Buscar

PROVA DE BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE BIOQUIMICA
1. O laboratório de bioquímica é o ramo no qual os métodos químicos e bioquímicos são aplicados para pesquisa de uma doença. Todos os cuidados devem ser ... desde a recepção do paciente até a entrega do exame. Sobre os procedimentos de analise da amostra biológica quais dos itens abaixo corresponde apenas a cuidados que devemos ter nos procedimentos pré analíticos? 
A) Tipo de amostra a ser coletada, cuidados com a manipulação da amostra, armazenamento, tempo.
B) Tipo de amostra a ser coletada, cuidados com a manipulação da amostra, armazenamento, tempo, cálculo correto das dosagens.
C) Calibração do equipamento, cálculo correto das analises, cuidados com a manipulação da amostra, armazenamento, tempo.
D) Tipo de amostra a ser coletada, cuidados com a manipulação da amostra, armazenamento, tempo, quantidade de amostra que deve ser coletada.
E) Calibração do equipamento, calculo correto das analises, cuidados com reagentes vencidos. 
2. As regras de Westgard, utilizadas para avaliar o controle de qualidade auxiliam na interpretação e utilização deste na prática. Responda V ou F a respeito dessas regras.
( V ) Essas regras avaliam o coeficiente de variação entre as médias dos controles de qualidade interno.
( V ) São 6 regras sendo três de alerta e três mandatórias
( F ) A regra 10 vezes 1DP padrão, por representar um desvio pequeno da média é uma regra de alerta apenas.
( V ) A determinação do analito na amostra-controle serve para construção do gráfico de Levey-Jennigs que deve ser analisado com as regras de Westgard.
( F ) É mandatório uma vez que 4 regras foram infringidas continuar rapidamente com a rotina e liberação dos laudos dos pacientes.
3. A analise de urina de um estudante, colhida durante o dia, apresenta 1+ de proteína. Um outro exame foi realizado com a primeira urina da manhã, sendo negativo para proteína. A causa mais provável dessas diferenças é:
A) Proteinúria ortostática
B) Infecção urinária
C) Diabetes
D) Glomerulonefrite
E) Troca de amostras no laboratório
4. O cristal urinário decorrente de doença hereditária, hexagonal é de 
A) Oxalato de cálcio
B) Fosfato triplo
C) Cistina
D) Ácido úrico
E) Bilirrubina
5. Os rins desempenham um papel central nos mecanismos homeostáticos dos corpo humano. A função renal reduzida tem forte correlação com o aumento da morbidade e mortalidade. Sobre os indicadores da função renal, assinale a alternativa correta:
A) Tanto a concentração plasmática da creatinina quanto a sua depuração renal (clearance de creatinina) tem sido utilizadas como marcadores da taxa de filtração glomerular.
B) A dosagem de ureia plasmática tem sido utilizada há muitos anos como um indicador da função renal. É aceito que a dosagem de ureia proporciona melhores informações a esse respeito que a dosagem de creatinina.
C) O clearance renal de uma substancia é definido como “o volume de plasma do qual a substancia é completamente reabsorvida pelos rins por unidade de tempo”.
D) A urina normal excretada contém até 20mg (miligramas) de albumina por grama de creatinina. Excreção de albumina abaixo desse valor sugere filtração glomerular aumentada, dano tubular ou uma combinação desses dois fatores.
6. O exame de urina é quase sempre o primeiro passo na avaliação de um paciente com suspeita ou confirmação de deterioração na função renal. Sobre esse exame, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo:
( V )Hemoglobina e mioglobina dão uma coloração que varia entre o rosa, vermelho ou marrom, dependendo da concentração.
( F ) O excesso de espuma, quando se agita a urina, sugere a presença de partículas adiposas em pacientes com síndrome nefrótica.
( V ) O teste com fita reagente para proteinúria não é adequado para a detecção da doença crônica do rim entre pacientes com diabetes.
( V )Inflamação do trato urinário superior pode resultar em presença de polimorfonucleares e em vários tipos de cilindros.
