Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Online 1_ G OUT DCONT 1 - Diversidades na Contemporaneidade (3)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa e cultural, afinal somos resultado de vários processos migratórios, somos o país miscigenação. No entanto, muitas pessoas não reconhecem e não respeitam a diversidade de nosso país, cometendo atos de intolerância com qualquer manifestação cultural ou religiosa que não seja a sua.
Com base nas informações apresentadas e os estudos realizados na disciplina de Diversidade, étnico, raciais, sexuais e de gênero, qual a atitude que não caracteriza intolerância. Analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
O pastor, em sua pregação, afirma que não é correto adorar imagens de santos e instiga as pessoas para que as destruam quando as encontrarem.
Fernanda provou uma comida regional, não gostou do seu sabor, mas em momento algum ficou menosprezando o prato, ou comparando-o com a comida de onde morava e que tinha o hábito de comer.
Em uma roda de amigos, depois de uma viagem, Fernando afirmou que a superioridade de nossa cultura, em relação ao país visitado, é gritante.
Camila, em uma viagem ao norte do país, provou uma comida que achou horrível. Disse que nunca mais voltaria àquele lugar de comida ruim e gente feia.
Uma mãe de santo foi agredida enquanto fazia uma oferenda para Iemanjá na beira-mar.

A ideia de diversidade está pautada nos processos históricos em que cada tópico dentro deste eixo é entendido em um determinado contexto e na atitude ética que cada indivíduo tem em relação ao outro. Compreendendo o sentido da alteridade e questionando um sistema de valores que nos deixa inaptos e insensíveis em reconhecer e respeitar diferentes posições políticas, crenças e opiniões.
Em relação ao conceito de alteridade, escolha a alternativa que melhor o define:
Alteridade consiste em ver o mundo a partir de padrões culturais próprios, ou seja, uma pessoa irá avaliar todo o restante do mundo a partir de sua cultura.
Alteridade consiste em apreender o outro nas suas diferenças, gerando um conhecimento em relação a cada grupo e a cada indivíduo dentro da sociedade.
Alteridade consiste em segregar as pessoas entre feio e bonito, normal ou anormal, mediante a proximidade ou a semelhança com os seus próprios padrões culturais.
Alteridade consiste em afirmar e considerar um grupo de pessoas superior a outras, especificando quais grupos são mais aptos e quais não devem ser considerados.
Alteridade consiste na atribuição de um valor, quase sempre negativo, a determinado grupo.

Na sociedade atual, não devemos utilizar o termo cultura, no singular, mas sim, culturas, no plural. Há uma pluralidade de culturas, uma diversidade infinita de valores, crenças, práticas, rituais, saberes e modos de fazer.
Pautado no trecho acima, analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
Respeitar as diferenças, mesmo sabendo que sua cultura é superior às demais.
Exaltar os elementos de uma única cultura.
Ajudar pessoas de culturas inferiores, como indígenas e estrangeiros, a se adaptarem a nossa cultura.
Incentivar a disputa entre diferentes culturas com o objetivo de que se identifique qual delas é a melhor.
Promover a aceitação do outro, o respeito às diferentes formas de ser e viver no mundo.

Com base nos estudos realizados na disciplina de Diversidade étnico, raciais, sexuais e de gênero, a identidade é o elemento de coesão do sujeito e seus pares, por meio dela os indivíduos se identificam, unem-se em grupos. Alguns dos elementos que manifestam essa união são: língua, representações, práticas sociais e culturais.
Ao longo da história, esse conceito foi sendo utilizado de diferentes maneiras, se readequando, transformando de acordo com a sociedade. Com base nos estudos realizados, analise as alternativas abaixo e assinale o conceito que diverge do conceito apresentado.
Na Grécia antiga, a identidade estava relacionada ao viés linguístico e cultural.
Nos últimos anos do século XX, o conceito homogêneo de identidade passou a ser questionado, a internet foi um dos elementos responsáveis por essa problematização.
Na formação dos estados nacionais houve a homogeneização de identidades fragmentadas em uma identidade nacional e única.
Com a globalização, a identidade entrou em crise, principalmente aquela entendida como homogênea, as pessoas não se viam como um ser unificado, com uma identidade fixa.
Atualmente, as identidades não podem ser consideradas líquidas ou fragmentadas, elas são bem demarcadas devido à necessidade de manter-se ou identificar-se com determinado grupo.

