Buscar

AULA PRÁTICA Integração Metabólica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina : Bioquímica Atividade : Aula prática Integração Metabólica
 
 Profa : Daniela Fraga de Souza Aluna : Rosa Lima Semestre : 1 º / 2021
 
A partir dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina responda na forma de esquema as rotas metabólicas que estão ativas nas seguintes situações:
Levemente alimentado : Com baixa ingestão calórica ou glicemia baixa, não ocorre liberação de lipídeos , a via metabólica faz glicogênio mas não lipídeos , pois não sobra para fazer.
Super alimentado : Com a ingestão altamente calórica , na via metabólica ocorre a glicose e faz glicogenese e sobra para lipídeos e armazena fazendo lipogenese. A insulina é um hormônio anabólico e é secretado no estado alimentado o maior estimulo é o aumento da glicose no sangue , as células betas libera este hormônio lá no pâncreas e isso acaba estimulando a glicólise , quebra da glicose e a estimulação de transportadores de glicose (glut 4) no músculo e tecido adiposo, estimula a glicogênese , ou seja a síntese de ácidos graxos a síntese de colesterol e o armazenamento de triacilgliceróis no tecido adiposo bem como a síntese proteica , tem 2 fases de liberação rápida ou mais lenta dependendo da quantidade de glicose ingerida . 
Jejum prolongado : Primeiramente há o aumento da degradaçãp do glicogênio ( chamado de glicogenólise) devido ao aumento nos níveis de glucagon no sangue , depois de algumas horas da última refeição , ocorre um acréscimo na gliconeogênese ( síntese de glicose a partir de outros compostos , ex: lactado , piruvato ,alanina , glicerol,etc..) por outro lado , a oxidação de ácidos graxos passa a ter o maior suprimento energético no figado ,durante o jejum , além disso a síntese de corpos cetônicos ( chamamos de cetogênese) é primordial para os tecidos extra-hepáticos , especialmente para o cérebro , com essa rota ativa ,ocorre uma diminuição a necessidade da gliconeogênese , fato que poupa as reservas de proteínas essencias . O glucagon é um hormônio secretado no jejum pelas células alfa , então o estimulo para liberação de glucagon é uma baixa concentração de glicose no sangue desta forma as principais funções do glucagon é estimular a lipólise estimulando também a oxidação de ácidos graxos e a quebra do glicogênio e a produção de glicose pela rota gliconeogênese . 
 
Exercício alimentado: Quando o músculo está muito ativo é usado como fonte energética o glicogênio , formando lactato , o lactado é transportado a partir da corrente sanguínea e é enviada ao fígado , no fígado , o lactado inicia a via gliconeogênese , apartir da gliconeogênese é originada a glicose , a corrente sanguínea transporta a glicose e o músculo capta a mesma . No músculo , a glicose será armazenada na forma de glicogênio . O lactato é produzido pela glicólise anaeróbica em tecidos como músculo em exercício ou hemácias, assim como por adipócitos durante o estado alimentado, sendo convertido em piruvato pela enzima lactato-desidrogenase . Com um trabalho muscular intenso, o músculo usa o glicogênio de reserva como fonte de energia. Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigênio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrer ao oxigênio. Este lactato acumula-se no tecido muscular e difunde-se posteriormente para a corrente sanguínea. O ciclo de evita que o lactato se acumule na corrente sanguínea, o que poderia provocar acidose láctica. Embora o sangue se comporte como uma solução tampão, o seu pH poderia diminuir com um excesso de lactato acumulado. O ciclo de cori é muito importante para manter a glicemia constante durante o período de elevada atividade física. Durante a atividade física ocorre liberação de Epinefrina. 
Exercício jejum : Quando a concentração de glicose circulante vinda da alimentação diminui, o glicogênio hepático e muscular é degradado fazendo com que a glicemia volte a valores normais. Entretanto, o suprimento de glicose desses reservatórios não é sempre suficiente; entre as refeições e durante longos jejuns, ou após exercícios vigorosos, o glicogênio é depletado (consumido), situação que também ocorre quando há deficiência do suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade na absorção pelas células. Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos. Isso é realizado pela via chamada gliconeogênese, a qual converte piruvato e compostos relacionados de três e quatro carbonos em glicose. O que acontece quando ficamos sem comer é que o fígado começa a baixar seu estoque de glicogênio e perderia a capacidade de regular a glicose sanguínea entrando em hipoglicemia. No entanto, o fígado é capaz de transformar gordura (lipídios) em glicose, através de um processo chamado gliconeogênse e assim repor parte do seu estoque de glicogênio . Na gliconeogênese, algumas enzimas importantes são necessárias, e elas podem aumentar ou diminuir sua quantidade dependendo da necessidade do corpo. Uma pessoa que está habituada a permanecer em jejum possui maior quantidade delas do que outra que sempre come de três em três horas.  Tendo menor número de enzimas capazes de realizar este processo, você poderia não se sentir bem ao ficar mais tempo sem comer, especialmente praticar exercício físico nesta condição.Por outro lado, se é habituado a permanecer em jejum e passou a fazer atividade física aos poucos nesta condição, seu corpo desenvolveu maior capacidade de realizar gliconeogênse para manter os estoques de glicogênio hepático e assim não entrar em hipoglicemia.

Outros materiais