Buscar

Macro sem gabarito 1 e 2 folha faltou

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

( ) a razão capital-tecnologia é dada pela expressão, k~ = k/al, e a razão produto-tecnologia é dada é pela expressão, y~ = y/al
( ) no estado estacionário, k ~° = 0, e s.y~ = ( n + g + d) 
( ) nessa versão do modelo, o progresso tecnológico é endógeno, e a taxa de crescimento do progresso tecnológico no longo prazo é capaz de ser estimulada por meio de políticas públicas de incentivo às inovações através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
( ) pela decomposição do crescimento, o crescimento do produto é igual a uma média ponderada do crescimento do capital e do trabalho mais a taxa de crescimento da produtividade total dos fatores 
Em relação ao modelo de romer:
( ) o modelo torna endógeno o processo tecnológico ao introduzir a busca de novas idéias por pesquisadores interessados em lucrar a partir de suas invenções e inovações.
( ) nesse modelo, o estoque de idéias, representado por ‘a’, também é um insumo de produção, o que leva a função de produção, y = k α (al) 1-α , com 0 < α < 1, a apresentar retornos crescentes de escala.
( ) no modelo, o número de novos idéias geradas (a°) é resultado do número de pessoas que tentam descobrir novas idéias (la) multiplicado pela taxa à qual elas descobrem novas idéias (δ -).
( ) pelo fato da taxa de geração de novas ideias dads por, δ - = δ . Aø , então, a função de produção de novas ideias é dada por, a° = δ k α laλ aø , onde λ representa o parâmetro de produtividade da pesquisa, e ø o parâmetro que determina a influência das idéias passadas sobre a geração de novas idéias.
( ) ao longo da trajetória de crescimento equilibrado, a taxa de crescimento de novas idéias (ga) é constante e dada por, ga = 1- ø / λ.n 
Para cada afirmativa, responda:
( ) O modelo analisa o desempenho econômico de um pequeno país potencialmente bem afastado da fronteira tecnológica; o qual cresce mediante o aprendizado da utilização dos bens de capital mais avançados que já estão disponíveis para o resto do mundo.
( ) Sendo Y um produto homogêneo, L mão de obra, xi um conjunto de bens de capital e h o nível de qualificações, então, a função de produção desse produto homogêneo é dada por Y= .
( ) A quantidade total de bens de capital de todos os empregados na produção é igual a oferta total de capital bruto, ou seja, 
( ) Tratando os bens intermediários de forma simétrica então a F de produção em sua forma agregada pode ser expressa como 
( ) no modelo, o nível de qualificação de um individuo, h, entra na equação tal como uma tecnologia aumentadora de capital e mão de obra.
( ) A equação de AC. De capital é dada por 
( ) No modelo, “qualificação” é definido como o conjunto de bens intermediários que uma pessoa aprende a utilizar 
( ) Sendo μ, o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificação, e A, a fronteira tecnológica, então a equação de AC. De qualificação é dada por 
( ) Pela equação da taxa de crescimento da AC. De qualificações, o modelo sugere que quanto mais próximo da fronteira tecnológica estiver o nível de qualificações de um individuo, mais rápida será sua AC. De qualificações.
( ) no modelo, é suposto que a fronteira tecnológica se expande à uma taxa constante, g.
( ) No modelo, a taxa de investimento e o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificações são dados endogenamente e a força de trabalho cresce à taxa exógena e constante.
( ) O produto por trabalhador ao longo do trajeto de crescimento equilibradp é dado pela seguinte expressão:
2) Quanto às teorias alternativas do crescimento endógeno
( ) A função de produção no modelo “AK” é dada por em que 1
( ) A função de AC. No modelo “AK” é dada por K = sy – dK
( ) O modelo “AK” supõe que o investimento total é igual à depreciação ... o estoque está sempre constante.
( )O modelo “AK” estabelece que a taxa de crescimento do produto seja a taxa de crescimento do capital, ou seja, gy = gk =sa – d
( )O modelo “AK” conclui que as políticas de governo capazes de aumentar permanentemente a taxa de investimento da economia, aumentarão a taxa de crescimento da economia de modo permanente.

Outros materiais