O conceito de gênero tem como finalidade afirmar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física ou biológica, ou seja, elas são construídas pela sociedade.
Assim, sobre o conceito de gênero, é incorreto afirmar que:
O conceito de gênero surgiu com o intuito de provar que homem e mulheres são diferentes, para comprovar isso basta olhar para suas genitálias, chamamos isso de determinismo biológico.
Gênero pode ser pensado como uma categoria relacional, é aí que se constroem as identidades de gênero, ou seja, é no contraste com o outro que acontece a (re)significação, é nesse momento que a pessoa se identifica como isso ou aquilo.

A clássica frase “Ninguém nasce mulher: torna-se” de Simone Beauvoir foi muito utilizada pelo movimento feminista de segunda onda.
Qual alternativa abaixo faz apontamentos corretos sobre a frase?
A frase aponta que o conceito de gênero pode ser utilizado como uma ferramenta para a desnaturalização do ser homem e ser mulher, que isso é uma construção social.
A frase aponta que o sexo é definido pelo caráter biológico, ou seja, para sabermos quem é homem e quem é mulher, basta olharmos para a genitália.
A frase aponta que quando se nasce mulher não se pode ser ninguém.
A frase aponta que ninguém nasce como homem e mulher, mas, como intersexual.
A frase aponta que em determinados países ninguém nasce mulher.

Nossa organização social é binária, dividida entre homens e mulheres. Desde o nascimento, somos moldados e ensinados a como ser menino ou como ser menina.
Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:
Apesar da sociedade ser pautada na genitália, ela não estabelece padrões e papéis distintos para homens e mulheres.
A dicotomia entre o ser feminino e/ou masculino é definida apenas pelo determinismo biológico. Nem sempre o homem e a mulher são produtos de uma dada realidade sociocultural.
As brincadeiras de crianças não sofrem influência de nossa sociedade sexista.
O conceito de gênero surgiu como forma de refletir e desconstruir a ideia de que as desigualdades e as convenções sociais estão associadas apenas ao determinismo biológico.
As relações de gênero são universais e constantes, ou seja, não sofrem mudanças e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.

Podemos entender a homofobia como ódio às pessoas que não se encaixam no comportamento heteronormativo. Na prática: o preconceito, a inferiorização e a violência contra os homossexuais.
Com base nesse conceito de homofobia acima apresentado, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) As agressões que são pautadas na tentativa de impor a heterossexualidade como superior ou única forma de sexualidade existente. Porém, apenas a agressão que resulta em morte é considerado um ato homofóbico.
( ) A homofobia é considerada uma forma de intolerância, assim como o racismo, o antissemitismo e outras formas que negam a humanidade e dignidade a estas pessoas.
( ) Em nossa sociedade, temos a resistência social que, pautada na heteronormatividade, exclui, persegue, humilha e agride quem foge à normativa sexual imposta, temos aqui a cultura da homofobia.

