Buscar

98A3 HEMOTERAPIA E BCO DE SANGUE (ED BIOMEDICINA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Quanto ao procedimento de coleta de sangue, avalie as afirmações abaixo:
I. O volume admitido por doação é de 450ml ± 10% ml, não devendo exceder mais de 525mL de sangue total coletado, considerando-se o volume da amostra extraído para a realização dos exames laboratoriais.
II. A coleta de sangue deve ser realizada em condições assépticas, mediante uma só punção venosa, em bolsas plásticas, mantendo o sistema fechado, realizada por profissionais de saúde capacitados, sob supervisão de médico ou enfermeiro.
III. Se for necessária a realização de mais de uma punção, a bolsa de coleta pode ser reutilizada.
IV. As amostras para os testes laboratoriais devem ser coletadas apenas na primeira doação do candidato.
V. O tempo e coldeta deve ser registrado, não devendo ser superior a 15 minutos com processos de homogeneização do sangue coletado e anticoagulante da bolsa plástica.
Resposta: B (Apenas as afirmações I, II e V.)
2- Em relação à plaquetaferese avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Deve-se realizar uma contagem de plaquetas em todos os candidatos à doação por plaquetaferese.
II. O intervalo mínimo entre duas plaquetafereses em um doador é de 72 horas.
III. Um mesmo doador pode realizar doações, no máximo, 4 vezes por mês e 24 vezes por ano. IV. Se um doador de plaquetas por aférese doar uma unidade de sangue total, ou se a perda de hemácias durante o procedimento for superior a 200 ml, devem transcorrer pelo menos oito semanas, antes que um novo procedimento de plaquetaferese seja realizado.
As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:
Resposta: D (V, F, V, F.)
3- São considerados inaptos definitivos para doação de sangue os candidatos que:
Resposta: C (tenham antecedente de compartilhamento de seringas ou agulhas.)
4- Em relação à coleta do sangue, é correto afirmar que:
Resposta: B (a coleta do sangue pode ocorrer de duas formas, sendo a mais comum a coleta do sangue total.)
5- Em relação à coleta de plasma por aférese, é correto afirmar que:
Resposta: D (o volume de plasma por coleta não deve exceder 10 mI/kg (máximo de 600 mI).)
6- Uma das principais soluções preservadoras/aditivas utilizadas pelas indústrias de bolsas é a CPDA 1 (Ácido Cítrico, Citrato de Sódio, Fosfato de Sódio, Dextrose e Adenina). A principal função do citrato de sódio é:
Resposta: E (Maior tempo de coleta.)
7- Os serviços de hemoterapia devem garantir a adequada conservação dos hemocomponentes. De acordo com as resoluções de normatização da ANVISA, as câmaras de refrigeração e de congelamento de sangue e hemocomponentes não devem:
Resposta: D (armazenar na mesma área sangue e hemocomponentes que foram liberados e não liberados.)
8- Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes e derivados. Os vários órgãos e entidades que executam ou venham a executar serviços de hemoterapia podem realizar diferentes atividades no âmbito das atividades hemoterápicas. Essas atividades ocorrem em estabelecimentos devidamente credenciados pelo Ministério da Saúde. Sobre os locais da prática hemoterápica e suas atribuições, leia as afirmações. Assinale a afirmativa correta:
I. Entende-se por serviço de hemoterapia todos os serviços que coletam, processam e testam o sangue de doadores e/ou distribuem hemoderivados, podendo ou não realizar transfusão de sangue.
II. Os serviços de assistência à saúde prestam atendimento aos usuários e recebem hemocomponentes dos serviços de hemoterapia para pacientes específicos, como as provas de compatibilidade realizadas pelos serviços de hemoterapia distribuidores. Nesses serviços estão as agências transfusionais - que, realizam coleta de sangue de doadores e realizam a transfusão do sangue.
III. As agências transfusionais que têm localização intra-hospitalar têm as funções de armazenar um estoque mínimo de hemocomponentes, de realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes. O suprimento de sangue a essas agências é realizado pelos serviços de hemoterapia de maior complexidade.
Resposta: C (Somente a afirmação III está correta.)
9- O sangue coletado de um doador é considerado sangue total, com volume médio de 450ml de sangue, misturado com solução preservante e anticoagulante. A partir dele obtemos é possível obter: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Em relação ao processamento, armazenamento e indicações destes hemocomponentes, assinale a alternativa correta:
I. O concentrado de hemácias é preparado a partir de uma unidade de sangue total através da remoção de 130 a 230 ml aproximadamente de plasma. O hematócrito varia entre 65% a 80%. Contém leucócitos, plaquetas e plasma. Deve ser armazenado em geladeira apropriada a temperatura de 4ºC (2-6ºC). O uso de uma unidade de concentrado de hemácias em adultos eleva os níveis de hemoglobina em 1 g/dl
II. O concentrado de plaquetas é reparado a partir de uma unidade de sangue total, por centrifugação. O volume final é de aproximadamente 50 a 70ml e deve conter, no mínimo, 5,5 x 1010 plaquetas. É utilizado com finalidade terapêutica quando o paciente apresenta sangramento e contagem de plaquetas inferior a 50.000/mm³
III. O plasma fresco congelado é obtido a partir do sangue total, pela separação e congelamento do plasma, dentro do período de até 8 horas após a coleta. É indicado, sobretudo, para expansão de volume plasmático e reposição proteica.
Resposta: D (Somente as afirmações I e II estão corretas.)
10- Algumas situações na clínica hemoterápica exigem cuidados adicionais na transfusão dos hemocomponentes entre eles a leucorredução, irradiação e lavagem com solução salina. Em relação a estes procedimentos especiais para hemocomponentes, está correto o que se afirma em:
I. Na leucorredução utiliza-se filtro para remoção de leucócitos. O concentrado de hemácias leucorreduzido está indicado na prevenção de reação transfusional febril não-hemolítica e na profilaxia de aloimunização em pacientes a serem politransfundidos.
II. O concentrado de hemácias irradiado é submetido à irradiação, na dose 2500 rads, em irradiador específico para sangue. É indicado para prevenir infecção pelo citomegalovírus.
III. O concentrado de hemácias lavado é preparado a partir de uma unidade de concentrado de hemácias, submetido a lavagem com solução salina estéril, através de centrifugação e remoção de quantidades significativas de restos celulares, potássio, plasma, plaquetas e leucócitos. O volume final é de aproximadamente 220 a 320ml. O hematócrito varia entre 50% a 75%. Este produto é indicado, por exemplo, em caso de reação alérgica às proteínas do plasma (urticária, anafilaxia).
Resposta: E (Somente as afirmações I e III estão corretas.)

Outros materiais