Buscar

APX2 - Av Livro Didático - 2021 1 (Folha de respostas) (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Avaliação do Livro Didático
Coordenação: Prof. Diego Vargas
APX2 – 2021.1
FOLHA DE RESPOSTAS
Use sempre a fonte Times New Roman tamanho 12 para redigir suas respostas.
Se a formatação e o limite de linhas não forem respeitados, haverá desconto na pontuação da questão. Não envie seu arquivo em pdf. Arquivos em pdf não serão avaliados.
Boa prova!!
	Aluno 1:KARINA PEREIRA DE MATTOS 
	Matrícula:17216080131
	Polo:CANTAGALO
	Aluno 2:
	Matrícula:
	Polo:
	Aluno 3:
	Matrícula:
	Polo:
	QUESTÃO 1: 3,0 pontos 
	O livro didático tem se tornado um dos principais veiculadores do conhecimento sistematizado, sendo um objeto reconhecido e privilegiado na cultura escolar. Sua importância pode ser verificada nas políticas governamentais que situam o Brasil como país que possui um dos maiores programas de distribuição de livros e pelo seu papel na definição dos conteúdos culturais que serão privilegiados e transmitidos nas escolas. O livro didático passa por um processo de produção, distribuição e consumo que envolve autores, editoras e todo um segmento de mercado. O Estado atua como regulador ao definir programas de escolha e avaliação dos livros, controlando os tipos de conhecimentos que serão ensinados nas escolas, por sua vez para compreender a relação entre o professor e o livro didático é necessário analisar tanto os elementos relacionados à cultura do professor quanto os relacionados aos processos de regulação, produção e reprodução da escola. Podemos definir o conceito de cultura escolar como uma rede de significados compartilhados pelo conjunto de atores sociais que participam e interagem na construção do cotidiano escolar. O livro didático é um facilitador no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no desenvolvimento do aluno onde esse material representa uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e suas famílias. Além disso o livro didático direciona a abordagem de conteúdos, das ideias de como tratar de diversos assuntos em sala de aula e serve de base para planejamento do professor. Como também serve de apoio em sala de aula, já que a fonte é confiável de pesquisa. 
	QUESTÃO 2: 3,0 pontos 
	O livro didático é um recurso mais utilizados pelos professores da educação básica. O acesso ao livro didático é um direito que os alunos tem garantido por diversos dispositivos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e vários outros decretos, portarias e resoluções do Ministério da Educação (MEC). A importância do livro didático nas práticas pedagógicas também se dá porque ele ajuda no planejamento de aulas pelos professores. Os professores, no geral, utilizam o livro didático principalmente para: a preparação de suas aulas e para o planejamento anual. O texto de apoio fala que o ensino de leitura é atravessado por políticas de cognição, uma vez que uma concepção de aprendizagem sempre emerge dos discursos (e das práticas) de ensino e que visões sobre a aprendizagem constroem visões de ser humano que podem ser potencializadoras ou delimitadoras. Como discutido anteriormente, sabendo do lugar de prestígio que a escola tem em nossa sociedade e de seu papel na formação de aprendizes, torna-se fundamental pensar nas políticas cognitivas nela e por ela impostas. 
Devemos entender que, na sala de aula, o livro didático atua como uma importante metonimização das intenções e expectativas da escola no que se refere ao aprendizado dos alunos e ao desempenho dos professores. Obviamente, analisar o livro didático, em si, como objeto de pesquisa não permite entendê-lo completamente, já que se encontra fora de um contexto específico de uso. Entretanto, é importante entender o que se planeja para esse uso para se entender efetivamente as possibilidades que alunos e professores têm de interagir com eles em um contexto tão normatizado como é a sala de aula brasileira.
	QUESTÃO 3: 2,0 pontos 
	
O livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado pelas escolas. Sua importância se dá por ser um material facilitador da aprendizagem e que age como suporte à prática pedagógica. No entanto, quando se fala de Educação Infantil, surgem uma série de dúvidas quanto à utilização do livro didático nesse segmento. 
O livro didático se mostra um importante recurso na primeira etapa da Educação Básica, já que estimula o gosto pela leitura nas crianças, o que torna o processo de alfabetização previsto para a etapa seguinte mais tranquilo e natural. O livro didático apresenta uma sequência lógica de apresentação dos conteúdos. Sua construção é feita com base em estudos realizados pelo autor e a trajetória apresentada no material conduz o aluno ao domínio progressivo dos conteúdos. Sendo assim, a construção de conhecimento é feita de forma mais natural e simples. A utilização do livro didático em sala de aula deve ser sempre baseada na relação do professor com a aprendizagem de seus alunos. Ou seja, o educador é quem deve decidir o peso do livro didático em sua prática, adaptando-a às necessidades dos estudantes. 
O livro didático tem um impacto direto sobre a vida da criança, já que é o principal recurso utilizado para guiar o processo de ensino-aprendizagem. Contendo uma sequência lógica de apresentação dos conteúdos, o material didático não limita a prática do educador, mas oferece um direcionamento que permite adaptações à realidade de cada escola, valorizando a autonomia do professor. 
	QUESTÃO 4: AUTOAVALIAÇÃO - 2,0 pontos 
	Item
	Nota Aluno 1
	Nota Aluno 2
	Nota Aluno 3
	A
	2
	
	
	B
	4
	
	
	C
	1
	
	
	D
	4
	
	
	E
	0
	
	
	Total
	11
	
	
	Justificativa (Aluno 1):
Tentei me esforçar o máximo na disciplina e mesmo assim faltou tempo. Como eu trabalho quase não tenho tempo mais de me dedicar como eu me dedicava anteriormente com a faculdade. Vida corrida para ganhar o pao de cada dia.
Enfim, acho que essas são as minhas notas mesmo com o pouco empenho na disciplina.. 
	Justificativa (Aluno 2):
	Justificativa (Aluno 3):

Continue navegando