Buscar

HISTÓRIA COMPLETA DO BRASIL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL
PRE-CABRAL
● 07/06/1494 – Tratado de Tordesilhas foi assinado.
● Os primeiros brasileiros surgiram cerca de 45 mil anos atrás.
● Havia cerca de 5 milhões de índios aqui no Brasil.
período colonial
● 22/04/1500 – Pedro Álvares Cabral chegou às terras brasileiras , mas como não achou ouro foi embora.
● 1530 – Portugal descobriu o Pau-Brasil e colocou os índios para retirá-la.
● Devido ao grande número de outras nações, Portugal teve que colonizar o Brasil por medo de perder a terra e Pau-Brasil.
● 1532 – Martin Afonso de Souza fundou a 1° cidade brasileira, São Vicente.
● 1534 – D. João III ,rei de Portugal, decidiu dividir o país em Capitanias Hereditárias (27).
● Os donos das capitanias hereditárias tinham o objetivo de povoar e proteger o local, além de fazer a terra dar lucro para o Rei.
● O Rei mandou Governadores Gerais para cuidar da colônia, e um deles foi Tomé de Souza, que tinha o objetivo de construir um centro administrativo. Fundou a 1° capital do Brasil: Salvador.
● Nessa mesma época chegaram os padres jesuítas, que tinham o objetivo de catequizar os nativos.
● Cruz e da Espada = a cruz era usada para catequizar e a espada para eliminar nativos hostis.
● Os primeiros colonos portugueses viram que a terra e o clima eram ideais para plantar cana de açúcar, e assim fizeram. Como o açúcar estava dando muito dinheiro na Europa, eles começaram a plantar a cana em quase todo litoral, virando a principal atividade econômica da colônia.
● 1550 – Os indígenas escravizados, como conheciam melhor o território, decidiram fugir dos colonos; então eles decidiram trazer escravos da África.
● Outro motivo é que o tráfico de escravos tava muito dinheiro.
● 1580 - Ocorreu a União Ibérica, onde os tronos de Portugal e Espanha foram comandados por uma só pessoa, o rei da Espanha, Felipe II.
● A Companhia da Índias (dona da Holanda) foi proibida pela Espanha de comercializar o açucar brasileiro e, devido a União Ibérica, eles resolveram invadir o Brasil.
● 1624 – Os holandeses invadiram Salvador mas foram expulsos logo depois.
● 1630 – Voltaram e fundaram a colônia Nova Holanda em Pernambuco.
● Maurício de Nassau – Holandes escolhido para governar a colônia holandesa no Brasil. Desenvolveu Pernambuco e emprestou uma grana boa para os senhores de engenho e, graças a isso, foi obrigado a voltar para a Holanda. 
● Quando os holandeses foram pedir o dinheiro de volta, os senhores de engenho não aceitaram e iniciaram uma revolta; que terminou com os holandeses expulsos do Brasil.
● “Pode se dizer que foi nesse conflito que se iniciou o sentimento de nacionalismo”
● Bandeirantes – Nativos, ou filho de europeus com nativos, que tinham como objetivos capturar indígenas, conquistar novos territórios e procurar metais preciosos. 
● Quilombo de Palmares – Maior simbolo da resistência negra contra a escravidão; comandado por Zumbi. Localizado onde é hoje Alagoas. 
● 1680-1700 – A produção de açúcar estava em crise devido à concorrência dos ingleses, franceses e holandeses no Caribe.
● Guerra dos Mascates (1710) – Guerra que ocorreu entre os senhores de engenho e os mascate, comerciantes portugueses, que estavam enriquecendo. Os senhores queriam continuar governando Olinda e os mascates queriam o poder. A guerra só acabou quando Portugal interveio e ficou ao lado dos mascates, óbvio. 
● As minas de ouro e de pedras preciosas foram descobertas no interior do país, atraindo muitos portugueses. O Brasil começou a se desenvolver, começando a ter vilas e pequenas cidades.
● 1763 – Devido ao crescimento da economia na região sudeste, o Rio de Janeiro passou a ser a nova capital do Brasil.
● Devido ao alto carregamento de ouro, Portugal decidiu criar tributos. O mais famoso foi o Quinto, onde 20% de todo ouro encontrado pertencia a Portugal.
● Graças aos vários tributos, ocorreram diversas revoltas, e uma delas foi a Inconfidência Mineira.
● Inconfidência Mineira (1789) – Os inconfidentes queriam a Independência das Minas Gerais e não queriam pagar impostos, como a derrama e o quinto. Houve um delator e todos os participantes foram exilados, com exceção de Tiradentes pois era o único pobre; foi esquartejado. 
● Conjuração Baiana (1799) – Queriam a independência da Bahia e a abolição da escravatura. Diferente da mineira, todos os líderes foram mortos.
