Buscar

GÊNERO - Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPONENTE CURRICULAR: GÊNERO, SAÚDE E ENFERMAGEM
1. Construa um caso exemplificando uma situação em que retrate uma violação de direitos na área da saúde, enfatizando a atuação do enfermeiro para minimizar. (1,0)
Caso construído: Gabriela, uma mulher presa por roubo, grávida de 8 meses. Logo quando foi presa sofreu maus tratos e agressões, não sendo considerado que essa estava grávida. Não teve nenhum acompanhamento de pré-natal desde que chegou a unidade prisional e não foi levada a nenhum serviço de saúde, mesmo apresentando sangramentos constantes. Ela vivia sob condições insalubres e em uma cela superlotada.
Segundo o Art. 196 da constituição federal a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Mas, no caso de Gabriela e de muitas outras mulheres privadas de liberdade, o direito à saúde não acontece. Sendo assim, uma grande problemática, uma vez que a saúde deveria acontecer de forma igualitária e universal. Com isso, esse exemplo que reflete na realidade é uma forma clara de violação de direitos.
O enfermeiro deve ter um papel importante para minimizar essa problemática, levando os cuidados de enfermagem às unidades prisionais ou realizar o atendimento dessas mulheres nos serviços de saúde. Cabe aos profissionais de saúde terem um olhar holístico e sem preconceitos para que se promova saúde para todos os usuários, independente de quem seja.

Continue navegando