Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

São muitas as práticas pedagógicas que as instituições educacionais empregam para o ensino da Língua Portuguesa para surdos na modalidade escrita. Sobre essas práticas, a dissertação da autora Silva (1999) defende que, se utilizar apenas materiais no concreto, ou mesmo com a terapia de fala, tende-se a reforçar a "deficiência" do sujeito surdo. Diante do exposto, descreva as características de docentes que acreditam no uso de material no concreto para aprendizagem do surdo.
FONTE: SILVA, M. da P. M. A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://espacocolaborativo.files.wordpress.com/2014/12/construcao-de-sentido-na-escrita-surda.pdf. Acesso em: 4 nov. 2018.
FONTE DA IMAGEM: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcROqiwAW6CvIiFKEGN5vcFE2sa8DkzjPhwSEa_qrTlk4cy0XK4g. Acesso em: 4 nov. 2018
Ao oferecer objeto físico para o aluno, ele irá compreender o significado da palavra escrita. O material concreto propõe uma experiência sensível com o aluno, que facilita a aquisição dos conceitos das coisas. Tudo que envolve significação tem valor semiótico e não se restringe apenas a uma forma de comunicação. Assim o uso de objetos em geral, proporciona uma elaboração cognitiva para desenvolver a linguagem. Os sujeitos surdos são detentores de uma linguagem visuogestual, ao manipular materiais concreto, seu aprendizado ocorrerá de forma significativa.
2Comunicar-se com os outros não é um processo tão simples de se fazer. É preciso existir uma relação de troca comunicativa, seja por meio de um canal visual ou verbal. Agora, imaginemos quando essa comunicação não utiliza a modalidade verbal  nem visual e precisa ser feita principalmente por meio das mãos (tátil). Sobre o exposto, observe a figura anexa e disserte sobre a comunicação para a comunidade surdocega.
FONTE DA IMAGEM: http://culturascorporaisnasociedade.blogspot.com/2012/07/a-comunicacao-de-surdocegos-atraves-do.html. Acesso em: 8 jan. 2019.
Por ser uma deficiência única que acarreta duas condições, a de ser cego e surdo, essa comunidade possui algumas particularidades: surdocegos que enxergam pouco e não ouvem quase nada ou aqueles que ouvem um pouco e não enxergam nada. Assim, como podemos comunicar esse público? Eles precisam desenvolver diferentes formas de comunicação tátil para entender e interagir em sociedade, muito embora possa haver algumas dificuldades iniciais; na Comunicação, é importante deixar claro que a potencialidade de uma pessoa surdocega em comunicar-se e desenvolver-se em sociedade é muito ampla. Para isso, é necessário o engajamento da família dele próprio e do profissional que o atende com estímulos corretos em sua comunicação.

Mais conteúdos dessa disciplina