Buscar

Resumo-Recursos

Prévia do material em texto

Resumo da live Recursos
 
RECURSOS
 
A live realizada pela plataforma Teams, no dia 14 de maio de 2021, foi ministrada por Fábio Rodrigues Gomes, juiz do trabalho, professor Adjunto de Direito da UERJ e escritor-autor do livro “O RETORNO DO POSITIVISMO JURÍDICO”.
Inicialmente, Dr. Fábio, falou sobre uma parte da sua trajetória na faculdade, onde já havia o desejo de ser magistrado, sendo seu pai, juiz aposentado, sua principal influência. Relembrou, ainda, que quando estava com 25 anos passou no concurso para magistratura e trabalhou como juiz substituto em várias localidades do estado do Rio de janeiro, sendo promovido a juiz titular em 2012, e indo trabalhar na 41º vara da capital como juiz titular, ficando nesta vara por 8 anos. Atualmente é titular 78 º vara da capital. 
Para o palestrante, o processo tem o condão de dar segurança ao direito e trabalha com 2 pilares, o primeiro o de ter uma boa narrativa / argumentação para que a outra parte possa se manifestar sobre a matéria, e o segundo o das provas / evidencias para que a dúvida possa ser sanada. 
 Explanou que cabe ao juiz aplicar o direito normatizado a um caso concreto, mas que a história precisa ser contada para que a outra parte exerça o contraditório, pois o juiz só pode decidir sobre o que lhe for pedido. 
Reconhece que a decisão judicial nem sempre agrada as partes, pois às vezes há a necessidade de exercer força bruta, como por exemplo mandar penhorar conta bancária até mesmo prender, mas sempre terá como objetivo a solução da demanda. 
Informa que o juiz deve se preocupar com a legitimidade, credibilidade aceitas por qualquer cidadão daquela sociedade, sendo essa a boa decisão. Mas em caso de não concordar com a decisão, tanto as partes quanto o terceiro interessado são legitimados para interpor recursos para que a decisão, que se deseja impugnar, possa ser complementada ou anulada. 
 Salienta que só há recursos se tiver positivado em lei, e que estes devem ser interpostos tempestivamente, havendo limitação ao órgão revisor, não podendo reformar a decisão para pior. Ademais, no processo do trabalho o prazo de interposição, para a maior parte dos recursos, é de 8 dias. 
Comentou, também, sobre a dialeticidade do recurso, pois o recurso tem que conversar com a decisão, informando o que merece ser reformado ou anulado. Se não houver dialeticidade o recurso não será provido. 
Falou sobre os diversos efeitos previstos na legislação, sendo o devolutivo o clássico, pois devolve a matéria para ser analisada em profundidade. 
Comentou que quando o pedido principal é julgado improcedente, os demais pedidos não serão apreciados e, ao subir para a segunda instância, o desembargador pode reformar e julgar todos os pedidos, em razão de se tratar de causa madura. 
Frisou que 95% dos recursos não sobem para o TST - acabam na segunda instancia. Ressaltou, ainda, sobre os pressupostos recursais - intrínsecos e extrínsecos -, reforçando que o depósito recursal serve para além de desestimular o ajuizamento da ação, garantir o pagamento ao credor - chamada eficácia social. 
Informa que, não é qualquer recurso que chega ao TST, pois para ser conhecido e provido, além do depósito recursal tem que pagar também as custas processuais, salvo exceção, como por exemplo se for detentor da gratuidade da justiça 
Destacou que a transcendência existe no Processo do Trabalho desde 2001, sendo cabível quando o problema envolve processos políticos, econômicos e jurídicos na análise do recurso de revista, para mostrar aos recorrentes que o acesso as cortes superiores devem ser em casos excepcionais. 
O tempo para julgamento do recurso de revista é de aproximadamente de 788 dias, ou seja, mais de 2 anos, depois de chegar ao TST. 
Ressaltou a importância do Centro de mediação dentro dos tribunais, acrescentando que é uma solução que dá maior credibilidade àquela determinada demanda. Acrescentando que o acordo é a melhor solução e, para que seja realizado um bom acordo, o mediador precisa fazer leitura corporal, conhecer a situação econômica onde se encontra por exemplo. 
 Por fim a live foi aberta para que os alunos presentes pudessem fazer perguntas.

Continue navegando