7. O rim é um órgão com atividade de filtração, regulação hormonal e detoxificação dos alunos:
( F ) Ureia e creatinina são padrões igualmente sensíveis e específicos para avaliar doença renal
( V ) Ureia é produto do catabolismo proteíco
( V ) A relação ureia e creatinina >40, é fidedigno para avaliação de distúrbios extra renais 
( F ) A creatinina produto de catabolismo muscular tem taxa de produção inconstante.
( V ) A ureia é filtrada livremente e pode ser reabsorvida. 
8. Atualmente a doença renal é um grande problema de saúde pública que acomete milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O estudo de função e dos diversos processos patológicos renais tem despertado o interesse de muitos pesquisadores, principalmente no campo do desenvolvimento de testes que auxiliam os médicos a estabelecer um diagnostico precoce, classificarem a doença de base, obter prognóstico seguro e monitorar terapêutica medicamentosas. Assinale a proposição que identifique as afirmativas corretas: 
( V ) a função renal pode ser avaliada pelos marcadores cistatina C (de forma precoce) ureia e creatinina (proporcionais a quantificação da lesão renal).
( V ) a ureia é um produto intermediário do metabolismo proteico,, constituindo-se na principal forma de excreção do nitrogênio do organismo.
( F ) a ureia é um excelente parâmetro para avaliação da taxa de filtração glomerular, devido ao fato de ser reabsorvida pelos túbulos renais.
( V ) sumário de urina com eritrócitos demorficos, albuminuria da 500mg indicam lesão renal. 
9. Os dois defeitos metabólicos que caracterizam o DM2 são uma redução na habilidade dos tecidos periféricos de responderem a insulina (resistência a insulina) o qual é um fenômeno complexo e multifatorial e a disfunção das células B, que se manifesta pela secreção inadequada de insulina. Estes pacientes apresentam sérias complicações de saúde. Sobre este assunto, responda:
A) O que representa a hemoglobina glicada, como é formada? A HEMOGLOBINA GLICADA INDICA O CONTROLE METABÓLICO DO PACIENTE NAS 8 A 10 SEMANAS PRECENDENTES AO TESTE. SÃO OBTIDAS PELA ADIÇÃO ESPONTANEA DE GLICOSE AO GRUPO AMINO LIVRE DAS PROTEÍNAS HEMOGLOBÍNICAS POR REAÇÕES NÃO ENZIMÁTICAS.
B) Sobre o teste oral de tolerância a glicose, o que este teste pode determinar ao estar maior que 140mg/Dl
PODE DETERMINAR, DUAS HORAS APÓS A SOBRECARGA, INTOLERANCIA A GLICOSE (PRÉ DIABETES)
10. Em relação aos diferentes grupos de exames laboratoriais, marque verdadeiro ou falso. 
( F ) A dosagem da ureia plasmática tem sido utilizada há muitos anos como um indicador da função renal. É aceito que a dosagem de ureia proporciona melhores informações a esse respeito que a dosagem de creatinina. 
( V ) A microalbuminúria é um excelente marcador precoce da lesão renal, já que representa pequenas quantidades de albumina encontradas na urina em 24horas, valores entre 30 a representa presença de grandes quantidades da albumina na urina. 
( V ) no teste da curva glicêmica, preconiza-se a administração de 75g de glicose por via oral e as dosagens de glicose sérica em jejum e apos 120 minutos da sobrecarga. Tanto entre 140mg/dL e 200 mg/dL, duas horas após a sobrecarga, evidenciam intolerância a glicose (pré diabetes)
( F ) A 1C representa em média o percentual de glicação dos últimos 120 dias, é padrão ouro ir-restrito para diagnostico de diabetes melitus.
(V ) as ultimas diretrizes estabelecem que 2 glicemias em jejum aleatórias, com valor igual ou superior a 126mg/dL é diagnosticado diabético. O valor de 126 mg/dL foi estabelecido pois níveis superiores provocam alterações microvasculares e elevado risco de doenças macrovasculares.

Continue navegando