Buscar

TSB Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Elaborar um texto referente ao tema central da unidade (Texto 2), com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas e contendo pelo menos 3 parágrafos. Cada parágrafo deve ter princípio, meio e fim e um parágrafo deve estar ligado ao seguinte.
As bactérias são seres microscópicos que passam desapercebidos pelos olhos humanos e por isso são tão perigosas quanto comuns em nosso dia a dia. As bactérias podem se classificar como cocos, bacilos, vibriões e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais os dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococo e, em cachos, um estafilococo.
A membrana plasmática pode formar invaginação denominadas mesossomos, onde se concentram as enzimas respiratórias. Em geral, as bactérias possuem um envoltório rígido denominada parede celular, exceto os micos plasma, que recobre a membrana plasmática, sendo constituída de uma rede de peptídeos ou lipídeos ligado a polissacarídeos chamados peptidioglicanos ou lipopolissacarideo (LPS), respectivamente. Essa estrutura é alvo de muitos antibióticos que inibem as enzimas transpeptidase e carboxipeptidase, responsáveis pela síntese dos peptidoglicanos. Além do mais, o LPS é uma endotoxina que gera severas respostas imunológicas nos hospedeiros. 
Há ainda bactérias que apresentam ao redor da parede celular uma estrutura denominada capsula, formada por proteínas e polissacarídeos, que confere adesão e proteção a esse microorganismo. As bactérias não apresentam núcleo, desta forma, o DNA fica espalhado no citoplasma da célula. A região que abriga o material genético é chamada nucleóide. Além desse DNA, há pequenos DNAs circulares denominadas plasmídeos e são nessas regiões que se encontram os genes de resistência aos antibióticos e que são transferidos para outra bactéria através da conjugação. Entretanto as bactérias locomovem-se por flagelos e fimbrias, sendo esse ultimo também envolvido na troca de material genético da bactéria durante a reprodução sexual, por isso também denominada fímbria sexual.
.

Continue navegando