Buscar

Cicatriz hipertrófica e queloide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instagram: @fisiovittoria
Cicatriz Hipertrófica e Queloide. 
DEFINIÇÃO E CONCEITO:
 Cicatriz hipertrófica e queloide são patologias ou distúrbios fibroproliferativos da derme, que ocorrem apenas em humanos e ocorrem após cirurgia, queimaduras e inflamação ou qualquer tipo de trauma. A cicatriz hipertrófica é uma lesão fibrosa elevada, tensa, eritematosa que se forma confinadas às margens da lesão original de uma ferida, geralmente em uma área de tensão. Eles geralmente apresentam um padrão de regressão espontânea, mesmo que parcial e com pouca tendência a recorrer após a remoção cirúrgica.
 A cicatriz queloide é uma lesão semelhante a um tumor, de coloração vermelho-púrpura ou rosada, brilhante, dolorosa e às vezes hiper pigmentada. Os contornos são bem demarcados, mas são irregulares, excedendo as margens iniciais da ferida. O epitélio sobre a lesão é fino e pode ter áreas focais de ulceração. Você pode ter coceira e dor. Raramente retorna espontaneamente e a recorrência é muito comum após a remoção cirúrgica.
Desenvolvem-se como resultado de uma proliferação exagerada de fibroblastos da derme após uma lesão tecidual, havendo acúmulo excessivo de colágeno nos tecidos, consequente um acúmulo de matriz extracelular, especialmente pela excessiva formação de colágeno, superior à quantidade que se degrada. A ferida se expande em todas as direções, elevando-se sobre a pele, de forma profunda Cicatrizes hipertróficas são mais frequentes que os queloides.
 
DIAGNÓSTICOS E FISIOTERAPIA:
O tratamento desse tipo de cicatrização é variado. Inicialmente era preconizada cirurgia para sua redução, porém esse método isolado é frequentemente passível de recidiva. Atualmente é indicado o uso da terapia de compressão (malha de tecido elástico aplicada diretamente na lesão por grande período), uso de corticoides, lâminas de silicone (oclusão e hidratação do estrato córneo), cirurgia a laser e crioterapia (destruição das camadas celulares por anóxia devido à ação do frio nos vasos). A microdermabrasão superficial é um recurso indicado por sua simplicidade e baixo risco. A massagem, seja feita por técnicas manuais ou com o auxílio de aparelhos, também tem sua aplicabilidade na terapêutica para melhoria das cicatrizes, assim como o ultra-som e a iontoforese
A fisioterapia tem por objetivos primordiais prevenir a perda de movimento, minimizar e evitar as deformidades anatômicas, diminuir a perda de massa corporal. A autora ainda frisa que o papel do fisioterapeuta envolve, também, a elaboração de um programa de tratamento adequado a cada tipo de paciente, as atividades devem ser planejadas e realizadas diariamente, avaliando as condutas de acordo com a evolução do paciente, visto que as necessidades de reabilitação se modificam com frequência. Após a alta hospitalar, o paciente deve ter atenção ambulatorial por um período de até dois anos pós-queimadura. Neste período, o fisioterapeuta acompanha o paciente a fim de alcançar dentre seus objetivos a melhora das cicatrizes hipertróficas, retráteis e bridas, bem como amenizar as limitações articulares e funcionais decorrentes destas (BARGUIL In BORGES, 2010). Para se alcançar os objetivos propostos pela Fisioterapia, existe um arsenal de recursos que podem ser utilizados na reabilitação de pacientes queimados. Dentro destes, os mais utilizados e mencionados pelos autores para o tratamento das cicatrizes hipertróficas são: Eletroterapia, Ultrassom, Endermologia/vacuoterapia, Carboxiterapia, Laser terapia, Massagem e Compressão. O fisioterapeuta irá contribuir para melhorar a qualidade de vida destas pessoas, devolvendo-lhe dignidade e coragem de enfrentar os desafios da sociedade, sem que se sintam estigmatizadas.

Continue navegando