Buscar

PCC DE POLITICAS PUBLICAS E O. DA EDUCACAO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: POLÍTICA PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDCAÇÃO BÁSICA
OBSERVAR E COLETAR DADOS
GUILERMA DOS REIS MOREIRA
202002792396
GOIÂNIA – GO 10/2020
POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDCAÇÃO BÁSICA
 OBJETIVOS:
Observar e coletar dados.
Escolher três políticas públicas e relacioná-las a alguma área da sua vida ou a vida de seus familiares ou alguma pessoa que você conhece.
 INTRODUÇÃO
 As políticas públicas podem ser entendidas como diretrizes governamentais revestidas do poder e dos valores estabelecidos pelo Estado em sua relação com a sociedade. Já as políticas educacionais correspondem a diretrizes, também governamentais, que têm como objetivos melhor orientar ações na área da educação. 
· Políticas Sociais 
Numa perspectiva instrumental seria um tipo de política pública que tem por objetivo enfrentar a questão social diretamente ou em conjunto com outras políticas públicas. Elas, muito mais que simplesmente ser um instrumento para possibilitar o acesso a um bem ou serviço (cesta básica, escola etc.) são um poderoso mecanismo para forjar a sociedade que queremos criar, definindo as condições de inclusão na comunidade de cidadãos. (Sonia
 Fleury)
· Políticas Educacionais
São emendas do Estado, como qualquer outra política pública.
Implicam em escolhas e decisões, que envolvem indivíduos, grupos e instituições. Não são fruto de iniciativas abstratas, mas constroem-se na correlação entre as forças sociais, que se articulam para defender seus interesses. São produtos das lutas, pressões e conflitos entre grupos e classes sociais que constituem a sociedade.
O futuro de uma criança começa a ser desenhado no ambiente familiar, principalmente ao longo da primeira infância. Por isso, seguindo os rumos apontados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), o Ministério da Educação lançou o programa Conta pra Mim, que tem como objetivo a ampla promoção da Literatura Familiar. Afinal, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita começa em casa, na convivência entre pais e filhos.
Lançado em dezembro de 2019, o programa Conta pra Mim, da secretaria de Alfabetização e disciplinado pela Portaria MEC n. 421 de 2020. O público-alvo são todas as famílias brasileiras de vulnerabilidade socioeconômica
 O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacionais didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é ampliar 216 Escolas Cívico-Militar em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem nas escolas publicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das policias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Público- alvo:
Alunos, gestores, professores, profissionais da educação, militares e a comunidade escolar das escolas públicas de ensino regular, nas etapas Fundamental II e\ ou Ensino Médio.
Um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causa das deficiências da alfabetização no país. Destinado à pré-escola e ao 1º e 2º anos do ensino fundamental das redes publicas estaduais, municipais e distrital. Desenvolvido a partir das diretrizes da Política Nacional de Alfabetização -PNA.
O tempo de aprender pretende reformular o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 
Está previsto a criação de um curso- online e presencial – em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) voltado para a formação dos professores, além de outros cursos para auxiliar gestores educacionais, diretores e coordenadores pedagógicos.
 CONCLUSAO
Os projetos e programas que escolhi para este PCC estão diretamente ligados com minha vida profissional e familiar, Trabalho em uma instituição pública de ensino e tenho dois netos, de 7 e 10 anos que também estudam em escolas públicas. O sonho de minha neta e estudar em uma Escola Cívico-Militar. Meu neto ama leitura, desde bebê teve incentivo tanto em casa quanto no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) e por fim o Tempo de Aprender faz parte da minha vida pois estou sempre buscando qualificação e formação. 
 REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS
Vídeo – https://youtube/gFCs12q32go
Vídeo – https:/yuotube/sDHWtyGgcYE
https:/intensivopedagogico.com.br

Continue navegando