Orientação sexual refere-se à direção e às pessoas para as quais emanamos nossos desejos, nossos afetos. Uma pessoa pode se sentir atraída por um homem, por uma mulher ou por ambos.
Com base na informação, assinale qual alternativa é errônea:
Heterossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do sexo oposto.
Bissexuais são pessoas que sentem atração por pessoas de ambos os sexos.
Transexuais são pessoas que têm atração por travestis.
Assexuadas são aquelas pessoas que não têm atração sexual por nenhuma outra pessoa, nem homem, nem mulher, nem ninguém.
Homossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

A comunidade LGBT tem uma história de luta, no Brasil, que data da década de 1970. Algumas conquistas foram alcançadas, mas muitas outras precisam ser atingidas.
Mediante tal informação é correto afirmar que:
Casais homossexuais podem ter filhos por reprodução assistida, no entanto, a criança deverá ser registrada no nome de um dos pais/mães.
Casais homossexuais podem realizar o casamento, no entanto, não possuem autorização para ter filhos, afinal, família é constituída apenas por homem e mulher.
Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça emitiu uma resolução que obrigava que todos os cartórios realizassem casamento civil homoafetivo.
Os casais homossexuais não podem realizar o casamento civil, apenas a união estável.
A homofobia foi criminalizada, por meio de legislação específica, a partir de 2015.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa e cultural, afinal somos resultado de vários processos migratórios, somos o país miscigenação. No entanto, muitas pessoas não reconhecem e não respeitam a diversidade de nosso país, cometendo atos de intolerância com qualquer manifestação cultural ou religiosa que não seja a sua.
Com base nas informações apresentadas e os estudos realizados na disciplina de Diversidade, étnico, raciais, sexuais e de gênero, qual a atitude que não caracteriza intolerância. Analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
O pastor, em sua pregação, afirma que não é correto adorar imagens de santos e instiga as pessoas para que as destruam quando as encontrarem.
Fernanda provou uma comida regional, não gostou do seu sabor, mas em momento algum ficou menosprezando o prato, ou comparando-o com a comida de onde morava e que tinha o hábito de comer.
Em uma roda de amigos, depois de uma viagem, Fernando afirmou que a superioridade de nossa cultura, em relação ao país visitado, é gritante.
Camila, em uma viagem ao norte do país, provou uma comida que achou horrível. Disse que nunca mais voltaria àquele lugar de comida ruim e gente feia.
Uma mãe de santo foi agredida enquanto fazia uma oferenda para Iemanjá na beira-mar.

A ideia de diversidade está pautada nos processos históricos em que cada tópico dentro deste eixo é entendido em um determinado contexto e na atitude ética que cada indivíduo tem em relação ao outro. Compreendendo o sentido da alteridade e questionando um sistema de valores que nos deixa inaptos e insensíveis em reconhecer e respeitar diferentes posições políticas, crenças e opiniões.
Em relação ao conceito de alteridade, escolha a alternativa que melhor o define:
Alteridade consiste em ver o mundo a partir de padrões culturais próprios, ou seja, uma pessoa irá avaliar todo o restante do mundo a partir de sua cultura.
Alteridade consiste em apreender o outro nas suas diferenças, gerando um conhecimento em relação a cada grupo e a cada indivíduo dentro da sociedade.
Alteridade consiste em segregar as pessoas entre feio e bonito, normal ou anormal, mediante a proximidade ou a semelhança com os seus próprios padrões culturais.
Alteridade consiste em afirmar e considerar um grupo de pessoas superior a outras, especificando quais grupos são mais aptos e quais não devem ser considerados.
Alteridade consiste na atribuição de um valor, quase sempre negativo, a determinado grupo.

Na sociedade atual, não devemos utilizar o termo cultura, no singular, mas sim, culturas, no plural. Há uma pluralidade de culturas, uma diversidade infinita de valores, crenças, práticas, rituais, saberes e modos de fazer.
Pautado no trecho acima, analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
Respeitar as diferenças, mesmo sabendo que sua cultura é superior às demais.
Exaltar os elementos de uma única cultura.
Ajudar pessoas de culturas inferiores, como indígenas e estrangeiros, a se adaptarem a nossa cultura.
Incentivar a disputa entre diferentes culturas com o objetivo de que se identifique qual delas é a melhor.
Promover a aceitação do outro, o respeito às diferentes formas de ser e viver no mundo.

