Buscar

Cap 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Atos dos Apóstolos – Autoatividade Capítulo 3 Data: 04/04/2017
Professor Pastor Edison Alves Côrrea
Aluna Jane Oliveira Camargo de Almeida
QUESTÕES
1. Um dos líderes judeus, que ficou profundamente interessado pela proclamação do Evangelho:
( ) a. Lucas
( x ) b. Saulo de Tarso
( ) c. Teófilo
2. Quem perseguiu a igreja de Cristo, no governo da Judeia, subordinado ao imperador Cláudio, que também ocupou o cargo de tetrarca da Galileia, desejoso de obter o favor dos judeus, na esperança de assim fazer seguro as suas honrarias?
( x ) a. Herodes Agripa
( ) b. Herodes Antipas
( ) c. O Sinédrio
CURIOSIDADE 
Tetrarca: Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da ituréia e Traconites, e a Lisânias, tetrarca da Abilene (Lc 3.1). Parece que os romanos usavam esse título, nos tempos do N.T., para designar príncipes tributários, que não tinham suficiente importância para serem chamados reis. Certamente, por cortesia do povo se dava a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, o título de rei (Mt 14.9 e Mc 6.14,22). Herodes Antipas e Herodes Filipe eram filhos de Herodes, o Grande. Fiz algumas pesquisas e constatei que Herodes de Agripa não foi tetrarca da Galileia como a apostila afirma. Consultei o Dicionário Bíblico WYCLIFFE pág 924 “Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande, e filho de Aristóbulo, este governador recebeu seu nome em honra a Agripa, o hábil ministro de Augusto. Passou os seus primeiros anos em Roma, onde tinha ligações com a família real. A ambição pelo poder politico foi reprimida pela sua falta de compromissos, e frustrada pelas dificuldades financeiras. Depois de ocupar posições menos importantes no leste, durante algum tempo, ele retornou a Roma, onde cultivava a amizade com Gaio (Calígula). Uma observação descuidada ao seu amigo Gaio, dizendo que esperava que este se tornasse em breve imperador, foi reportada a Tibério, que rapidamente o enviou à prisão. Após a morte de Tibério e a ascensão de Gaio, Agripa recebeu a tetrarquia de Filipe, que morreu em 34 d.C., e obteve a permissão de ostentar o título de rei. Quando Antipas foi deposto, Agripa assumiu também seu território. No ano seguinte (41 d.C), Gaio foi assassinado e sucedido por Claúdio. O novo imperador , grato pela ajuda prestada por Agripa, adicionou a Judeia e a Samaria ao domínio do seu amigo, de modo que agora ele era o rei dos judeus como havia sido Herodes anteriormente. Aparentando ser fervorosamente comprometido com a lei e os costumes judaicos, Agripa ganhou a confiança dos judeus. Ele arriscou a sua posição quando insistiu para que Gaio desistisse de seu plano de colocar uma estátua sua em Jerusalém, e exigir honras divinas. A sua perseguição à igreja primitiva e a sua morte prematura pouco tempo depois, em 44 a.C, em Cesareia, são mencionadas em Atos 12”. Portanto a meu ver Herodes Agripa não foi tetrarca da Galileia, ele foi muito mais que isso e por influência de Gaio e reconhecimento do Imperador Claudio. Tetrarca da Galileia foi Herodes Antipas que é o responsável pelos eventos da execução de João Batista e Jesus de Nazaré.
3. Depois que os discípulos tinham sido expulsos de Jerusalém pela perseguição, a mensagem do evangelho se espalhou rapidamente para que regiões?
( ) a. pelas regiões que se estenderam além das fronteiras da Palestina
( ) b. pelas regiões que se estenderam além do Jordão
( x ) c. pelas regiões que se estenderam até o mundo antigo
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Atos dos Apóstolos – Autoatividade Capítulo 3 Data: 04/04/2017
Professor Pastor Edison Alves Côrrea
Aluna Jane Oliveira Camargo de Almeida
Continuação...
4. Quando os apóstolos souberam da existência de discípulos em Antioquia, enviaram para lá Barnabé, incumbido de sondar a legitimidade das conversões. Tendo chegado e visto que de fato Deus concedera sua graça aos gentios, exortou os discípulos a permanecerem no Senhor e partiu em busca de Saulo. Cite fatos a respeito da relação entre Barnabé e Saulo. 
Barnabé nos dá um grande exemplo de como devemos nos envolver com o nosso próximo. Quando o assunto é influenciar pessoas, Barnabé encabeça a lista. Além disso, depois de Cristo ele é o maior exemplo de homem encorajador e nos mostra o caminho para se deixar um legado espiritual. O início de sua relação com Paulo (Saulo) foi fantástico. Após Saulo ter se convertido, nenhum dos apóstolos o aceitava como verdadeiro cristão, por causa de tudo que ele havia feito contra o povo de Deus. Foi então que Barnabé aliou-se a ele e torna-se uma fonte de consolo e abrigo (Atos 9:26-28). Vale ressaltar também que Barnabé foi um influenciador motivacional. Pegando o exemplo de Paulo, que fora rejeitado pelos judeus e corria perigo em Jerusalém, Barnabé deu uma oportunidade a Paulo para trabalharem juntos na igreja da Antioquia. Outro ponto para se chamar a atenção é que Barnabé entendia que ele era mortal, que não viveria para sempre. Em outras palavras, ele preparou alguém para o seu lugar, deixando-o como um legado seu. No livro de Atos 13, podemos acompanhar que Barnabé sabiamente estabeleceu um plano de transição da sua liderança, para que Paulo assumisse aos poucos seu lugar. Eles foram chamados de profetas e mestres. Apesar de Paulo e Barnabé terem tido uma desavença grande no meio da caminhada por causa de Marcos, posteriormente eles se reconciliaram, mostrando que não estamos isentos de desavenças na nossa jornada ministerial, mas precisamos dar lugar sempre ao espírito de perdão e amor, para que assim haja mais cooperação. 
5. Qual foi a base missionária do Apóstolo Paulo?
( ) a. Filipos
( ) b. Jerusalém, Judeia e Samaria
( x ) c. Antioquia da Siria

Continue navegando