Buscar

Atividade Pratica l - Direito Imobiliário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Direito Imobiliário
Aluno (a): DIEGO ARMANDO GAUTO MARTINEZ 	
Data: 01 / 09 / 2021.
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
1. Estudamos neste capitulo que, para um contrato ser considerado valido, e preciso que ele atenda aos mesmos requisitos do negócio jurídico. Desses requisitos, explique com suas palavras o que é o agente capaz.
Todo e qualquer indivíduo que atingiu a maioridade, que não tenha nenhum tipo de deficiência física nem dependente química e que podem responder civilmente pelos seus atos perante o Código Civil. 
2. A Lei n. 10.406/2002 determina, no art. 426 (BRASIL, 2002), que não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. De um exemplo de um imóvel que seria herança de pessoa viva e que não poderia ser objeto de contrato.
Sabemos que a herança está ligada a sucessão de patrimônio e de bens deixados por alguém após o falecimento. Conforme o Código Civil a herança de pessoa viva é vedada na ordem jurídica, mas isso não significa que o patrimônio da pessoa viva é intransmissível, pois dentro dos institutos de direito civil, é possível se valer da doação para transmissão de patrimônio em vida. Exemplo, um pai que quer fazer doação da casa para um dos filhos, ele é considerado herança de pessoa viva. 
3. Redija uma clausula penal para um Contrato de Compra e Venda de Imóvel de tal forma que seja exequível e valida em caso de descumprimento.
Nesses casos, pode ficar no não realização do negócio, ficando desfeito o combinado, como também pode ser exigido algum pagamento, como no caso de perdas e danos. Mas a Lei possibilita que seja tratada uma clausula penal, que nada mais é do que uma multa convencionada pelas partes obrigando o pagamento a quem viola ou não cumpre o contrato. 
Avaliação Pesquisa/Prática