Com base nos estudos realizados na disciplina de Diversidade étnico, raciais, sexuais e de gênero, a identidade é o elemento de coesão do sujeito e seus pares, por meio dela os indivíduos se identificam, unem-se em grupos. Alguns dos elementos que manifestam essa união são: língua, representações, práticas sociais e culturais.
Ao longo da história, esse conceito foi sendo utilizado de diferentes maneiras, se readequando, transformando de acordo com a sociedade. Com base nos estudos realizados, analise as alternativas abaixo e assinale o conceito que diverge do conceito apresentado.
Na Grécia antiga, a identidade estava relacionada ao viés linguístico e cultural.
Nos últimos anos do século XX, o conceito homogêneo de identidade passou a ser questionado, a internet foi um dos elementos responsáveis por essa problematização.
Na formação dos estados nacionais houve a homogeneização de identidades fragmentadas em uma identidade nacional e única.
Com a globalização, a identidade entrou em crise, principalmente aquela entendida como homogênea, as pessoas não se viam como um ser unificado, com uma identidade fixa.
Atualmente, as identidades não podem ser consideradas líquidas ou fragmentadas, elas são bem demarcadas devido à necessidade de manter-se ou identificar-se com determinado grupo.

O conceito de gênero tem como finalidade afirmar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física ou biológica, ou seja, elas são construídas pela sociedade.
Assim, sobre o conceito de gênero, é incorreto afirmar que:
O conceito de gênero surgiu com o intuito de provar que homem e mulheres são diferentes, para comprovar isso basta olhar para suas genitálias, chamamos isso de determinismo biológico.
Gênero pode ser pensado como uma categoria relacional, é aí que se constroem as identidades de gênero, ou seja, é no contraste com o outro que acontece a (re)significação, é nesse momento que a pessoa se identifica como isso ou aquilo.

A clássica frase “Ninguém nasce mulher: torna-se” de Simone Beauvoir foi muito utilizada pelo movimento feminista de segunda onda.
Qual alternativa abaixo faz apontamentos corretos sobre a frase?
A frase aponta que o conceito de gênero pode ser utilizado como uma ferramenta para a desnaturalização do ser homem e ser mulher, que isso é uma construção social.
A frase aponta que o sexo é definido pelo caráter biológico, ou seja, para sabermos quem é homem e quem é mulher, basta olharmos para a genitália.
A frase aponta que quando se nasce mulher não se pode ser ninguém.
A frase aponta que ninguém nasce como homem e mulher, mas, como intersexual.
A frase aponta que em determinados países ninguém nasce mulher.

Nossa organização social é binária, dividida entre homens e mulheres. Desde o nascimento, somos moldados e ensinados a como ser menino ou como ser menina.
Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:
Apesar da sociedade ser pautada na genitália, ela não estabelece padrões e papéis distintos para homens e mulheres.
A dicotomia entre o ser feminino e/ou masculino é definida apenas pelo determinismo biológico. Nem sempre o homem e a mulher são produtos de uma dada realidade sociocultural.
As brincadeiras de crianças não sofrem influência de nossa sociedade sexista.
O conceito de gênero surgiu como forma de refletir e desconstruir a ideia de que as desigualdades e as convenções sociais estão associadas apenas ao determinismo biológico.
As relações de gênero são universais e constantes, ou seja, não sofrem mudanças e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.

Podemos entender a homofobia como ódio às pessoas que não se encaixam no comportamento heteronormativo. Na prática: o preconceito, a inferiorização e a violência contra os homossexuais.
Com base nesse conceito de homofobia acima apresentado, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) As agressões que são pautadas na tentativa de impor a heterossexualidade como superior ou única forma de sexualidade existente. Porém, apenas a agressão que resulta em morte é considerado um ato homofóbico.
( ) A homofobia é considerada uma forma de intolerância, assim como o racismo, o antissemitismo e outras formas que negam a humanidade e dignidade a estas pessoas.
( ) Em nossa sociedade, temos a resistência social que, pautada na heteronormatividade, exclui, persegue, humilha e agride quem foge à normativa sexual imposta, temos aqui a cultura da homofobia.