Período real 
● 1807 – Devido às ameaças de Napoleão Bonaparte, a família real teve que se mandar de Portugal.
● 1808 – A família real chega a terras brasileiras junto com toda a corte portuguesa no Rio de Janeiro.
● O príncipe regente, D. João VI, autorizou a construção de fábricas, de bancos e abriu os portos para as nações amigas.
● 1815 – O Brasil se tornou um Reino.
● Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
● A família real adorava viver no luxo, e para isso, cobravam altos impostos.
● Revolução Pernambucana (1817) – Devido aos altos impostos cobrados pela Família, Pernambuco se declarou uma república, mas graças a falta de apoio dos outros estados, o exército portugues conquistou Pernambuco e matou os líderes da rebelião.
● 31/07/1821 – D. João VI invadiu a Província Cisplatina, território da Espanha; atual Uruguai.
● Em Portugal estavam ocorrendo diversas revoltas com o intuito de colocar o Parlamento no poder; então o rei D. João VI teve que voltar para Portugal, mas deixou seu filho Pedro no Brasil.
● 09/01/1822 – Dia do Fico
período imperial
● 07/09/1822 – Devido à ordens diretas, o príncipe Pedro deveria voltar imediatamente para Portugal senão seria preso; então ele gritou às margens do Ipiranga: independência ou morte.
● Nesse momento Pedro virou Dom Pedro I e imperador de um novo país chamado Brasil.
● D. Pedro convocou uma assembleia para desenvolver nossa constituição, mas os membros dessas queriam que o poder ficasse com eles; entretanto D. Pedro queria o poder, então mandou os militares dissolverem a assembleia.
● 1825 – Ocorreu a Guerra da Cisplatina, território que D. João conquistou em 1821. A proferida província declarou sua independência e virou o Uruguai. 
● A guerra custou muito do Brasil, gerando uma inflação no país de um dia para o outro.
● Confederação do Equador (182?)– Devido a tal inflação, Pernambuco, junto com Ceará, Rio Grande do Norte e a Paraíba, queria se separar do Brasil e formar um país.
● 1831 – D. Pedro I foi obrigado a renunciar e se mandou para Portugal e deixou seu filho, Pedrinho, de 5 anos de idade.
● Como o príncipe era muito novo, o Brasil foi governado por 4 regentes. Nesse período ocorreram várias revoluções.
● Cabanagem (1835.1840) – Os paraenses queriam escolher os próprios governadores locais.
● Farroupilha (1835.1845) – O Rio Grande do Sul se tornou uma república pois estavam se ferrando economicamente; 10 anos de batalha até voltarem a fazer parte do Brasil.
● Sabinada (1837) – A Bahia queria se tornar uma república.
● Balaiada (1838.1841) – A revolta ocorreu devido à crise na produção algodoeira.
● Golpe da Maioridade – Pedrinho assumiu o poder aos 14. Subiu ao trono e assim iniciou-se o segundo reinado. 
● D. Pedro II fez muitas melhorias para o país. Como era ele que escolhia o primeiro ministro, ele usou a tática de alternância de poder; escolhia um representante liberal e depois um representante conservador. 
● A indústria do café começou a evoluir, gerando um crescimento de 900% em nossa agricultura. Isso gerou tanto dinheiro que fez São Paulo se industrializar e ganhar uma nova política econômica: os Barões do Café.
● Guerra do Paraguai (1864.1870) – O Paraguai estava invadindo territórios do Brasil e da Argentina; formou-se a Tríplice Aliança e eles devastaram o Paraguai, gerando consequências econômicas tanto no Brasil, quanto no Paraguai.
● Outra questão é a luta para o fim da escravidão; mas não por questões humanitarias e sim por questões econômicas. A Inglaterra começou a abolir a escravidão pois a mão de obra livre começou a ser mais interessante e então começou a capturar navios negreiros.
● Era mais fácil e barato trazer europeus pobres para trabalhar nas plantações de café; nissorolou o BOOM da imigração, mudando totalmente a cara do Brasil.
● A escravidão começou a ser diminuida gradualmente, e várias leis abolicionistas criadas a partir de 1850 até a Lei Áurea. 
● Lei Euzébio de Queiroz (1850) – Proibia o tráfico de escravos no Brasil.
● Lei do Ventre Livre (1871) – Toda criança nascida a partir desta data é declarada livre.
● Lei do Sexagenário (1885) – Toda pessoa com mais de 60 anos é declarada livre.
● Lei Áurea (1888) – Todos os escravos foram declarados livres a partir desta data.
● Devido á abolição da escravatura todos os escravos foram libertos mas não houve um programa do governo para que os escravos fossem incluidos na sociedade; então o negro ficou renegado a atividades marginais, a uma situação de subemprego, sofrendo preconceito e não teve oportunidade a escolaridade.
