Buscar

Análise behaviorista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lie to me é uma série de drama e investigação policial estralada por Tim Roth e Kelli Williams, idealizada por Samuel Baum e com exibição original pela emissora norte-americana FOX. Conta com 3 temporadas entre os anos de 2009 e 2011. O seriado traz em cada um de seus episódios as consultorias do Dr. Cal Lightman (personagem fictício baseado no Dr. Paul Ekman, psicólogo especialista em linguagem corporal) em parceria com sua sócia, a psicóloga Dra. Gillian Foster, e outros membros de sua equipe. Os protagonistas são especialistas em analisar a micro expressões, linguagem corporal e verbal e utilizam essa técnica na detecção de mentiras e inverdades em casos diversos, indo de suspeitas de homicídios até problemas conjugais. 
 O primeiro episódio do seriado (Piloto) traz até o Grupo Lightman a consultoria relacionada a um caso de assassinato de uma professora, tendo como suspeito um jovem membro de uma devota família de Testemunhas de Jeová. Além da trama central, também é apresentado o caso paralelo, a busca de um chefe de governo por saber a verdade acerca de um dos seus colegas de profissão, na tentativa de evitar um escândalo político. Os dois casos são assistidos pela equipe treinada em identificar mentiras, que demonstram suas habilidades em observar os pequenos movimentos e reações fisiológicas daqueles que estão envolvidos na investigação. 
 Diversas cenas durante o episódio evidenciam essas habilidades das personagens. Durante o interrogatório com um suspeito de colocar bombas em igrejas (Cena 1), Dr. Lightman consegue identificar a micro expressões de satisfação e de repulsa por parte do suspeito. Estas apresentadas através de pequenos sinais que conseguiam indicar os sentimentos que este estava experienciando frente as suposições do especialista. 
 Já no interrogatório com o jovem suspeito de homicídio (Cena 2), Dr. Lightman e Dra. Foster conseguem observar a movimentação do ombro do garoto (reflexo que ocorre quando está sendo contada uma mentira), assim como os movimentos oculares. Estes últimos podendo estar associados a mentira (olhar fixo no interlocutor) ou a recordação de fatos passados (direcionamento do olhar para a esquerda). Ainda nesta entrevista, os especialistas notam a dilatação da pupila, associada a excitação com algo. 
 Em uma das conversas elucidativas para um dos casos investigados, Dr. Lightman ainda reconhece reações fisiológicas, como o resfriamento das extremidades do corpo (no episódio evidenciada por mãos frias – Cena 3) e a respiração pesada (Cena 4). Estas reações podem ser indicadoras de emoções relacionadas a fuga, estresse e tensão dos indivíduos, assim como analisado pela personagem.

Outros materiais