regionais em textos literários, sendo apresentadas entre aspas e nunca apontadas como erro. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As variações linguísticas devem aparecer entre aspas, pois são maneiras diferenciadas de comunicação. Nunca deve ser apontada como errada, pois essa atitude gera o preconceito linguístico. 
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	A língua, na sua modalidade escrita, exige o uso de certos recursos para evitar, sobretudo, a ambiguidade; isto é, a falta de clareza nos textos ou para “reproduzir” o ritmo da prosódia da língua oral (falada) na leitura. Um destes recursos é a vírgula, definida seja nos manuais didáticos de língua portuguesa, seja nos dicionários, como sendo um sinal de pontuação usado para indicar a menor de todas as pausas (na escrita).  
ARAÚJO, Alex Pereira de. A Ordem da Vírgula: Uma Questão de Sintaxe ou de Prosódia? Disponível em https://www.academia.edu/11676935/A_ordem_da_v%C3%ADrgula_-_Alex_Pereira_de_Araujo_revisado_em_2014_PDF. Acessado em 26 de agosto de 2019, às 22h36. 
 
A respeito do uso correto da vírgula, é correto afirmar que: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A vírgula deve separar as orações subordinadas adjetivas explicativas e as restritivas da oração principal. 
	Resposta Correta:
	 
Não se utiliza a vírgula para separar sujeitos de verbos, verbos de seus predicados, núcleo dos substantivos dos adjuntos adnominais ou complementos nominais. 
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. Os sujeitos nunca devem ser separados de seus predicados verbais. A oração subordinativa adverbial, quando inserida antes da oração principal, deve ser separada por vírgula. Para que haja melhor organização as vírgulas devem separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas e as orações subordinadas adjetivas restritivas. 
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O acesso à Internet se popularizou tanto que tem despertado a atenção dos cientistas, pois é comum vermos lingüistas (MARCUSCHI & XAVIER, 2004), pedagogos (PEREIRA, 2004), psicólogos (WALLACE, 2001), antropólogos e sociólogos (MAYANS, 2002) preocupados em compreender o fenômeno da comunicação digital. Tanto interesse se justifica porque a Internet gera novas formas de usar a linguagem, suscitando novos gêneros, inclusive inimagináveis até a sua criação. 
ARAÚJO, J. C.; COSTA, N. Momentos Interativos de um Chat Aberto: A Composição do Gênero. In: Júlio César Araújo (organizador). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 21.   
 
A respeito dos gêneros textuais digitais, como a mensagem de texto, as postagens em redes sociais, os bate-papos e outros meios de comunicação, é correto afirmar que: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os meios digitais, para a comunicação, evoluíram bastante e a escola deve dialogar com esta realidade, inserindo os gêneros digitais nas atividades pedagógicas. 
	Resposta Correta:
	 
Os meios digitais, para a comunicação, evoluíram bastante e a escola deve dialogar com esta realidade, inserindo os gêneros digitais nas atividades pedagógicas. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Os gêneros digitais aprimoram o trabalho nas salas de aula, pois atribuem significado às aprendizagens, aproximam os estudantes aos saberes, incentivam a maioria deles para um maior engajamento com as propostas. Eles podem ser utilizados de várias maneiras, como texto autobiográfico e descritivo, quando se pede para apresentar-se aos moldes de uma rede social, o diálogo, a partir de bate-papos, o treino da oralidade, quando se gravam tutoriais, por exemplo. 
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A educação deve conter a integração com o outro, não apenas professor com professor, mas também professor e estagiário. Compartilhar a maneira como trabalha, a forma como encaminha o trabalho, são sugestões que somam à bagagem que o acadêmico está formando para que possa desempenhar sua tarefa com mais segurança. Ser profissional da educação requer um trabalho com objetividade: educar para incluir e elevar-se socialmente, levando em consideração a complexidade de todas as formas que nos rodeiam para conhecer e entender, para mudar com consciência este mundo na qual nos encontramos inseridos. 
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.. A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas.Disponível em http://alex.pro.br/estagio1.pdf. Acessado em 13 de setembro de 2019, às 14h17. 
 
Analise as alternativas abaixo, a respeito da observação do trabalho de um professor que já atua na educação básica, e marque a correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A análise acerca da observação e entrevista realizadas com um docente que já atua em sala de aula é importante para a verificação de como está ocorrendo o processo de aprendizagem da língua portuguesa naquele determinado ambiente. 
	Resposta Correta:
	 
A análise acerca da observação e entrevista realizadas com um docente que já atua em sala de aula é importante para a verificação de como está ocorrendo o processo de aprendizagem da língua portuguesa naquele determinado ambiente. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A atividade de observação é de extrema relevância para que os estudantes de Letras possam ter contato com as práticas docentes daqueles que já exercem a profissão, com o intuito de analisar o que há de comum e controverso entre os saberes e concepções que se constroem durante a formação inicial dos professores e as práticas dos que já atuam na docência.

Continue navegando