Buscar

Lista 9 - Mercado de Fatores 2 & Oligop+¦lio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 9 – Mercado de Fatores 2 & Oligopólio 1
1 - O emprego de professores assistentes (PAs) pelas universidades poderia ser caracterizado como monopsônio. Suponhamos que a demanda por PAs seja W = 30.000 - 125n, onde W é o salário (base anual) e n, o número de PAs contratados. Os PAs ofertam mão de obra ao salário de W = 1.000 + 75n.
a) Se as universidades quisessem se beneficiar de sua posição monopsonista, quantos PAs deveriam contratar? Que salário pagariam?
b) Por outro lado, se as universidades se defrontassem com uma oferta infinita de PAs para um salário anual igual a $10.000, quantos PAs elas contratariam?
2 - Uma cidade do interior possui um único restaurante. A função de produção desse restaurante é Q = 40L, onde L é a quantidade de trabalho e Q, a quantidade de refeições produzidas. Para contratar L unidades de trabalho, o restaurante paga (40 + 0,1L) por unidade de trabalho. Supondo que a curva de demanda seja dada por P(Q) = 30,75 – Q/1.000, determine a quantidade e preço que maximizam o lucro do restaurante.
3 - Uma indústria produtora do bem Q é constituída por duas empresas cujas funções de custo total são:
C1(q1) = 10q1 + 20
C2(q2) = 15q2 +18
A demanda de mercado é dada por q = max (30 - p, 0(, onde q é a quantidade total vendida no mercado. Pode-se afirmar que:
Caso a firma 1 assuma a liderança do mercado o lucro do duopolista 1 será maior que no caso em que o mercado organiza-se segundo os pressupostos de Cournot.
Este mercado, com duas firmas, não pode ser pensado como de concorrência perfeita.
4 - Duas empresas possuem a mesma função de custo C(q) = q2 + q + 1 e enfrentam uma função de demanda dada por q = 6 - p se p ( 6 e q = 0 se p > 6. Neste caso tem-se que:
Em equilíbrio de Cournot, cada empresa produzirá 1
Nesse equilíbrio, o lucro puro de cada empresa será 2
Se as duas empresa pertencessem a um único dono, o nível de produção total passaria para 2
Sob as hipóteses do último item, o lucro puro total passará para 2,125.
5 - Calcule os preços e quantidades de um mercado em duopólio onde as firmas seguem um comportamento Stackelberg, a função de demanda inversa é P(Q) = 15 - Q e os custos marginais são constantes e iguais a 5.
6 – Achar as quantidades de equilíbrio dos oligopólios de Cournot, Stackelberg e Bertrand no caso da demanda de mercado ser linear e os custos marginais das duas firmas no mercado são constantes e iguais a “c”.
7 - Considere um duopólio onde as estratégias de concorrência são os preços, a firma 1 é líder (decide primeiramente o preço) e a firma 2 é a seguidora (toma o preço da firma 1 como dado). O custo marginal da líder é constante e igual a 3 e o custo da seguidora é 
�. A demanda de mercado é . Achar o preço de equilíbrio desse duopólio.
8 - Considere o duopólio apresentado a seguir. A demanda é obtida por meio de P = 10 – Q, em que Q = Q1 + Q2. As funções de custo da empresa são C1(Q1) = 4 + 2Q1 e C2(Q2) = 3 + 3Q2. Responda :
Qual é a quantidade de produção de cada uma das empresas se elas atuam de forma não cooperativa? Utilize o modelo de Cournot, defina as curvas de reação das empresas e identifique o ponto de equilíbrio.
Qual o nível de produção conjunta capaz de maximizar os lucros? Qual a quantidade produzida por cada uma das empresas? 
9 - Suponha que duas empresas atuem num mercado com custos dados por C1 = 30Q1 e C2 = 30 Q2, em que Q1 é a quantidade produzida pela firma 1 e Q2 a quantidade produzida pela firma 2. O preço do mercado é determinado pela seguinte curva de demanda P = 150 – Q em que Q = Q1 + Q2. A partir dessas informações, calcule: 
o equilíbrio de Cournot-Nash, em termos de preço e quantidades, e o lucro de cada uma das empresas nesse equilíbrio.
A produção e o lucro de cada firma no caso delas decidirem formar um cartel.
Suponha que a empresa 1 fosse a única empresa do setor. De que forma a produção do mercado e o lucro da empresa 1 difeririam dos valores encontrados no item (b) acima?
_1401808859.unknown
_1401808860.unknown

Outros materiais