Buscar

concepções de infãncia e juventude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concepções de infância e juventude
 
 Durante o século XXI(21) a discussão sobre família, criança, adolescencia e juventude nos trouxe o papel da escola no processo de socialização e controle social.
 Antigamente as famílias viviam de ora em espaços grandes, ora em casas pequenas cheias de gente, não existia valorização dos laços afetivos.
Infância é uma concepção ou representação que os adultos fazem sobre os primeirosanos de vida do homem.
 No século XVII(17) a infância era vista como um período muito curto, durando apenas enquanto a criança era frágil, aprendendo as coisas na prática, vendo os adultos fazer.
 No final so século XVII(17) a escola substituiu o aprendizado como meio de educação onde as crianças eram mandadas, sendo separadas dos pais.
 No século XX(20) a criança deixa de ser brinquedo sexual dos adultos, percebendo a inocência da criança, e preservando-as. Tendo assim um maior cuidado com a higiene e a saúde das crianças. O traço marcante da infância é a “falta”, onde tudo deve ser ensinado.
 No século XIX(19) surgiu a proteção à infância da criança e do adolescente, surgindo instituições para cuidar disso e a educação aparece como um fator estruturante na sociedade.
 Concluindo assim que a infância deve ser entendida como um tempo social, construído historicamente de acordo com suas condições materiais e culturais que caracterizam determinado tempo e espaço.
 Ao longo do tempo a família era mais populosa e com menos privacidade. A pôs ela evoluiu e surgiu uma família conjugal com mais privacidade. Que e predominante nas sociedades ocidentais ate hoje .segundo Philippse Aries sentimento de infância era desconhecida na idade media. E a percepção da inocência e fraqueza na infância ligadaa criança em seus primeiros anos de vida – logo a pós ela se misturar aos adultos e aprendia as coisas na pratica, ajudando – os. A mudança do final do século xvl l(17).surgiu os colégios para onde as crianças eram mandadas separando –se da família.
 A família começou a se organizar um traço da sociedade ocidental e se estende até o século xx (20). Na adolescência e juventude as mudanças pode ser observadas. Como se vestir e as mudanças como os adultos os tratavam não fazendo de ‘’brinquedos’ ’mas procurar sim preservar tal inocência e poupa-los das sujeiras da vida, e tendo maiores cuidados com a higiene a saúde das crianças.

Continue navegando