● Muitos fazendeiros não gostaram da Lei Áurea e decidiram se juntar aos militares, que também queriam o fim da monarquia; então deram um golpe e proclamaram a república.
república
● 15/11/1889 – Theodoro da Fonseca proclamou a república e virou presidente.
● Como ele não tinha apoio do povo, ele fechou o congresso; assim começaram os protestos e, quando um almirante ameaçou bombardear a cidade do Rio de Janeiro, Theodoro renunciou.
● 1891.94 – Floriano Peixoto assumiu o poder. Em seu governo houve diversas revoltas;
● Revolução Federalista (1893) – Os estados do sul se juntaram por mais poder político. (10 mil mortos)
● Guerra de Canudos (1896.1897) – Antônio Conselheiro fundou uma sociedade em Canudos.BA onde todos eram iguais; e é claro que o governo não gostou disso e mandou o exército para acabar com ele. (resumo a parte)
● Outro marco importante foi a Política dos Governadores, onde o presidente não se envolvia nos assuntos do estado, deixando os governadores mandarem, em troca de apoio político.
● Os tais governadores, grandes fazendeiros, começaram a mandar ainda mais em seus respectivos estados; e isso ficou conhecido como Coronelismo, alma da república velha.
● Dentre esses coronéis, os que mais mandavam eram os de São Paulo e Minas Gerais, então surgiu a Política do Café com Leite. Um presidente paulista assume o poder e , quando acaba seu mandato, ele indica um candidato mineiro, que por sua vez assume o poder. Quando o mandato desse cara acaba, ele indica um paulista, e assim por diante.
● Tirando um gaúcho e um paraibano, todos os presidentes entre 1894 e 1930 eram paulistas ou mineiros.
● Quem não gostava dessa política eram os militares; aí rolou o Tenentismo. Um movimento realizado por militares que estavam insatisfeitos com o sistema político brasileiro. Ocorreram várias revoltas e a mais importante delas foi Coluna Prestes; onde o exército enorme marchou pelo país com o intuito de colocar o povo contra o governo.
● Entretanto, foram os próprios paulistas que acabaram com essa política. Washington Luís, paulista, apoiou um candidato paulista e os mineiros, então, apoiaram um candidato gaúcho.
● Ocorreu as eleições e o paulista, Júlio Prestes, as “venceu”. O Brasil não gostou nada disso.
● Getúlio Vargas então pegou um trem para o Rio de Janeiro e, com o apoio do povo e dos tenentes, tomou o poder do país; tal ato ficou conhecido como a Revolução de 30.
● GV virou presidente prometendo que seu governo seria provisório, que o povo ia eleger uma assembleia constituinte e que o Brasil logo voltaria a ser uma democracia; só que o tempo foi passando e não houve uma eleição e ele estava no poder ganhando cada vez mais apoio do povo.
● G.V. se preocupava com as reivindicações do povo e criou os direitos trabalhistas. Isso porque ele era populista e precisava de apoio popular. “Pai dos Pobres”.
● 1932 – Ocorreu uma revolução em São Paulo para convocar a eleição de uma assembleia constituinte e tirar de vez Getúlio do poder.
● A “guerra” durou 3 meses, até que os paulistas se renderam e disseram: vamos fazer nova constituição. 
● 1933 – O povo elegeu uma nova assembleia constituinte para escrever uma nova constituição. Essa foi a primeira eleição onde as mulheres votaram e o voto foi secreto. A eleição foi indireta, Getúlio foi eleito.
● 1935 – Com o comunismo em ascensão, Luís Carlos Prestes liderou uma revolta comunista para tirar Getúlio do poder; entretanto, não deu certo. Getúlio, por outro lado, amou essa ameaça.
● 1937 – Getúlio alegou que tinha descoberto um plano comunista para tomar o poder; então ele cancelou as eleições seguintes. Ele acabou com o congresso e com a divisão do Brasil em estados, tornando o país uma coisa só e governada por ele. Hoje sabemos que não houve ameaça nenhuma.
● Essa fase é chamada de Estado Novo e foi tipo uma ditaduta, com prisões, tortura e censura. O Estado Novo era todo baseado no facismo italiano e no nazismo alemão.
● 1945 – Teve uma pressão enorme para tirar Vargas do poder e, os militares que queriam derrubar Getúlio eram os mesmos que o ajudaram a dar o golpe em 1930. Então os militares deram um golpe e tiraram Getúlio do poder.
● Com a saída de Vargas, Eurico Gaspar Dutra assumiu o poder até 1950, onde teve novas eleições; e nessas, Getúlio Vargas voltou à presidência do país.
● Nesse segundo mandato ele foi mais nacionalista, apostando ainda mais na industrialização e um dos símbolos disso foi a criação da Petrobras. Diversas empresas, principalmente as multinacionais, detestavam Getúlio Vargas e começaram a acusar o governo de corrupção.
