Buscar

Liderença e Desenvolvimento de Equipes contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Liderança e Desenvolvimento de Equipes
 
Conteúdo do exercício
Olá aluno(a)!
Chegamos à Avaliação On-Line 6, denominada Atividade Contextualizada!
Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que a Tutoria On-line também poderá auxiliá-lo nesta avaliação, caso tenha dúvida, procure-o no Dúvidas de Conteúdo. Então vamos lá?
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Sou Carlos, fui recentemente promovido a líder da equipe do processo de agregar onde trabalho como analista de recursos humanos há dois anos. Apesar de o gerente de RH, Saturnino Fernandez, me ter informado das minhas novas funções, parece-me que mais ninguém foi informado, pois ninguém comentou o assunto comigo e todos me tratam como antes, como se não tivesse essa função.
Optei por não assumir o papel de líder dos meus colegas, enquanto esta alteração não for explícita para todos, tendo sido repreendido pelo meu superior, por me “demitir das minhas funções”.
Clarifiquei com ele a situação e de fato ele informou ao restante equipe. Os problemas começaram aí:
            - A Iris, analista de recursos humanos, a exercer funções similares às minhas há 6 anos, demitiu-se. Tinha com ela uma boa relação, mas foi-se embora sem sequer se despedir.
            - O Pablo, assistente de recursos humanos, recusa-se a fazer a maioria das tarefas que lhe peço, pois diz que o gerente lhe dá muito serviço e por isso não tem tempo para mais nada, inclusive pôs o estagiário para tirar fotocópias, sem me dar conhecimento.
            - O Rolando amigo de longa data e colega de faculdade, entramos juntos na empresa. Recusa-se a continuar a ter a mesma relação de amizade que tínhamos antes pois considera que não é possível separar a área profissional da esfera pessoal e diz que não quer ser o “amiguinho do chefe”.
O gerente atribui-me cada vez mais responsabilidades e não tenho possibilidade de cumprir com todas as minhas tarefas, apesar de todos os dias voltar para a empresa depois de jantar e ficar até bastante tarde.
Gosto do trabalho de coordenar pessoas, mas às vezes penso que não vai ser possível coordenar esta equipe.
Como posso voltar a ter a boa relação que tinha com estes colegas e ser um bom líder?
(adaptado: https://web.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/L20042005/EstudoCasoLideranca.doc)
Você é o responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes da empresa que Carlos trabalha. Mediante o contexto apresentado e o questionamento de Carlos, apresente para ele três (03) ações que precisa realizar para desenvolver e exercer o papel de líder na sua equipe de trabalho, e justifique a relevância de cada uma das ações apresentadas.
Lembrando:
- Ação: É uma tarefa ou atividade executada para se atingir o objetivo do case.
- Justificativa: É o motivo, (porque) da escolha das ações para se resolver o case.
- Após realizar suas reflexões, apresente o que se pede e fique atento aos critérios avaliativos.
- O texto resposta, deverá ser baseado nas perguntas, não sendo aceito cópia de trechos e/ou postagens sem as devidas citações e referências.
Ação I - exercer a função de gerencia atribuída - a promoção ao cargo dá-se a inúmeros fatores, dentre eles o merecimento profissional que fez o profissional crescer na empresa. É comum que pessoas desfaçam amizades por isso, devido à competitividade, é algo absolutamente normal, por isso precisa entender que na empresa o que vale é o cumprimento das tarefas atribuídas a descrição de cargo ao qual foi promovido.
Ação II - exercer as atribuições de líder de equipe junto aos seus liderados. Independente do assistente receber tarefas do gerente, este deve solicitar o remanejamento de estagiário ou qualquer outro subordinado ao líder direto, toda empresa tem seu organograma e é importante prezar por isso. Caso o assistente não consiga exercer suas atribuições, solicitar ao líder imediato ajuda e aguardar a devida ação deste em busca da resolução dos problemas. 
Ação III - com o novo cargo, vem novas responsabilidades. É importante gerir bem essas responsabilidades de acordo com a lista de prioridades, independente da demanda de tarefas, respeitando sempre os prazos para o cumprimento delas, sem esquecer do bem-estar colaborativo respeitando sempre a carga horária.

Continue navegando