Buscar

AVALIAÇÃO Final (DISCURSIVA) - Avaliação Físico Funcional e Imagionologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA
Avaliação Físico Funcional e Imagionologia
1A dor musculoesquelética aguda é percebida em uma região do corpo, e acredita-se que sua origem está nos músculos, ligamentos, ossos ou articulações daquela região. A avaliação musculoesquelética e osteoarticular deve incluir uma busca completa por informações que possam ser úteis à compreensão do quadro clínico. É recomendado que o examinador questione o paciente quanto a uma possível transição entre diferentes tipos de dor. O conhecimento de quando iniciou a dor é de suma importância par um bom diagnóstico (ASPLUND; St. PIERRE, 2004). Cite quais os objetivos de realizar uma avaliação musculoesquelética e osteoarticular.
FONTE: ASPLUND, C.; St. PIERRE, P. Knee pain and bicycling - fitting concepts for clinicians. Phys Sportsmed, v. 4, n. 32, p. 23-30, 2006.
Resposta esperada
* Determinar a presença ou ausência do comprometimento envolvendo músculos, ossos e articulações. * Identificar os tecidos específicos que estão causando o comprometimento. * Identificar os fatores que predispuseram ou emergiram a partir da desordem. * Ajudar a formular objetivos do plano terapêutico, resultados desejados e intervenções fisioterapêuticas apropriados. * Determinar adaptações e indicar, quando necessário, equipamentos de órtese e prótese para melhorar a habilidade funcional nas atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas. * Verificar a efetividade do tratamento fisioterapêutico.
2A análise da mecânica pulmonar é importante nos pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) devido ao fato dos pulmões lesados terem uma função de barreira anormal. Os capilares pulmonares apresentam-se rompidos e as células epiteliais alveolares não podem retirar apropriadamente a água e solutos do espaço alveolar, ocasionando consequências para a mecânica respiratória, pois a lesão e o edema 17 aumentam a resistência e a elastância pulmonar (CHAZAL; HUBMAYR, 2003). Disserte sobre a mecânica respiratória.
FONTE: CHAZAL, I., HUBMAYR, R. D. Novel aspects of pulmonary mechanics in intensive care. Br. J. Anaesth, n. 91, p. 81-91, 2003.
Resposta esperada
*Para ter uma boa mecânica respiratória é importante que os músculos que desempenham a respiração trabalhem adequadamente. Os músculos principais da respiração são: diafragma e músculos intercostais externos. Esses músculos se contraem na inspiração e relaxam na expiração. *Na inspiração, acontece o seguinte: a cúpula do diafragma desce e se achata, aumentando o diâmetro vertical do tórax. Os músculos intercostais externos aumentam o volume intratorácico pela elevação das costelas. Os músculos escalenos atuam na elevação das costelas e do esterno. Os principais músculos acessórios da inspiração são: os esternocleidomastoideos, escalenos, peitoral menor e serrátil anterior. *Os principais músculos acessórios da expiração são: os oblíquos internos e externos do abdome, reto abdominal, transverso do abdome. *Durante a ventilação pulmonar, o ar externo vai até os alvéolos dos pulmões em razão das diferenças alternadas de pressão criadas pela contração e pelo relaxamento dos músculos respiratórios.

Continue navegando