Buscar

Introdução inflamação granulomatosa

Prévia do material em texto

Inflamação granulomatosa
Inflamação é a resposta do organismo a qualquer agente agressor
Lesão da pele/vaso faz com que haja liberação de vários fatores teciduais, que estimula a migração de células e ativação de células (através, por exemplo, de quimosinas) para a região lesionada. Essas células que serão ativadas não vem apenas com o estímulo da lesão, elas são como guardas que ficam na pele o tempo todo agindo para uma limpeza local, e com um estímulo maior, como uma lesão, há uma ação maior 
Os leucócitos ficam nadando no meio do vaso, não ficam na periferia do vaso. Quando há o estímulo tecidual, há a migração dessas células para a periferia dos vasos, grudando nas paredes dos vasos, e, por vários receptores que existem nos vasos, começará um processo de rolagem até que ele encontre uma passagem para sair do vaso e cair no interstício, e assim começa o processo inflamatório agudo.
O processo inflamatório agudo tem-se principalmente a ação de macrófagos inespecíficos e de neutrófilos ou polimorfonucleares. 
No local da inflamação, há vasoconstrição e vasodilatação. Alguns vasos vão precisar de fluxo maior de sangue no local (vasodilatação local) e ocorre uma vasoconstrição logo a frente desse local, para que o sangue permaneça maior tempo na área de inflamação.
No processo inflamatório crônico os macrófagos, agora, são especializados, específicos, produzem citocina e fatores de crescimento para ter mais vaso, fibroblasto e para tentativa de reparo das células da região para, ao final de tudo, haver a resolução do processo.
Fluxo macrofágico nos tecidos
O monócito ativado se torna um macrófago e se diferencia para cada tecido. O monócito é 
o circulante no sangue (nos exames é escrito monócito). O macrófago em cada região do corpo pode ter um nome diferente: pulmão (macrófagos alveolares); fígado (células de Kupffer); cérebro (micróglia); pele (células de Langerns). Istiócito é um sinônimo de macrófago.
Macrófagos alveolares
Células de Langerhans
Células de Kupffer – células superficializadas do fígado, que fica na luz do sinusóides hepático para fazer a limpeza
Micróglia 
Ativação macrofágica
Monócito é a célula progenitora do macrófago, que será ativado por fatores teciduais e dde resposta de organismo, que mudará para macrófago ativado pela via clássica M1 ou via alternativa M2. Pela via M1, é macrófago do mal, pela via M2, é do bem.
M1 promove um processo de agressão local, liberando derivados do oxigênio, óxido nítrico e enzimas lisossômicas. Ele fagocita a célula e faz a liberação dessas substâncias, que estão dentro deste macrófago ativado. Essa fagocitose gera uma ação microbicida e morte de bactérias e fungos. Mas, isso pode extravasar para o interstício, podendo haver uma necrose adjacente.
Monócito que recebe estímulo de interleucina 13 e interleucina 4 se torna macrófago M2
O que causa um granuloma? Qualquer condição que causa ativação de longa data do sistema imunológico pode resultar no desenvolvimento de um granuloma.
Por exemplo, os granulomas costumam aparecer em resposta a infecções bacterianas ou fúngicas prolongadas e são muito comumente vistos em pacientes com tuberculose e hanseníase.
Os granulomas também se formam ao redor de materiais estranhos (como suturas), tumores e em condições inflamatórias crônicas, como doença de Crohn e sarcoidose.
Granuloma de corpo estranho: provocados por corpos estranhos inerente, de difícil fagocitose por macrófagos. *Fios reabsorvíveis causam processos inflamatórios, contudo, é feito de composto que pode ser digerido pelos macrófagos, estes causam impactos maiores do que os não reabsorvíveis. Dos reabsorvíveis os lisos causam menores impactos
Bacilo no meio. O corpo não consegue eliminá-lo apenas pela resposta imune, Então macrófagos tentam elimina-lo, mas não consegue, então se juntam em volta do bacilo mas mesmo assim não conseguem
Aula 17/09

Continue navegando