Buscar

Relatório assistente social do Nasf situacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
RELATÓRIO SITUACIONAL
1. Identificação do usuário:
Antônio Minervino da Silva 52 anos.
DE: Núcleo de Apoio a Saúde da Família - TIMBAÚBA
PARA: Secretaria de Saúde – Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF; Secretaria Municipal de Habitação; Casa da Cidadania; Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS; Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - ALIANÇA
FINALIDADE: Relatar a situação de vulnerabilidade social do Sr. Antônio Minervino da Silva e proceder aos devidos referenciamentos às demais Políticas Públicas.
2. Descrição da Demanda:
O Sr. Antônio Minervino da Silva 52 anos, trabalhador rural, a maior parte de sua vida trabalhou em situação análoga, desempregado reside em área descoberta na Zona Rural do Engenho Panorama e vem sendo acompanhado pela equipe da UBS de Patos. O MESMO TEM O DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO E DIABETES.
A partir dessas informações, foi solicitado pela enfermeira da UBS, uma intervenção da Assistente Social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, responsável pelo acompanhamento desta área.	 
3. Procedimento
No dia 14 de Setembro de 2021, realizamos visita domiciliar a residência do Sr. Antônio Minervino da Silva onde contatamos com ele e com o seu vizinho o Sr. Alexandre dos Santos Marinho.
Na ocasião, adentrou-se o recinto localizado, sendo identificada a condição de insalubridade, ausência de organização interna e precariedade da moradia. A estrutura do imóvel é de madeira (taipa), composto por um cômodo, e um banheiro improvisado na parte externa, sem esgotamento sanitário. O domicílio conta com mobiliário insuficiente restrito a uma geladeira e fogão.
Durante a intervenção, o Sr. Antônio Minervino da Silva comunicou que é filho de Pais falecidos, natural de aliança e morou por muitos anos no Engenho Falcão, ele também nos informou que sempre trabalhou em situação clandestina para os donos de Engenhos, nunca teve um emprego registrado em CLT, no relato ele também informou que os únicos documentos que ele tem é o registro de nascimento (que foi retirado de forma tardia com base em informações de seu batistério, mais ele informa que a data que colocaram de nascimento dele está errada, pois nunca havia sido registrado pela Mãe ou Pai. O registro foi retirado com ajuda de seu ex patrão de Vicência e nos relata que o nome do mesmo é Cristiano e que trabalhou muitos anos pra ele) título de eleitor e SUS.
Sobre a condição socioeconômica, o usuário realizava atividades eventuais de trabalhador rural e as despesas eram providas pelos bicos que ele fazia.
Relatou que não sabe como vai manter as necessidades mínimas, já que hoje não consegue mais fazer as atividades laborais devido a estar doente.
O usuário não é cadastrado no CadUnico. 
Com relação à sua família ele nos informou que tem dois irmãos, o Sr. Izidio Luiz da Silva e o Sr. Carlinhos Luiz da Silva. Devido os danos de saúde vejo a necessidade do Sr. Antônio Minervino da Silva ter um responsável. Porém ele nos relatou que sentia vontade de morar com o irmão que tem mais aproximação que seria o Sr. Izidio Luiz da Silva.
No dia 15 de Setembro desse ano corrente fiz uma visita domiciliar na casa do Sr. Izidio Luiz da Silva que reside neste endereço, rua:16 número: 17 Cohab – Aliança. Relatei o problema em que o irmão estava vivendo e ele concordou tornar responsável legal do irmão sobe as condições da Prefeitura Municipal de aliança atender todas as necessidades básicas de assistência à saúde e social do irmão. Pois ele também é desempregado e não tem condições de manter o irmão em sua casa por esta também vivendo em situação de extrema pobreza.
No dia 17/09/2021 contatei com a gerente da UBS da Cohab Macelly relatando a historinha do Sr. Antônio Minervino da Silva e solicitando apoio na atenção básica de saúde para o mesmo.
4. Análise
Verifica-se que a condição de vulnerabilidade social. Identificam-se questões relativas à Saúde Pública. Além disso, outras Políticas Públicas devem ser envolvidas na intervenção com esses usuários, como Habitação, Jurídica e outras esferas da Assistência Social.
Em relação ao Sr. Izidio Luiz da Silva constata-se uma condição de maior vulnerabilidade por falta de uma renda mínima, está exposto, à possibilidade de insegurança alimentar. Ele reside com um filho e sua companheira e todos da casa estão desempregados.
5. Conclusão
Considerando a análise da situação socioeconômica das referidas famílias, sugere-se os seguintes procedimentos:
1. Encaminhamento do caso para acompanhamento pelo CREAS e Chefia de Divisão do Programa de Erradicação do Trabalho análogo, por se tratar de situação de violação de direitos.
2. Concessão de Benefícios Eventuais nas modalidades de: Cesta Básica e Aluguel Social; 
3. Encaminhamento para casa da Cidadania
4. Encaminhamento para cadastro do Programa Bolsa Família, com o devido acompanhamento do CRAS.
5. Encaminhamento para acompanhamento do NASF, e as devidas articulações
pertinentes à Política de Saúde.
6. Verificar a possibilidade de inclusão do Sr. Antônio Minervino da Silva para solução habitacional definitiva na esfera municipal.
Atenciosamente,
 							
 		
____________________________ ____________________________
 Elisângela Prudêncio de Souza Isabella Silvana M. do Egito C. 
 Assistente Social NASF – CRESS 12029 Coordenadora NASF 
			
 Timbaúba/PE,17 de Setembro de 2021.