Buscar

EXERC+ìCIOS TERCEIRO SETOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS: TERCEIRO SETOR
PROF: ALANA MENEZES
1.A Associação Delta se dedica à promoção do voluntariado e foi qualificada como Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos – OSCIP, após o que formalizou termo de parceria com a União, por meio do qual recebeu recursos que aplicou integralmente na realização de suas atividades, inclusive na aquisição de um imóvel, que passou a ser a sede da entidade. Com base nessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
A) A Associação não poderia ter sido qualificada como OSCIP, considerando que o seu objeto é a promoção do voluntariado. 
B) A qualificação como OSCIP é ato discricionário da Administração Pública, que poderia indeferi-lo, mesmo que preenchidos os requisitos legais.
C) A qualificação como OSCIP não autoriza o recebimento de recursos financeiros por meio de termo de parceria, mas somente mediante contrato de gestão.
D) A Associação não tem liberdade para alienar livremente os bens adquiridos com recursos públicos provenientes de termo de parceria
2.As organizações sociais, disciplinadas pela Lei nº 9637/98 na esfera federal são aquelas assim declaradas como pessoas jurídicas de direito
(A) Público ou privado, prestadoras de serviço público que se submetem integralmente ao regime de direito público
(B) Privado, com fins lucrativos, que desempenham serviços públicos não exclusivos do Estado e submetem-se a regime jurídico de direito privado
(C) Privado, com ou sem fins lucrativos, que recebem incentivos materiais e financeiros do poder público para desenvolvimento da atividade social e que, portanto, submetem-se integralmente à obrigação legal de licitar no decorrer de suas atividades
(D) Privado, sem fins lucrativos, que celebram contrato de gestão com o poder público para obtenção de recursos orçamentários e desenvolvem serviços sociais não exclusivos do Estado, podendo estar dispensadas de licitar no decorrer do exercício de suas atividades.
3.Organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e serviços sociais autônomos (sistema S), são espécies do gênero denominado entidades de colaboração com a Administração Pública. É característica comum dessas três espécies, conforme legislação federal.
(A)Serem beneficiárias de prerrogativas processuais semelhantes às das entidades de direito público, quando houver questionamento dos atos praticados no exercício de atividades consideradas de interesse público. 
(B) Estarem sujeitas ao controle dos Tribunais de Contas, embora tenham personalidade jurídica de direito privado 
(C) Contarem obrigatoriamente com a participação de representantes do poder público em seus órgãos internos de deliberação superior.
(D) Serem beneficiárias de contribuições parafiscais, estabelecidas para custeio de suas atividades de interesse público
(E) celebrarem obrigatoriamente contrato de gestão, com a Administração Pública, para desempenho de suas atividades.
 4. As Organizações Sociais:
(A) integram a Administração Indireta
(B) Equiparam-se às fundações, quanto à necessidade de concurso público para o provimento de seus cargos.
(C) Estão disciplinadas em lei federal, cujas regras se impõem, na sua integridade, aos demais entes da federação.
(D) São órgãos especiais da Administração Direta
(E) Equiparam-se às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público quanto a sua natureza jurídica 
5.Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor – conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro – que compreende os serviços não exclusivos do Estado e abrange a atuação simultânea do Estado com outras organizações privadas e não estatais, como as Organizações Sociais (OSs) e as Organizações da Sociedade Civil de interesse público (OSCIPs).
Considerando as semelhanças e as diferenças entre essas duas entidades paraestatais, assinale a opção correta:
(A)O poder público deve celebrar contrato de gestão com a OSCIP
(B) O processo de habilitação de OS deve tramitar no Ministério da Justiça
(C) As OSs são regidas pela Lei nº 9790/1999
(D) As OSCIPs são regidas pela Lei nº 9637/1998
(E) Nem a OS nem a OSCIP podem ter fim lucrativo ou econômico 
6.As Organizações Sociais tem como característica, entre outras,
(A) Atuar também nas áreas de ensino, pesquisa cientifica e desenvolvimento tecnológico
(B) O vínculo jurídico com o Poder Público por meio do contrato de parceria
(C) Criação por decreto do Chefe do Executivo
(D) A desnecessidade de habilitar-se perante a Administração Pública
(E) Ser pessoa jurídica de direito privado, podendo ter fins lucrativos.
7.Sobre o terceiro setor, julgue os itens a seguir colocando V ou F:
(1) As organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) celebram com o Estado contratos de gestão, enquanto as Organizações Sociais (OSs) estabelecem termo de parceria. 
(2) As OSs exercem atividades sem fins lucrativos, dirigidas a ensino, pesquisa cientifica, desenvolvimento tecnológico, preservação do meio ambiente, cultura e saúde. 
(3) Os serviços passados para as OSs têm caráter de serviço público e são passíveis de prestação em regime de concessão ou permissão 
(4) As OSCIPs não recebem repasse de recurso público nem têm o poder público participando de seu quadro diretivo, como ocorre nas OSs. 
(5) Entende-se por Termo de Parceria o instrumento firmado entre o poder público e a entidade qualificada como Organização Social, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução de atividades que sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa cientifica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. 
(6) Os serviços passados para as OSs têm caráter de serviço público e são passíveis de prestação em regime de parceria público privada na modalidade concessão administrativa. 
 (7) Os serviços sociais autônomos, pessoas jurídicas de direito privado, integrantes da administração pública indireta, podem receber recursos públicos ou contribuições parafiscais. 
(8) Os serviços sociais autônomos são pessoas jurídicas de direito privado, cuja criação depende de lei autorizadora, prestadoras de serviços de utilidade pública e financiadas por contribuições parafiscais.
(9) Os serviços sociais autônomos destinam-se a prestar serviços públicos. 
(10) As entidades do denominado sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac) não se submetem à regra da licitação nem a controle pelo TCU. 
(11) As pessoas jurídicas que integram o chamado terceiro setor tem regime jurídico predominantemente de Direito Público, parcialmente derrogado por normas de Direito Privado 
(12) O Estado compõe o primeiro setor, ao passo que o mercado configura o segundo setor. 
(13) Uma instituição religiosa que oferece programa educacional de alfabetização para pessoas de baixa renda pretende a qualificação como como OSCIP por meio de um termo de parceria a ser firmado com a União. Nesse caso, não será possível, pois há vedação expressa em lei federal ao pleito da instituição religiosa.
(14) Organização social é uma pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública, que celebra com o poder público um contrato de gestão.
(15) A concessão pelo poder público, da qualificação como OSCIP de entidade privada sem fins lucrativos é ato vinculado ao cumprimento dos requisitos legais estabelecidos para tal.

Continue navegando