Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com visto, Joseph Moses Juran (1904 – 2008), nascido na Romênia, foi um consultor de negócio e atuou na área de Gestão da Qualidade.
Na década de 40, Juran observou que embora as empresas realizavam controle de qualidade, elas não sabiam gerenciar. Além disso, ele destacou alguns problemas, principalmente na organização, coordenação e comunicação das pessoas. Para isso, elaborou os 10 passos para a qualidade, listados a seguir:
1. Promover a conscientização da necessidade e oportunidade de melhorias: 
Estamos imersos em uma cultura cotidiana em que todos os dias trabalhamos, tendo em vista que, o ser humano é parte desse entorno, a mudança está em cada um de nós. O comprometimento nos traz um maior envolvimento e gerenciamento tornando mais rápido o processo.  É notável que o fator de transformação está ligado diretamente ao elemento humano.
2. Estabelecer metas de melhoramentos: Todo negócio precisa ter um norte, saber qual é seu foco, verificar como está indo a empresa se lucrou ou não, quais foram os acertos e os erros do negócio. Assim, devem-se determinar metas que influenciem na melhoria e não seja apenas um número estabelecido. 
3. Organizar para atingir as metas: Melhoramentos devem acontecer. Conhecer as dificuldades que se passa e entender quem está no comando desse emaranhado. Quem são os facilitadores responsáveis pelo gerenciamento, bem como os níveis destes, sendo necessário saber para se ter as respostas. Dessa forma, deve-se apoiar o processo de organização e gerenciamento. 
4. Prover treinamento a todas as pessoas: Durante o processo é fundamental o treinamento como fator indispensável para o aprimoramento, realizado de forma teórica e prática. 
 5. Executar os projetos para resolver os problemas: Estes, certamente, devem ser visto no planejamento. Os problemas têm que ser eliminados e não simplesmente jogado de lado, como gargalos durante o seu conhecimento. Desta forma, a apreciação de ferramentas que visem à solução possibilitará a sistematização dos mesmos. 
 6. Relatar e divulgar o progresso: O jeito que é olhado o progresso é de extrema importância para o andamento do processo. Assim, podem ser tomadas medidas de caráter preventivo ou corretivo, podendo fornecer segurança a mais a todos que estão motivados pra alcançar os resultados.
 7. Demonstrar reconhecimento às pessoas: O conglomerado que partilharam de todo o processo são seres humanos, portanto o reconhecimento dos resultados da equipe é extremamente vital para o seu incentivo e aprimoramento. 
8. Comunicar os resultados alcançados: A publicação dos resultados, através de murais e reuniões é algo que mostra os indicadores e resultados obtidos no decorrer do projeto, visto que, externa a necessidade de continuidade e manutenção do que foi obtido. 
9. Conservar os dados obtidos: Promover a conservação dos dados obtidos e assim procurar sempre buscar uma melhoria continua em seus indicares utilizando métodos de controle. 
10. Manter o entusiasmo, fazendo da melhoria parte integrante dos sistemas e processos normais da empresa: A motivação pelo que se estar fazendo é fator que deve está enraizado na cultura, sempre no que tange a continuidade das melhorias do processo que se está imerso.

Mais conteúdos dessa disciplina