Buscar

MEDULA ÓSSEA E CÉLULAS SANGUINEAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A hematopoiese apresenta quatro fases durante o período pré natal.
1º Fase: Mesoblástica → Origem mesodermica, produção de células sanguineas a partir da mesoderma.
Aproximadamente na sexta semana inicia a 2º fase → Hepática → Produção e maturação dos eritrócitos se faz pelo fígado. 
Hepatomegalia: Fígado extremamente aumentado (hipertrofiando) → Causa: Ausência de eritrócito (produção de célula sanguínea quando não deveria) .
3º Fase: Esplênica (9º semana) → A produção de células sanguíneas se faz pelo baço juntamente com o fígado. Eles vão até o final da gestação.
4º Fase: Mielóide → se faz pela medula óssea vermelha a partir da 10º semana de gestação. A medida que o sistema ósseo se desenvolve, a medula óssea desempenha o papel cada vez mais importante na formação das células sanguíneas.
Anatomia da medula óssea
O suprimento vascular da medula óssea, atravessam os forames nutrícios e chegam ao interior da medula vermelha através de pequenos capilares denominados sinusóides( revestidos de celulas endoteliais e revestidos de celulas reticulares). Estes capilares, revestidos por células reticulares drenam as células para uma veia longitudinal e assim espelhando-as no tecido sanguíneo.
** sangue que nutre a célula é arterial. 
Eritroblasto → célula pronta para perder o núcleo
Se houver muito eritroblasto, há menos hemácia → Possível problema no fígado. 
O fígado que degrada as hemácias. 
Linhagens sanguíneas
 Existem duas linhagens importantes que se formam a partir da medula óssea: 
1º mielóide
2º Linfóide 
 
Mielóide: essa linhagem origina os eritrócitos (hemácias), sendo responsáveis pela captação de O2. Ela também origina os leucócitos (granulócitos ou agranulócitos). Os leucócitos granulócitos apresentam grande quantidade de lisossomos e são: Basófilos, neutrófilo e eosinófilo. Os monócitos e as plaquetas são agranulócitos (pouca quantidade de lisossomos).
Em relação a linhagem linfóide, são originados os linfócitos T, B e NK 
Neutrófilo: Fase aguda de processos inflamatórios 
Basófilos: Início de processo inflamatório 
Eosinófilo: Fagocitam complexo antígeno-anticorpo estão relacionados a parasitas → relacionados à histamina. 
Agranulócitos: 
Linfócitos: Em termos gerais, os linfócitos B são responsáveis pelas respostas imunológicas de base humoral, enquanto os linfócitos T são responsáveis pela estimulação generalizada do sistema imunológico pelas respostas imunológicas de base celular. 
 Qual a diferença entre série branca e vermelha?
b. Qual a diferenca entre erotrócito e hemoglobina?
c. Quais as características das células da série branca?
d. Qual a função das plaquetas?
e. Qual a origem destas células?
a. Na série vermelha obtemos o estuda dos glóbulos vermelhos, sua contagem, morfologia e atipias que eventualmente possam estar presentes. Nessa avaliação temos as seguintes contagens: contagem de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média, concentração de hemoglobina corpuscular média. Na série branca sua interpretação revelará os distúrbios que podem acometer o organismo, notadamente infeccioso. Também encontraremos alterações nessa série devido a parasitoses, alergias, doenças auto-imunes e alterações na medula óssea, desde displasias até leucemias.
b. Eritrócito é a célula anucleada que contem a proteína hemoglobina. 
c. São células e componentes do sistema imunológico, sendo elas granulócitos e agranulócitos.
d. Coagulação sanguínea.
e. Tem origem no período pré natal do (fase mesoblástica, hepática, esplênica e mieloide), sendo que após o nascimento sua origem é exclusiva da medula óssea
a. O processo inflamatório agudo ocorre através da liberação de leucócitos, mais especificamente os neutrófilos. Há uma vasodilatação, fazendo com que os neutrófilos cheguem até o local lesionado. A hipersensibilidade, junto ao "aumento" de temperatura faz com que ocorra a desnaturação das proteínas. A inflamação aguda tem como objetivo principal a eliminação do agente agressor, ocorrendo freqüentemente destruição tecidual. Os fenômenos agudos, como o próprio nome diz, são transitórios, havendo posteriormente a regeneração ou cicatrização da área envolvida, ou cronicidade do processo se o agente agressor não for eliminado. Além da cura com sequela e da cura sem sequela, ainda podemos ter a evolução para uma inflamação crônica, quando o agente etiológico persiste no local, causando irritação constante, e predominância dos processos proliferativos sobre a exsudação.
b. Essas células são responsáveis pela defesa do nosso organismo, contra microrganismos patógenos e qualquer outra substância estranha que venha a se instalar em nosso corpo, como vírus, bactérias, parasitas ou proteínas diferentes das do corpo.
c. Os neutrófilos maduros são células altamente especializadas em fagocitose e destruição intracelular de bactérias -- > Fase aguda do processo inflamatório.

Continue navegando