Buscar

Atividade MAPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado(a) estudante,
Para essa atividade você deverá analisar o seguinte estudo de caso:
Em uma turma de Ensino Médio o professor tinha por objetivo que os estudantes compreendessem o conceito de função exponencial. No seu planejamento, idealizou uma situação, cuja temática foi “poluição de lagos, rios, mares e açudes”. Para desenvolver a temática na sala de aula, ele solicitou que os estudantes se organizassem em grupos e envolveu aspectos da realidade deles por meio de indagações e exemplos como, um lago que havia próximo à escola. Então, a aula foi iniciada com a leitura do texto “Era uma vez um lago...” e após a leitura, foram discutidas as implicações da poluição e ações que, supostamente, poderiam ser utilizadas para despoluir um lago.
Ao avaliar o interesse dos estudantes no tema, o professor considerou interessante simular a despoluição de um lago utilizando de alguns materiais como vasilhas, água e corante à base de café, propondo comparar a simulação com o que ocorreria na realidade. Para tanto, na aula seguinte, munido desses materiais, junto aos estudantes, foram estabelecidas as seguintes hipóteses: que a poluição pode ser eliminada naturalmente pelo lago; a concentração de poluente na água é homogênea; a taxa de despoluição é constante em relação ao tempo; e, por último, a despoluição ocorre em períodos discretos de tempo. Simulando um “lago” com 1 litro de água, iniciaram o processo de “despoluição” do seguinte modo: a cada retirada de um copo de água do “lago” poluído, acrescentavam um copo de água limpa, bem como, misturando-as. Na aula, os estudantes registravam por escrito as informações observadas para posterior análise como, a quantidade de poluente presente na água após cada etapa do processo.
Noutro dia, mediados por perguntas e a partir da análise dos dados registrados por eles na aula do dia anterior, o professor introduziu a função exponencial como um conteúdo que permitia a elaboração de uma solução adequada para o problema, levando os estudantes a elaborarem uma função que representava a quantidade de poluente a(n) em função do número de trocas n para o processo de despoluição do lago. Em seguida, como tarefa de casa, o professor apresentou aos estudantes algumas situações semelhantes cujas soluções poderiam ser obtidas por função exponencial.
Após a leitura e análise do estudo de caso, elabore um texto de no máximo 30 linhas, argumentando, com as suas palavras, uma resposta para o questionamento:
Que elementos do estudo de caso relatado evidenciam a relação teoria e prática na prática pedagógica? Cite pelo menos três e justifique a sua resposta com base nos estudos dessa disciplina.
​Atenção acadêmico(a):
a) Para a realização dessa atividade você pode se basear no estudo de caso apresentado, nas aulas da disciplina, no livro didático ou em outras fontes confiáveis, mas procure redigir o texto com suas palavras, expressando a sua opinião, lembrando que o uso de trechos de outros autores sem as devidas citações é considerado plágio e nesse caso sua atividade será zerada.
b) Sua resposta deve conter de 15 a 30 linhas, insira no campo abaixo, confira todo seu texto antes de Finalizar a atividade, pois não será possível o reenvio.
Em caso de dúvidas entre em contato com a mediação, através do Fale com o Mediador.
​Bons estudos!
Prezado(a) estudante, primeiramente, estou feliz por tê-lo(a) como estudante que escolheu ser professor de Matemática. Em nossa profissão enfrentamos vários desafios, mas também os resultados são gratificantes. Bom, ao longo da nossa disciplina, teremos a oportunidade de dialogar mais sobre essas coisas rsrs... Então, vamos à produção do Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.).
Para essa atividade, você deverá se imaginar um(a) professor(a) de Matemática que exerce a profissão docente na escola pública de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio mais próxima de sua casa. Suponha que, a comunidade escolar entrou em consenso de que nessa escola as práticas devem, paulatinamente, assumir princípios de uma escola cidadã.
Para que você conheça alguns desses princípios temos o quadro a seguir:
 
