Buscar

TCC

Prévia do material em texto

Modalidade do Trabalho: Revisão Literatura
Apresentadora: Paola Silva Soriano
Co autor: Lucinéia Aparecida de Almeida
Co autor: Marco Antonio de Oliveira
Co orientadora: Profº Joanna Carolina Bachiega 
Orientador: Profº Dr Felipe Oliveira
Instituição: Centro Universitário Braz Cubas
Título: INFLAMACÃO PULPAR: FRENTE A AGENTES AGRESSORES QUE CAUSAM A INFLAMACÃO
Descritores: polpa dental, inflamação pulpar, fisiologia da polpa.
Introdução: A polpa dental é formada por tecido conjuntivo frouxo cercado por estruturas mineralizadas como a dentina, esmalte e o cemento. Diante de um fator agressor, como por exemplo, a cárie, trauma, ou até mudanças bruscas de temperatura apresenta reações inflamatórias ou degenerativas. O profissional deve ter conhecimento sobre as características histológicas, clínicas e radiográficas dessas patologias para poder reconhecê-las e indicar a melhor opção de tratamento.
Objetivo: Revisar a literatura sobre as características e fisiologia da polpa dental para melhor compreensão das respostas pulpares frente aos agentes agressores que causam a inflamação, assim como ela ocorre, suas fases e mecanismos, até que aconteça a necrose.
Material e Métodos: Este estudo foi feito por meio de uma revisão bibliográfica da literatura existente relacionada com o tema. Portanto, recorreu-se aos seguintes meios de busca: Scielo, Pubmed, B-on e Google Acadêmico. Os livros e periódicos foram escolhidos, considerando primeiro, o título, depois, foi avaliado o resumo e o texto completo. Foram consultados e utilizados livros originais, tanto nacionais como internacionais. Foram selecionados um total de 38 livros, jornais e periódicos, dos quais 20 foram utilizados. A seleção final incluiu 20 materiais compreendidos no período 1971 até 2017.
Resultado: Refere-se às dores de curta duração, relacionadas a alterações teciduais somáticas decorrentes de doenças e traumatismos. A dor referida é normalmente provocada por um intenso estímulo que age sobre as fibras C. Caracterizada por uma intensa, incômoda e contínua dor, frequentemente ocorre com história prévia de dor média a moderada no dente causador. Propôs que a dor dentinária é causada por um mecanismo hidrodinâmico. Considera-se um dos grandes desafios do dentista hoje é reparar o tecido dental acometido conservando a vitalidade do dente.
Conclusão: Por meio deste trabalho, concluímos que, através dos sintomas dolorosos e radiográficos é que podemos diagnosticar clinicamente a inflamação pulpar reversível e irreversível, necrose pulpar e localizar a origem de uma dor referida. A inflamação não é o único fator causador da dor de origem pulpar e os mecanismos que envolvem este processo são dinâmicos e complexos, sendo ainda a maioria deles desconhecida. A compreensão da fisiopatologia pulpar é essencial para que um maior número de informações seja obtido, uma vez que a indicação de tratamento depende de um diagnóstico correto.
paolapaolasoriano@gmail.com		Período: Noturno.

Continue navegando