Orientação sexual refere-se à direção e às pessoas para as quais emanamos nossos desejos, nossos afetos. Uma pessoa pode se sentir atraída por um homem, por uma mulher ou por ambos.
Com base na informação, assinale qual alternativa é errônea:
Heterossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do sexo oposto.
Bissexuais são pessoas que sentem atração por pessoas de ambos os sexos.
Transexuais são pessoas que têm atração por travestis.
Assexuadas são aquelas pessoas que não têm atração sexual por nenhuma outra pessoa, nem homem, nem mulher, nem ninguém.
Homossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

A comunidade LGBT tem uma história de luta, no Brasil, que data da década de 1970. Algumas conquistas foram alcançadas, mas muitas outras precisam ser atingidas.
Mediante tal informação é correto afirmar que:
Casais homossexuais podem ter filhos por reprodução assistida, no entanto, a criança deverá ser registrada no nome de um dos pais/mães.
Casais homossexuais podem realizar o casamento, no entanto, não possuem autorização para ter filhos, afinal, família é constituída apenas por homem e mulher.
Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça emitiu uma resolução que obrigava que todos os cartórios realizassem casamento civil homoafetivo.
Os casais homossexuais não podem realizar o casamento civil, apenas a união estável.
A homofobia foi criminalizada, por meio de legislação específica, a partir de 2015.

Prévia do material em texto

05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 1/11
Avaliação Online 1
Entrega 8 nov em 23:59 Pontos 15 Perguntas 10
Disponível 2 nov em 0:00 - 8 nov em 23:59 7 dias
Limite de tempo 120 Minutos Tentativas permitidas 2
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 30 minutos 15 de 15
 As respostas corretas estarão disponíveis em 9 nov em 0:00.
Pontuação desta tentativa: 15 de 15
Enviado 5 nov em 11:40
Esta tentativa levou 30 minutos.
Leia com atenção as orientações abaixo antes de iniciar esta prova:
Serão permitidas duas tentativas para realizar esta avaliação, prevalecendo a maior nota.
Programe-se para realizar suas avaliações com tranquilidade, pois você terá 120 minutos
cronometrados (por tentativa) para conclusão e envio das respostas.
Ao iniciar a avaliação o cronômetro não para, independentemente da plataforma estar aberta ou
não;
Durante a realização da prova:
Será exibido uma questão por vez, podendo “Avançar” ou “Voltar” quando necessário dentro
do período da tentativa;
A tentativa somente será contabilizada após clicar no botão “Enviar”.
Fazer o teste novamente
1,5 / 1,5 ptsPergunta 1
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa e cultural,
afinal somos resultado de vários processos migratórios, somos o país
miscigenação. No entanto, muitas pessoas não reconhecem e não
respeitam a diversidade de nosso país, cometendo atos de intolerância
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922/history?version=1
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922/take?user_id=18090
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 2/11
com qualquer manifestação cultural ou religiosa que não seja a sua.
 Com base nas informações apresentadas e os estudos realizados na
disciplina de Diversidade, étnico, raciais, sexuais e de gênero, qual a
atitude que não caracteriza intolerância. Analise as questões abaixo e
assinale a alternativa correta:
 
Fernanda provou uma comida regional, não gostou do seu
sabor, mas em momento algum ficou menosprezando o prato,
ou comparando-o com a comida de onde morava e que tinha
o hábito de comer.
 
Uma mãe de santo foi agredida enquanto fazia uma oferenda
para Iemanjá na beira-mar.
 
O pastor, em sua pregação, afirma que não é correto adorar
imagens de santos e instiga as pessoas para que as destruam
 quando as encontrarem.
 
