Buscar

Atividade Contextualizada AOL5 . modelo com nota nove na disciplina de metodologia da uninassau.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A dificuldade da prática da escrita nos anos iniciais dos alunos do ensino superior, a importância da compreensão da estrutura textual e adoção de estratégias para a elaboração de trabalhos científicos eficientes
 Jéssica Miranda Barros 
17030220
Fisioterapia
A educação brasileira apresenta lacunas, quando se trata do ensino da língua portuguesa, haja vista, existem várias causas que contribuem para a dificuldade da prática da escrita nos anos iniciais do curso superior, algumas delas são: falta de suporte da escola ao aluno, para ter acesso a uma educação de qualidade, falta de incentivo à escrita, desde a base nos bancos escolares, como também, falta de interesse do discente. Mediante a isso, quando todos esses fatores são somados, o reflexo é dado quando se ingressa ao ensino superior, o aluno se depara com outra realidade acadêmica, quando o conteúdo não adquirido fará falta, são muitas regras gramaticais, vocabulário rebuscado, estrutura do trabalho, normas, que deverão ser adotados pelos mesmos na Universidade/Faculdade, que está distante da realidade de muitos estudantes, que ainda não sabem como é produzir um trabalho de nível superior, não tiveram acesso ao meio científico, desde cedo, bem como, não adquiriram conhecimentos suficientes durante o ensino fundamental e médio, para iniciar sua vida acadêmica, sem dificuldades, o que refletirá na produtividade cientifica.
 Com isso, levando em consideração a importância da escrita, e da elaboração de textos científicos, temos um elemento fundamental, para um texto eficiente, que é o parágrafo, sendo uma estrutura que está superior à frase, ou seja, é a união de um grupo de frases, para desenvolver satisfatoriamente uma única ideia-núcleo, sua formação assertiva é fulcral, para que o texto seja compreendido. Ele consta, especialmente, na dissertação e na descrição, de duas e até três partes, sendo elas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Que se tem início pela Introdução, que também pode ser denominada como tópico frasal, ela se constitui com uma ou duas frases curtas, expressada de maneira sintética, é a ideia principal; O Desenvolvimento, é a ampliação do tópico frasal, apresenta ideias secundárias para esclarecer ou fundamentar a ideia principal do texto; E a Conclusão, que nem sempre está presente, sobretudo em parágrafos mais curtos e simples, e é a síntese de tudo que foi discorrido. 
 Portanto, a utilização de estratégias facilita muito o processo de elaboração de um trabalho acadêmico, existem diversas maneiras que um discente pode adotar para essa execução sem dificuldades, fazendo o uso de ferramentas, como um manual para elaboração de trabalhos científicos, encontrados em plataformas acadêmicas, a partir disso, é possível começar a desenvolver o trabalho, seguindo o guia, iniciar a pesquisa, definindo o tema do trabalho, fazendo o levantamento bibliográfico, podendo utilizar textos já redigidos sobre a temática para embasar as ideias, obtendo o material, importante que tenhamos acesso ao material completo, ler o material, para que somente o que for relevante seja usado, ou seja, fazer a seleção desse textos, tendo em vista essas metodologias, aprender a fazer a apresentação gráfica do exposto, utilizando a ABNT.
Referências: 
DO PARÁGRAFO, II ESTRUTURA. O PARÁGRAFO. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/dlpl/contents/documentos/banco-de-textos/oparagrafo.pdf. Acesso em: 15de abril de 2021.
Manual para elaboração de trabalhos científicos / organizado por Janaina Lopes da Motta e Olimpia Vale de Resende / supervisão de Rita Guérios Bornia e Marisa Schargel Maia – 3. ed. – Rio de Janeiro: Maternidade Escola da UFRJ, 2015. 39p. 1. Dissertações – elaboração e normalização. 2. Monografias – elaboração. I. Motta, Janaina Lopes da. II. Resende, Olimpia Vale de. III. Bornia, Rita Guérios. IV. Maia, Marisa Schargel. V. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maternidade Escola. VI. Título. . Disponível em: http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/ensino/projetos/manual_me_completo_julho_2015.pdf. Acesso em: 15de abril de 2021.
MOTTA¹, Íride Luiza de Oliveira Murari. DIFICULDADES NA ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: uma análise das narrativas escritas dos alunos da Faculdade Eduvale. MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO EDUCACIONAL DE RONDONÓPOLIS...... 59, p. 20, 2010. . Disponível em: http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/y9SRSSSxZLLmqUG_2017-1-18-9-39-23.pdf#page=20. Acesso em: 15de abril de 2021.

Continue navegando