Buscar

mapa mental psicologia jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DO MAPA MENTAL, ATIVIDADE AVALIATIVA!
a) em que medida a Psicologia e o Direito contribuem um com o outro;
b)  no que consiste a Psicologia Jurídica; e
c) quais seriam os empecilhos na aproximação entre o Direito e a Psicologia.
RESPOSTA LETRA A - As mudanças sociais e culturais trazem novos conceitos e valores, os quais provocam reflexos no modo de vida da sociedade, aos conceitos de gênero, família e padrões de consumo, dentre outros. Às Ciências Jurídicas cumpre a difícil tarefa de acompanhar tais mudanças e, para isso, os operadores do Direito precisam recorrer à Psicologia para ajudar nesta função, visando a identificar as principais demandas existentes e as possíveis contribuições da Psicologia para melhorar o atendimento aos jurisdicionados. Concluiu-se que os psicólogos que atuam no Poder Judiciário podem contribuir para uma maior precisão nos feitos jurídicos nas áreas de família, infância e juventude e processos afins, fornecendo-lhes saberes e práticas. Ainda, que os operadores do Direito consideram que a Psicologia é a área de conhecimento com maiores condições de contribuir em casos envolvendo tais questões. Assim como a necessidade de se recomendar, a esses operadores, cuidado e maior atenção aos outros profissionais envolvidos no processo, bem como mais clareza na documentação por eles emitida.
RESPOSTA LETRA B - A Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. Podemos dizer que é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
O objeto de estudo da psicologia jurídica, assim como toda a psicologia, são os comportamentos que ocorrem ou que possam vir a ocorrer, porém não é todo e qualquer tipo de comportamento. Ela atua apenas nos casos onde se faz necessário um inter-relação entre o Direito e a Psicologia, como no caso de adoções, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciarias, entre outros.
RESPOSTA LETRA C - A psicologia Jurídica é uma área relativamente recente no Brasil, de modo que muitos profissionais que trabalham nesse setor não receberam formação específica durante a graduação, e só vão se deparar com as contradições e conflitos entre Psicologia e Direito apenas durante a atuação prática. A Psicologia Jurídica é uma área de especialidade da Psicologia e, por essa razão, o estudo desenvolvido nessa área deve possuir uma perspectiva psicológica que resultará num conhecimento específico. No entanto, pode-se valer de todo o conhecimento produzido pela ciência psicológica. O objeto de estudo da Psicologia Jurídica seriam os comportamentos complexos (conductas complejas) que ocorrem ou podem vir a ocorrer. Este, delimita e qualifica a ação da Psicologia como Jurídica, pois estudar comportamentos é uma das tarefas da Psicologia. Por jurídico, compreende-se as atividades realizadas por psicólogos nos tribunais e fora dele, as quais dariam aporte ao mundo do direito. Portanto, a especificidade da Psicologia Jurídica ocorre nesse campo de interseção com o Direito. Como o psicólogo não é um investigador da mente humana a serviço da Justiça, ele pode e deve tentar aclarar o sentido, interpretar coisas que não são perceptíveis ao operador do Direito.

Continue navegando