	1) partir das necessidades dos alunos e das comunidades, do conhecimento de cada um no processo de aprendizagem;
2) instituir uma relação dialógica professor-aluno, reconhecendo que “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre” (FREIRE, 1989, p. 39);
3) considerar a educação como produção e não como transmissão e acumulação de conhecimentos, entendendo que se aprende ao ensinar e ensina-se ao aprender;
4) educar para a liberdade e para a autonomia. Em vez de transmitir conteúdos e aceitar atitudes passivas diante do conhecimento, criar condições para a aprendizagem dos educandos e estimular a curiosidade e a pesquisa;
	5) respeitar a diversidade cultural, promovendo relações intertransculturais no ambiente escolar;
6) defender a educação como ato de diálogo rigoroso, imaginativo, criativo e prazeroso;
7) promover e fortalecer o planejamento comunitário e participativo;
8) valorizar os saberes da educação formal, não formal e informal, aproximando-os;
9) valorizar e defender a Educação Integral e a formação para o exercício da cidadania desde a infância;
10) promover a educação como direito. 
 
Adaptado de: ANTUNES, A.; PADILHA, P. R. Princípios e propostas da Educação Cidadã. In: ___. Educação Cidadã: Educação Integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
 
Considerando os princípios listados acima, para essa atividade, você deverá apresentar uma proposta de prática pedagógica de ensino de Matemática que contemple pelo menos dois desses princípios. Você é quem escolherá que princípios, supostamente, serão contemplados em sua ação. Escolhidos os princípios, você também escolherá um conteúdo matemático para ser abordado levando em consideração tais princípios que foram escolhidos por você.
Feito isso, te pergunto:
Como você desenvolveria uma aula abordando algum conteúdo matemático de modo que sejam respeitados pelo menos dois (os escolhidos por você) desses princípios?
Bom, escolhidos os princípios e os conteúdos, para responder a questão acima, você deverá elaborar uma aula (uma espécie de plano de aula), contando a sua ideia de prática pedagógica.
Para descrever essa prática, você deverá deixar bem claro o que pretende com ela, ou seja, o objetivo da aula. Além disso, você deve dizer como desenvolveria a prática, ou seja, o encaminhamento e/ou as estratégias metodológicas adotadas para cumprir com o objetivo; se utilizará recursos, quais deles, hipoteticamente, serão utilizados nesse encaminhamento. Por fim, como pretende avaliar a aprendizagem dos estudantes, apresentando os instrumentos avaliativos (registros escritos, provas, seminários, etc.).
Você poderá contar essa ideia de prática pedagógica em um único texto descritivo (Por exemplo: Primeiramente, pensei em desenvolver o conteúdo de...); ou então você poderá apresentá-la em tópicos (Por exemplo: Objetivos; Encaminhamentos; Recursos; Avaliação). Conforme consta no template, você apresentará os princípios escolhidos, em seguida, o conteúdo matemático dos Anos Finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio que pretende abordar e a descrição da proposta de prática (elementos da aula).
Espero que tenham ficado claros os comandos para a realização desta atividade. Não esqueça, qualquer dúvida, estamos à disposição. Contate a mediação que estaremos prontos para ajudá-los.
 
ATENÇÃO:
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, apresentamos, a seguir, mais detalhes sobre a sua realização:
1º: Leia com atenção as informações contidas aqui e procure também mais informações no Material da Disciplina.
2º: Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e lembre-se de utilizar o TEMPLATE (modelo) disponível na pasta “Material da Disciplina” do ambiente da disciplina, Prática de Ensino: Concepção e Organização. 
3º: Anexe o arquivo naatividade clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”. Caso você tenha dúvidas sobre como anexar o arquivo no STUDEO, entre em contato com a mediação pelo Fale com o Mediador;
4º: Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar Questionário”. Lembre-se que, após a finalização do questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

Outros materiais