● AGOSTO DE 1954 – Carlos Lacerda, principal inimigo de Vargas, foi ferido em um atentado. Todos estavam culpando Getúlio, mas ele não teve nada a ver com o ocorrido; quem organizou tudo foi o segurança pessoal de G.V.
● Após o atentado, a pressão para Getúlio renunciar ficou enorme e então dia 24/08/1954 Getúlio Vargas estava em seu quarto no Palácio do Governo quando atirou contra seu próprio peito e deixou uma carta dizendo que estava saindo da vida para entrar para a história.
● Jucelino Kubitschek (1956.1961) – Plano de metas:50 anos em 5; construção de Brasília, se tornando a nova capital do Brasil em 1960; apostou no desenvolvimento do Brasil e continuou com a industrialização; gerou uma inflação absurda.
● Jânio Quadros (1961) – “Varre, varre vassourinha”. Prometeu varrer a corrupção; não tinha apoio do Congresso, então não conseguiu governar; renunciou com a expectativa de ter apoio do povo e voltar; não aconteceu. 
● João Goulart (1961.1964) – Vice; quase não assumiu pois diziam que era comunista; os militares já estavam de olho nele; fez um discurso sobre reforma agrária 
● A guerra fria foi muito influente em todo mundo. Juntando com o discurso pró reforma agrária, que deixou os fazendeiros boladão, Goulart sofreu um golpe.
● 1964 – os militares derrubaram o presidente e assumiram o poder.
● O primeiro a governar foi CASTELO BRANCO. 
● Castelo Branco (1964. 1967) - Disse que iria colocar o Brasil em ordem e depois ia devolver o país à democracia.
● Entretanto, dentro do exército havia um grupo chamado Linha Dura, que não queria devolver o governo até terem certeza de que haviam eliminado todo comunismo.
● Costa e Silva (1967. 1969)– venceu as eleições a qual ele era o único que estava concorrendo. Foi a pior época.
● AI 5 – dava poder total ao governo para fazer o que quisesse. ANOS DE CHUMBO!
● Medici (1969. 1974) – foi o augue da repressão e tortura. “Brasil, ame ou deixe-o”.
● Ernesto Geisel (1974. 1979) – não era da linha dura, então foi mediano.
● João Figueiredo (1979. 1985) – último presidente. Em seu mandato, a democracia começava a voltar gradualmente ao Brasil.
● Ao final do mandato de Figueiredo, a população foi pra rua pedir eleições diretas. DIRETAS JÁ. 
● Isso nunca ocorreu.
● Em 1985, com o fim da ditadura, ocorreram eleições indiretas, feitas pelo governo.
NOVA REPÚBLICA
● Tancredo Neves foi eleito, por eleições indiretas, mas adoeceu e morreu antes de ser presidente.
● José Sarney, seu vice, assumiu em seu lugar. 
● José Sarney (1985. 1990) – para tentar conter a inflação deixada, ele criou 3 planos:
● Plano Cruzado: adiantamento do salário mínimo e congelamento de preçopor 1 ano.
● Plano Bresser: congelamento dos preços (inicialmente deu certo) 
● Plano verão: aumento dos juros e implantação de uma nova moeda, o Cruzado Novo.
● Em seu governo foi feito a Constituição de 88 (constituição cidadã)
● Nenhuma medida econômica adiantou e Sarney terminou seu mandato com 200% de inflação.
● Em 1992 ocorreram as primeiras eleições diretas e Fernando Collor assumiu a presidência.
● Fernando Collor (1990. 1992) – é o primeiro a introduzir o neoliberalismo no Brasil. Com o plano Collor, confiscou todo dinheiro das poupanças.
● A população não gostou. Caras pintadas: movimento pró impeachment.
● O Impeachment acontece e Itamar Franco assume.
● Itamar Franco (1992. 1994) – convoca um plebiscito para que a população escolha entre presidencialismo ou república. REPÚBLICA CHECK!
● Poe o plano real em ação e consegue estabilizar a economia.
● Fernando Henrique Cardoso (1994. 2002) – criou diversos programas sociais. Privatizou empresas. Fez inúmeros acordos internacionais. Cumpriu 2 mandatos.
● Lula (2002. 2010) – PT, criou o bolsa família, fome zero e outros vários programas sociais.
● Política externa de reconhecimento do Brasil. Estouro do Mensalão!!
● Dilma (2011. 2016) – mandato marcado por eventos mundiais (copa e olimpíadas) e por buscas policiais.
● Início da Lava Jato em 2013 e tbm tem as Pedaladas Fiscais que foram justificativas para o impeachment.
● Michael Temer (2016. 2018) – governo curto mas marcado por escândalos de corrupção.
● o (2019. 2022 se Deus quiser) – só fez cagada!

Continue navegando