Buscar

Exercícios - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Lei n. 9656/98 instituiu alguns conceitos e parâmetros fundamentais diretamente relacionados aos planos de saúde e seguros privados de assistência à saúde. Dentre as afirmações abaixo assinale a que não se enquadra nesses conceitos e parâmetros instituídos pela Lei.
	
	
	
	A Lei introduziu no campo dos direitos sociais o direito do aposentado e do demitido de permanecer no plano de assistência à saúde nos mesmos moldes praticados pela empresa contratante, desde que assuma o seu pagamento integral.
	
	
	A Lei proíbe a exclusão de cobertura às doenças ou lesões preexistentes aquelas que o consumidor ou seu responsável saiba ser portador ou sofredor à data da contratação com a operadora de plano de assistência à saúde. Portanto o consumidor fica obrigado a informar à empresa, quando esta solicitar, ¿a condição sabida de doença ou lesão preexistente, previamente à assinatura do contrato, sob pena de imputação de fraude, sujeito à suspensão ou denúncia do contrato.
	
	
	A Lei conferiu à ANS competência para fixar as coberturas assistenciais, inclusive para transplantes e procedimentos de alta complexidade.
	
	
	A Lei instituiu o plano-referência de assistência à saúde, que é um plano de oferecimento obrigatório por todas as operadoras entre as modalidades de planos de saúde existentes em cada operadora, e suas diversas coberturas e veio a sistematizar, padronizar e permitir a aferição dos serviços ofertados.
	
	
	A Lei não determina uma limitação prévia no preço do plano. Sendo assim, sua fixação inicial é livre, só não podendo ser inferior ao valor mínimo apurado na forma da nota técnica atuarial de registro do plano junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de forma a se evitar a concorrência predatória e o desequilíbrio contratual. Entretanto, os reajustes financeiros aplicados aos contratos são regulados.
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído pela Lei n. 8.078/90 com o intuito de estabelecer limites ao legislador ordinário, impedindo a criação de normas com conteúdos que restrinjam ou anulem qualquer direito do consumidor. Nesse contexto, segundo o próprio instrumento legal citado, algumas definições bastante específicas e legais impõem-se ao conhecimento. Dentre as definições abaixo, assinale a incorreta.
	
	
	
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, equiparando-se o consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que aja intervindo nas relações de consumo.
	
	
	Responsabilidade Extracontratual: decorrente de desobediência a uma imposição legal. Também conhecida como aquiliana, o agente não tem vínculo contratual com a vítima, mas, tem vínculo legal, uma vez que, por conta do descumprimento de um dever legal, o agente por ação ou omissão, com nexo de causalidade e culpa ou dolo, causará à vítima um dano.
	
	
	Responsabilidade civil é um dever jurídico de reparar o dano decorrente do descumprimento de obrigação contratual, ou seja, da vontade das pessoas.
	
	
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
	
	
	Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
Explicação:
Responsabilidade civil é um dever jurídico de reparar o dano decorrente do descumprimento de obrigação contratual, ou seja, da vontade das pessoas.
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A terceirização é uma tecnologia que pode ser tipificada consoante dois critérios distintos: a natureza do trabalho ou atividade que é terceirizada e:
	
	
	
	ao aumento da qualidade dos serviços a serem oferecidos aos clientes.
	
	
	o modo pelo qual a terceirização se opera.
	
	
	ao ganho de satisfação dos clientes.
	
	
	a relação com os clientes internos.
	
	
	ao ganho de competitividade.
	
Explicação:
	o modo pelo qual a terceirização acontece.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marque a alternativa correta sobre a saúde com base na Constituição Federal dentre as alternativas que se seguem:
	
	
	
	Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece como um direito de última geração atrás dos direitos ambientais e globais,conforme disposto no art. 6º, capítulo II, reservado aos direitos sociais
	
	
	Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece como segundo dos direitos sociais, logo após a educação, conforme disposto no art. 6º, capítulo II, reservado aos direitos sociais.
	
	
	Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece um direito privado e contributivo, logo após do direito ambiental, conforme disposto no art. 6º, capítulo II, reservado aos direitos sociais
	
	
	Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece como segundo dos direitos sociais, logo após o sistema financeiro e tributário nacional, conforme disposto no art. 6º, capítulo II, reservado aos direitos sociais
	
	
	Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece como um dos direitos estruturais do Estado e de sua organização federativa, logo após a educação, conforme disposto no art. 6º, capítulo II.
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre os principais aspectos jurídicos que permeiam a área de saúde no Brasil, foram feitas as seguintes afirmações: I - As relações de trabalho na saúde devem obedecer a leis e normas trabalhistas como qualquer outro segmento do mercado. II - Para o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as operadoras de saúde não se enquadram como fornecedores de serviço. III - A população brasileira tem recorrido à contratação de planos privados de saúde em decorrência da impossibilidade de o SUS cumprir o papel para o qual foi criado. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas a proposição III é incorreta.
	
	
	Apenas as proposições II e III são corretas.
	
	
	Apenas as proposições I e III são corretas.
	
	
	Apenas as proposições I e II são corretas.
	
	
	Apenas a proposição II é incorreta.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Contrato de Trabalho é a forma mais comum de vínculo empregatício entre empresas e profissionais e também aquela mais bem protegida pelo ordenamento jurídico, pois oferece garantias ao trabalhador que não existem em outras modalidades de prestação de serviços. Uma das Características do Contrato de Trabalho é que suas obrigações não se extinguem com a prática de um simples ato, deve haver a continuidade na prestação de serviços. Marque dentre as opções abaixo como é conhecida essa característica do contrato de trabalho.
	
	
	
	Consensualidade.
	
	
	Bilateralidade.
	
	
	Não solene.
	
	
	Trato Sucessivo.
	
	
	Onerosidade.
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído pela Lei 8.078/90 com o intuito de estabelecer limites ao legislador ordinário, impedindo a criação de normas com conteúdos que restrinjam ou anulem qualquer direito do consumidor. Para o CDC:
	
	
	
	a coletividade de pessoas, ainda que determináveis, não se configura como consumidor.
	
	
	Fornecedor é a pessoa física, pública e nacional que desenvolve atividade de prestação de serviços.
	
	
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
	
	
	Produto é o bem móvel, material ou imaterial.
	
	
	As operadoras de saúde não se enquadram como fornecedores de serviço.

Continue navegando