Camila, em uma viagem ao norte do país, provou uma comida
que achou horrível. Disse que nunca mais voltaria àquele
lugar de comida ruim e gente feia.
 
Em uma roda de amigos, depois de uma viagem, Fernando
afirmou que a superioridade de nossa cultura, em relação ao
país visitado, é gritante.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 2
A ideia de diversidade está pautada nos processos históricos em que
cada tópico dentro deste eixo é entendido em um determinado
contexto e na atitude ética que cada indivíduo tem em relação ao
outro. Compreendendo o sentido da alteridade e questionando um
sistema de valores que nos deixa inaptos e insensíveis em reconhecer
e respeitar diferentes posições políticas, crenças e opiniões.
 
Em relação ao conceito de alteridade, escolha a alternativa que melhor
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 3/11
o define:
 
Alteridade consiste na atribuição de um valor, quase sempre negativo,
a determinado grupo.
 
Alteridade consiste em ver o mundo a partir de padrões culturais
próprios, ou seja, uma pessoa irá avaliar todo o restante do mundo a
partir de sua cultura.
 
Alteridade consiste em segregar as pessoas entre feio e bonito, normal
ou anormal, mediante a proximidade ou a semelhança com os seus
próprios padrões culturais.
 
Alteridade consiste em afirmar e considerar um grupo de pessoas
superior a outras, especificando quais grupos são mais aptos e quais
não devem ser considerados.
 
Alteridade consiste em apreender o outro nas suas diferenças, gerando
um conhecimento em relação a cada grupo e a cada indivíduo dentro
da sociedade.
Como apresentado na Unidade 1, no tópico 1.1 Etnocentrismo,
estereótipo e preconceito.
Alteridade é mais do que se colocar no lugar do outro, é
apreender o outro em suas diferenças, gerando um
conhecimento e atitude novos em relação a cada grupo e a
cada indivíduo dentro da sociedade. A alteridade é necessária
para a compreensão da sociedade como diversa.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 3
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 4/11
Na sociedade atual, não devemos utilizar o termo cultura, no singular,
mas sim, culturas, no plural. Há uma pluralidade de culturas, uma
diversidade infinita de valores, crenças, práticas, rituais, saberes e
modos de fazer. Pautado no trecho acima, analise as questões abaixo
e assinale a alternativa correta:
 Exaltar os elementos de uma única cultura.
 
Incentivar a disputa entre diferentes culturas com o objetivo de
que se identifique qual delas é a melhor.
 
Respeitar as diferenças, mesmo sabendo que sua cultura é
superior às demais.
 
Ajudar pessoas de culturas inferiores, como indígenas e
estrangeiros, a se adaptarem a nossa cultura.
 
Promover a aceitação do outro, o respeito às diferentes
formas de ser e viver no mundo.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 4
Com base nos estudos realizados na disciplina de Diversidade étnico,
raciais,sexuais e de gênero, a identidade é o elemento de coesão do
sujeito e seus pares, por meio dela os indivíduos se identificam, unem-
se em grupos. Alguns dos elementos que manifestam essa união são:
língua, representações, práticas sociais e culturais.
É importante frisar que o conceito de identidade não deve ser
entendido como algo dado/natural, mas como uma construção
histórica. Ao longo da história, esse conceito foi sendo utilizado de
diferentes maneiras, se readequando, transformando de acordo com a
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 5/11
sociedade. Com base nos estudos realizados, analise as alternativas
abaixo e assinale o conceito que diverge do conceito apresentado.
 
Na Grécia antiga, a identidade estava relacionada ao viés
linguístico e cultural.
 
Nos últimos anos do século XX, o conceito homogêneo de
identidade passou a ser questionado, a internet foi um dos
elementos responsáveis por essa problematização.
 
Na formação dos estados nacionais houve a homogeneização
de identidades fragmentadas em uma identidade nacional e
única.
 
