Buscar

macro p2

Prévia do material em texto

Para cada afirmativa, responda:
(V) O modelo analisa o desempenho econômico de um pequeno país potencialmente bem afastado da fronteira tecnológica; o qual cresce mediante o aprendizado da utilização dos bens de capital mais avançados que já estão disponíveis para o resto do mundo.
(V) Sendo Y um produto homogêneo, L mão de obra, xi um conjunto de bens de capital e h o nível de qualificações, então, a função de produção desse produto homogêneo é dada por Y= .
(V)A quantidade total de bens de capital de todos os empregados na produção é igual a oferta total de capital bruto, ou seja, 
(F) Tratando os bens intermediários de forma simétrica então a F de produção em sua forma agregada pode ser expressa como 
(F) no modelo, o nível de qualificação de um individuo, h, entra na equação tal como uma tecnologia aumentadora de capital e mão de obra.
(V) A equação de AC. De capital é dada por 
(V) No modelo, “qualificação” é definido como o conjunto de bens intermediários que uma pessoa aprende a utilizar 
(V) Sendo μ, o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificação, e A, a fronteira tecnológica, então a equação de AC. De qualificação é dada por 
(F) Pela equação da taxa de crescimento da AC. De qualificações, o modelo sugere que quanto mais próximo da fronteira tecnológica estiver o nível de qualificações de um individuo, mais rápida será sua AC. De qualificações.
(V) no modelo, é suposto que a fronteira tecnológica se expande à uma taxa constante, g.
(F)No modelo, a taxa de investimento e o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificações são dados endogenamente e a força de trabalho cresce à taxa exógena e constante.
(V) O produto por trabalhador ao longo do trajeto de crescimento equilibradp é dado pela seguinte expressão:
2) Quanto às teorias alternativas do crescimento endógeno
(V) A função de produção no modelo “AK” é dada por em que 
(V) A função de AC. No modelo “AK” é dada por K = sy – dK
(F) O modelo “AK” supõe que o investimento total é igual à depreciação ... o estoque está sempre constante.
(V) O modelo “AK” estabelece que a taxa de crescimento do produto seja a taxa de crescimento do capital, ou seja, gy – gk – sa – d
(V) O modelo “AK” conclui que as políticas de governo capazes de aumentar permanentemente a taxa de investimento da economia, aumentarão a taxa de crescimento da economia de modo permanente
(V)No modelo de Lucas (1988) baseado em capital humano, a taxa de crescimento da... capital humano per capita depende do tempo dedicado à acumulação de qualificações (1-μ) em que μ é o tempo despendido com o trabalho, ou seja 
(F) No modelo de Lucas (1988) políticas de aumento permanente no tempo que as pessoas despendem obtendo qualificações não geram um aumento permanente no crescimento do produto por trabalhador.
3) Quanto ao modelo Kaldoriano liderado pelas exportações:
(V) kaldor trabalha com uma versão simplificada de equação do balanço de pagamentos, desconsiderando a existência de fluxos de capitais por exemplo. Assim, balanço de pagamentos é dado por BP = X – M ( exp-imp) e o equilíbrio por X = M.
(F) Sendo M – mY, então a renda de equilíbrio do balanço de pagamentos é dado pelo resultado do produto entre as exportações e o coeficiente de importações YBP = X/m
(V) Sendo o produto do equilíbrio entre oferta e demanda agregada que se observa na economia, e YBp o produto de equilíbrio compatível com o equilíbrio do Balanço de pagamentos, então quando YBp , a economia se encontra em uma situação de déficit externo.
(V) Por sua vez, se YBp então X>M.
(F)Em uma versão dinâmica, a taxa de crescimento do produto compatível com o equilíbrio do balanço de pagamentos é igual a taxa de crescimento das exportações mais a taxa de crescimento do coeficiente de importações, ou seja, gBP= gx +Gm.
(V) O modelo estabelece que o crescimento de um país em relação ao resto do mundo depende fundamentalmente do dinamismo dos mercados para suas exportações em relação ao dinamismo dos mercados internos para os bens e serviços importados.
(F) o modelo que, conforme a taxa de crescimento do coeficiente de exportações se ... maior do que a taxa de crescimento do coeficienten de importações, então, a taxa de crescimento do produto do resto do mundo é maior do que a taxa de crescimento do produto na economia analisado.
4) Quanto ao modelo de crescimento impulsionado pelas exportações.
(V) O crescimento da produção ao longo do tempo é uma função do crescimento das exportações, ou seja, 
(F) A Função demanda de exportação é dada por X1 = , onde A é uma constante, PF é o nível de preços no exterior, Pd é o nível é o nível de preços domésticos e Z é a renda no exterior.
(V) O parâmetro representa a elasticidade – renda da demanda de exportação e o parâmetro N representa a elasticidade - preço da demanda de exportação.
(V) Sendo o nível geral de preços domésticos determinado de maneira endógena pelo custo da Mao de obra por unidade de produção e por um Mark up percentual, sua expressão em termos de taxa de variação é dada por Pdt = Wt – rt +Tt em que wt é a taxa de inflação salarial, rt é a taxa de crescimento da produtividade e Tt é a taxa de crescimento do Mark up.
(F) No modelo, a Lei de Verdoom,a qual estabelece que o aumento da produtividade depende, em parte do próprio crescimento da produção e do nível de habilidade dos trabalhadores, é expressa por meio da seguinte equação: em que é o crescimento autônomo da produtividade, g é a taxa de crescimento da produção e é o nível de habilidade dos trabalhadores, por sua vez são os coeficientes que medem o efeito de Verdoom.
(V) na ausência do efeito de Verdoom e se os preços se mantiverem constantes a solução para a taxa de crescimento da produção é dada por 
(F) O modelo conclui que a taxa de crescimento de um país em relação aos demais é equiproporcional à proporção da elasticidade – preço da demanda de exportações e importações.

Continue navegando