Buscar

Precisão e exatidão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Decilitro é 100mL 
Objetivo final é achar a medição do que tu procura. Somando os erros experimentais pode dar errada a medição, o desvio padrão... Podem ser erros pequenos, mas eles existem.
A maior fonte de erro na análise química é quem faz a analise, o operador.
Erro sistemático - que acontece frequentemente. 
Erro aleatório – que acontece de vez em quando 
Analise- amostra completa
Determinação – se refere a concentração do analito que tu quer identificar na amostra.
Parâmetros estatísticos básicos: exatidão (ao quanto o meu resultado experimental é próximo ao resultado verdadeiro, nesse caso precisa saber o resultado verdadeiro da amostra) e precisão (se refere a repetição do resultado, o quão próximo os resultados experimentais tão próximos uns dos outros, não precisa saber do resultado verdadeiro da amostra, é medida como erro aleatório)
Tem o alvo (é o resultado verdadeiro)
Tem precisão e exatidão – são resultados experimentais próximos entre si e próximos do resultado verdadeiro.
Tem precisão e não tem exatidão – são resultados experimentais próximos entre si, mas distantes do resultado verdadeiro.
Não tem precisão e tem exatidão – são resultados experimentais distantes entre si, mas próximos do resultado verdadeiro.
Não tem precisão e não tem exatidão – são resultados experimentais distantes entre si e distantes do resultado verdadeiro.
Exatidão – é medida como erro médio relativo em %, se tem mais resultados experimentais, faz a média entre todos eles e daí usa na formula do erro médio relativo. Sempre que o valor experimental for a baixo do resultado verdadeiro. Se não tem sinal nenhum o valor experimental deu acima do resultado verdadeiro.
Precisão- calcula como desvio padrão relativo, em %. Na precisão não importa o valor verdadeiro. EM tabela, apresenta a imprecisão, por isso tem que dar um valor muito baixo. Ex.: 0,1% na tabela significa que tem 99,9% de precisão. Os métodos clássicos tem maior confiança a precisão do que os métodos instrumentais. 
Gravimetria e titulometria – clássicos.
Cromatografia e Espectrofotometria – instrumentais.

Continue navegando