Com a globalização, a identidade entrou em crise,
principalmente aquela entendida como homogênea, as
pessoas não se viam como um ser unificado, com uma
identidade fixa.
 
Atualmente, as identidades não podem ser consideradas
líquidas ou fragmentadas, elas são bem demarcadas devido à
necessidade de manter-se ou identificar-se com determinado
grupo.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 5
O conceito de gênero tem como finalidade afirmar que as diferenças
entre homens e mulheres não são apenas de ordem física ou
biológica, ou seja, elas são construídas pela sociedade. Assim, sobre o
conceito de gênero, é incorreto afirmar que:
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 6/11
 
O conceito de gênero foi se ressignificando, a categoria surgiu
com a finalidade de discutir/problematizar a subordinação da
mulher. Atualmente, gênero pode ser pensado como uma 
ferramenta para a desnaturalização do ser homem e ser
mulher.
 
Gênero é um fato, uma construção sociocultural. Sexo é um
dado biológico, tudo aquilo relacionado ao nosso corpo físico.
 
O conceito de gênero começa a ser utilizado de formamais
ampla no final da década de 1980 por pesquisadoras
interessadas no processo de opressão sofrido pelas
mulheres. 
 
O conceito de gênero surgiu com o intuito de provar que
homem e mulheres são diferentes, para comprovar isso basta
olhar para suas genitálias, chamamos isso de determinismo
biológico.
 
Gênero pode ser pensado como uma categoria relacional, é aí
que se constroem as identidades de gênero, ou seja, é no
contraste com o outro que acontece a (re)significação, é
nesse momento que a pessoa se identifica como isso ou
aquilo.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 6
A clássica frase “Ninguém nasce mulher: torna-se” de Simone
Beauvoir foi muito utilizada pelo movimento feminista de segunda
onda. Qual alternativa abaixo faz apontamentos corretos sobre a
frase?
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 7/11
 
A frase aponta que o conceito de gênero pode ser utilizado
como uma ferramenta para a desnaturalização do ser homem
e ser mulher, que isso é uma construção social.
 
A frase aponta que ninguém nasce como homem e mulher,
mas, como intersexual.
 
A frase aponta que o sexo é definido pelo caráter biológico, ou
seja, para sabermos quem é homem e quem é mulher, basta
olharmos para a genitália.
 
A frase aponta que quando se nasce mulher não se pode ser
ninguém.
 
A frase aponta que em determinados países ninguém nasce
mulher.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 7
Nossa organização social é binária, dividida entre homens e mulheres.
Desde o nascimento, somos moldados e ensinados a como ser
menino ou como ser menina.Os meninos, em geral, envolvem
atividades ao ar livre, as meninas brincam de casinha. Às meninas
cabem os bons modos, o silêncio e o ser feminina. Ao menino ser ágil,
rápido e corajoso. Sobre o processo de socialização e as relações de
gênero, é correto afirmar:
 
Apesar da sociedade ser pautada na genitália, ela
não estabelece padrões e papéis distintos para homens e
mulheres.
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 8/11
 
A dicotomia entre o ser feminino e/ou masculino é definida
apenas pelo determinismo biológico. Nem sempre o homem
e a mulher são produtos de uma dada realidade sociocultural. 
 
As brincadeiras de crianças não sofrem influência de nossa
sociedade sexista.
 
O conceito de gênero surgiu como forma de refletir e
desconstruir a ideia de que as desigualdades e as convenções
sociais estão associadas apenas ao determinismo biológico
 
As relações de gênero são universais e constantes, ou seja,
não sofrem mudanças e não dependem da construção que
cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 8
Podemos entender a homofobia como ódio às pessoas que não se
encaixam no comportamento heteronormativo. Na prática: o
preconceito, a inferiorização e a violência contra os homossexuais.
Com base nesse conceito de homofobia acima apresentado, assinale
V para verdadeiro e F para falso :
 
( ) As agressões que são pautadas na tentativa de impor a
heterossexualidade como superior ou única forma de sexualidade
existente. Porém, apenas a agressão que resulta em morte é
considerado um ato homofóbico.
( ) A homofobia é considerada uma forma de intolerância, assim como
o racismo, o antissemitismo e outras formas que negam a humanidade
e dignidade a estas pessoas.
( ) Em nossa sociedade, temos a resistência social que, pautada na
heteronormatividade, exclui, persegue, humilha e agride quem foge à
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 9/11
normativa sexual imposta, temos aqui a cultura da homofobia.
 
A alternativa que apresenta a afirmativas correta é:
 V, F, V 
 F, V, F 
 V, F, F 
 F, V, V 
 F, F, V 
A primeira frase é falsa, toda e qualquer forma de violência,
quando pautada na orientação sexual, caracteriza a homofobia.
As outras duas questões são verdadeiras, a homofobia é uma
forma de intolerância e nossa sociedade, pautada na
heternonormatividade, tem a cultura da homofobia. Assim, a
questão A é a alternativa correta.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 9
Orientação sexual refere-se à direção e às pessoas para as quais
emanamos nossos desejos, nossos afetos. Uma pessoa pode se sentir
atraída por um homem, por uma mulher ou por ambos. Há também
aquelas pessoas que não sentem atração sexual por nenhuma outra,
ou que sentem atração por pessoas, independente de seu sexo
biológico ou sua identidade de gênero. Com base na informação,
assinale qual alternativa é errônea:
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 10/11
 
Heterossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do sexo
oposto.
 
Bissexuais são pessoas que sentem atração por pessoas de ambos os
sexos.
 
Assexuadas são aquelas pessoas que não têm atração sexual por
nenhuma outra pessoa, nem homem, nem mulher, nem ninguém.
 Transexuais são pessoas que têm atração por travestis. 
 
Homossexuais são pessoas que sentem atração por pessoas do
mesmo sexo.
Todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa D,
pois a transexualidade diz respeito à identidade de gênero e
não à orientação sexual.
1,5 / 1,5 ptsPergunta 10
A comunidade LGBT tem uma história de luta, no Brasil, que data da
década de 1970. Algumas conquistas foram alcançadas, mas muitas
outras precisam ser atingidas. Não podemos esquecer que, nos
últimos anos, algumas decisões do Poder Judiciário concederam
direitos ao público LGBTI, mas que, infelizmente, podem ser
questionados e não aceitas e cumpridas pelos juízes de alguns
estados, por não constarem da Constituição Federal. Mediante tal
informação é correto afirmar que:
05/11/2020 Avaliação Online 1: G.OUT.DCONT.1 - Diversidades na Contemporaneidade
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/9731/quizzes/19922 11/11
 
Casais homossexuais podem ter filhos por reprodução assistida, no
entanto, a criança deverá ser registrada no nome de um dos
pais/mães.
 
Casais homossexuais podem realizar o casamento, no entanto, não
possuem autorização para ter filhos, afinal, família é constituída apenas
por homem e mulher.
 
Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça emitiu uma resolução que
obrigava que todos os cartórios realizassem casamento civil
homoafetivo.
 
Os casais homossexuais não podem realizar o casamento civil, apenas
a união estável.
 
A homofobia foi criminalizada, por meio de legislação específica, a
partir de 2015.
 
A resposta correta é a alternativa A. A alternativa B, C, Dé falsa,
homofobia ainda não foi criminalizada; Casais homossexuais
que tiverem filhos por reprodução assistida tem o direito de ter o
nome na certidão da criança; Casais homossexuais podem,
desde 2013, realizar o casamento civil; E, por fim, a alternativa
E além de errônea é discriminatória.
Pontuação do teste: 15 de 15

Mais conteúdos dessa disciplina